v. 23 n. 1 (2023)

Artigos

  • PROGRAMA AVOGADRO NA EDUCAÇÃO: APERFEIÇOANDO A COMPREENSÃO DE GEOMETRIA E POLARIDADE MOLECULAR DOS ESTUDANTES

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023.9108
    Heracles Pereira Wanzeler, José Pio Dulce de Souza, Haroldo de Vasconcelos Bentes, Solange Maria Vinagre Corrêa
    19-32
  • TDAH E A CRESCENTE MEDICALIZAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO FILME “MOMMY”

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023.8772
    Paula Vitória Puertas Castiglioni, Raquel Miranda Gonçalves, Denise Kloeckner Sbardelotto
    33-53
  • EDUCAÇÃO MUSICAL UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-004
    Fabrício de Oliveira Lopes, Isaque Rodrigues Ferraz, Ismael Rodrigues Ferraz, Leandro Freitas Barbosa
    54-72
  • AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOCENTE: EXPLORANDO A CONTEXTUALIZAÇÃO EM QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-005
    Robson Kleemann, Celiane Costa Machado
    73-86
  • OS ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO DE SURDOS E A PERSPECTIVA TEÓRICA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2012 A 2022

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-006
    Aldeci Fernandes da Cunha, Wellington Vieira Mendes
    87-109
  • A PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E INSERÇÃO PROFISSIONAL: A PERCEPÇÃO DA FAMÍLIA

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-007
    Ana Paula Ribeiro Alves, Nilson Rogério da Silva
    110-137
  • UNIVERSIDADE E ESCOLA EM PRISÕES: DIÁLOGOS E REFLEXÕES DA FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE DOCENTES

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-008
    Emerson Sandro Silva Saraiva, Maria Almerinda de Souza Mattos, Elaine Pereira Andreatta
    138-156
  • MODELAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA COM O TEMA ESPORTES

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-009
    Laynara dos Reis Santos Zontini, Joyce Jaquelinne Caetano, Renata Marques dos Anjos
    157-169
  • A IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO DOCUMENTAL EM ESCOLA DA REDE PRIVADA DE ENSINO EM GOIÂNIA

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-010
    Josué Pereira da Silva Santos, Andrea Pereira dos Santos
    170-188
  • DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM CRIANÇAS ENTRE 04 E 06 ANOS DE IDADE

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-011
    Stefane Cristine Silva Nery
    189-201
  • KARL POPPER: REFLEXÕES SOBRE A LÓGICA DA PESQUISA CIENTÍFICA E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-012
    Diego Marlon Santos
    202-222
  • EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA INOV-ATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-013
    Viviani Darolt, Carmen Silvia Grubert Campbell
    223-242
  • A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-014
    Geovana de Andrade e Silva, Jeovana Nunes Ribeiro
    243-253
  • VIVÊNCIAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE CULTURAL

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-015
    Cléria Rodrigues Oliveira, Rosângela Marques Cardoso, Cleide Tavares Araújo, Olira Saraiva Rodrigues, Cláudia dos Santos Araújo
    254-266
  • LICENCIATURA EM PSICOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-016
    Luani Akemi Furyama, Maria Adelaide Pessini
    267-280
  • METODOLOGIAS ATIVAS E FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO SISTEMÁTICA

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-017
    Amanda de Oliveira Bernardino, Carlos Antonio de Lima Filho, Rayanna de Oliveira Santana, Gustavo Barbosa Carnaúba, Andessa Barros Tenório Nunes de Carvalho, Sebastião Alves Santana Neto , Ester Maciel Ferreira de Melo, Maria Wanderleya de Lavor Coriolano-Marinus, Luciane Soares de Lima Wanderley
    281-302
  • PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DE CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-018
    Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Diego de Vargas Matos, Michel da Costa, Jefferson Florencio Rozendo, Nedilson José Gomes de Melo
    303-311
  • AS POLÍTICAS PÚBLICAS COMO BALUARTE PARA UMA EDUCAÇÃO DE APRISIONAMENTO DA SOCIEDADE: UMA ANÁLISE DA LEI 13.415/2017

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-019
    Helante Amorim Nogueira, Gesica Mayara Souza Sobral
    312-323
  • MÉTODOS FÔNICOS DE ALFABETIZAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-020
    Pamela Marcele Bello Kosloski, Maria Ester Rodrigues
    324-346
  • ACESSIBILIDADE DIGITAL PARA SURDOS: TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE EDITAIS E INFORMATIVOS NO SITE DO IFAC

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-021
    Maria Dione Soares de Souza Oliveira, Bruno Jose Betti Galasso
    347-362
  • O PROGRAMA ESCOLA NOVA 21: UMA MANEIRA EXEMPLAR DE FAZER INOVAÇÃO ESCOLAR A PARTIR DA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA, DE BAIXO PARA CIMA

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-022
    Julia Pinheiro Andrade
    363-378
  • GRUPO DE ESTUDOS E AS CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-023
    Marciele Dias Santos Cabeleira, Márcia Rozane Eberhardt, Carla Lisiane Paz da Ros
    379-391
  • INTERVENÇÕES PARA O ALUNO COM TEA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-024
    Maria Eduarda Tognette, Isabela Chicarelli Amaro Santos, Nilson Rogério da Silva
    392-405
  • DESEMPENHO ACADÊMICO POR MEIO DE MODELAGEM QUANTITATIVA EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-025
    Gustavo da Silva Faquim, Lívia Aparecida Oliveira de Moraes Sousa , Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso, Marcos de Moraes Sousa
    406-424
  • ROBÓTICA: FERRAMENTA MOTIVACIONAL DE INCLUSÃO DO PÚBLICO FEMININO

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-026
    Camila de Souza Eleamen, Cledenilson Souza Martins, Danielle Mendonça Pinto
    425-443
  • ESCOLA É LUGAR DE BRINCAR? ALGUMAS DISCUSSÕES SOBRE A BRINCADEIRA COMO (RE)CURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-027
    Nair Correia Salgado de Azevedo, Beatriz Fernanda da Silva Badaró, Maike Cavalcante Soares
    444-466
  • MARKETING DIGITAL: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ESTRATÉGIAS DE DIFERENTES ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA DA CIDADE DE JUARA – MT

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-028
    Suziane Regina Silva da Rocha, Alessandra Maria Filippin dos Passos Santos
    467-481
  • A INTERVENÇÃO ABA NA VIDA ADULTA OU A IMPORTÂNCIA DA TERAPIA ABA NA INTERVENÇÃO PRECOCE

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-029
    Silvane Pereira de Oliveira, Gláucia Pereira da Silva Souza Teixeira, Marcos Vieira Araujo, Mara Cristina Maia Silva, Aldevânia Barreto de Matos, Angela Márcia Costa Pereira, Neli Alves Pereira, Liliane Silva de Almeida
    482-494
  • DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA O ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-030
    Geraldo Ranthum, Guataçara dos Santos Junior
    495-516
  • O CORPO ESTORVO: ANÁLISE SOBRE AFETIVIDADE E EXPRESSÕES CORPORAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-003
    Ravelli Henrique de Souza, Marta Regina Furlan, Eduardo Augusto Farias, Vivian Leite Pereira Montanher
    517-528