v. 23 n. 1 (2023)

Artigos

  • PROGRAMA AVOGADRO NA EDUCAÇÃO: APERFEIÇOANDO A COMPREENSÃO DE GEOMETRIA E POLARIDADE MOLECULAR DOS ESTUDANTES

    Heracles Pereira Wanzeler, José Pio Dulce de Souza, Haroldo de Vasconcelos Bentes, Solange Maria Vinagre Corrêa
    19-32
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023.9108
  • TDAH E A CRESCENTE MEDICALIZAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO FILME “MOMMY”

    Paula Vitória Puertas Castiglioni, Raquel Miranda Gonçalves, Denise Kloeckner Sbardelotto
    33-53
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023.8772
  • EDUCAÇÃO MUSICAL UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

    Fabrício de Oliveira Lopes, Isaque Rodrigues Ferraz, Ismael Rodrigues Ferraz, Leandro Freitas Barbosa
    54-72
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-004
  • AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOCENTE: EXPLORANDO A CONTEXTUALIZAÇÃO EM QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

    Robson Kleemann, Celiane Costa Machado
    73-86
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-005
  • OS ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO DE SURDOS E A PERSPECTIVA TEÓRICA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2012 A 2022

    Aldeci Fernandes da Cunha, Wellington Vieira Mendes
    87-109
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-006
  • A PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E INSERÇÃO PROFISSIONAL: A PERCEPÇÃO DA FAMÍLIA

    Ana Paula Ribeiro Alves, Nilson Rogério da Silva
    110-137
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-007
  • UNIVERSIDADE E ESCOLA EM PRISÕES: DIÁLOGOS E REFLEXÕES DA FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE DOCENTES

    Emerson Sandro Silva Saraiva, Maria Almerinda de Souza Mattos, Elaine Pereira Andreatta
    138-156
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-008
  • MODELAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA COM O TEMA ESPORTES

    Laynara dos Reis Santos Zontini, Joyce Jaquelinne Caetano, Renata Marques dos Anjos
    157-169
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-009
  • A IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO DOCUMENTAL EM ESCOLA DA REDE PRIVADA DE ENSINO EM GOIÂNIA

    Josué Pereira da Silva Santos, Andrea Pereira dos Santos
    170-188
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-010
  • DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM CRIANÇAS ENTRE 04 E 06 ANOS DE IDADE

    Stefane Cristine Silva Nery
    189-201
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-011
  • KARL POPPER: REFLEXÕES SOBRE A LÓGICA DA PESQUISA CIENTÍFICA E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

    Diego Marlon Santos
    202-222
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-012
  • EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA INOV-ATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL

    Viviani Darolt, Carmen Silvia Grubert Campbell
    223-242
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-013
  • A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL

    Geovana de Andrade e Silva, Jeovana Nunes Ribeiro
    243-253
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-014
  • VIVÊNCIAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE CULTURAL

    Cléria Rodrigues Oliveira, Rosângela Marques Cardoso, Cleide Tavares Araújo, Olira Saraiva Rodrigues, Cláudia dos Santos Araújo
    254-266
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-015
  • LICENCIATURA EM PSICOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

    Luani Akemi Furyama, Maria Adelaide Pessini
    267-280
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-016
  • METODOLOGIAS ATIVAS E FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO SISTEMÁTICA

    Amanda de Oliveira Bernardino, Carlos Antonio de Lima Filho, Rayanna de Oliveira Santana, Gustavo Barbosa Carnaúba, Andessa Barros Tenório Nunes de Carvalho, Sebastião Alves Santana Neto , Ester Maciel Ferreira de Melo, Maria Wanderleya de Lavor Coriolano-Marinus, Luciane Soares de Lima Wanderley
    281-302
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-017
  • PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DE CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS

    Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Diego de Vargas Matos, Michel da Costa, Jefferson Florencio Rozendo, Nedilson José Gomes de Melo
    303-311
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-018
  • AS POLÍTICAS PÚBLICAS COMO BALUARTE PARA UMA EDUCAÇÃO DE APRISIONAMENTO DA SOCIEDADE: UMA ANÁLISE DA LEI 13.415/2017

    Helante Amorim Nogueira, Gesica Mayara Souza Sobral
    312-323
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-019
  • MÉTODOS FÔNICOS DE ALFABETIZAÇÃO

    Pamela Marcele Bello Kosloski, Maria Ester Rodrigues
    324-346
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-020
  • ACESSIBILIDADE DIGITAL PARA SURDOS: TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE EDITAIS E INFORMATIVOS NO SITE DO IFAC

    Maria Dione Soares de Souza Oliveira, Bruno Jose Betti Galasso
    347-362
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-021
  • O PROGRAMA ESCOLA NOVA 21: UMA MANEIRA EXEMPLAR DE FAZER INOVAÇÃO ESCOLAR A PARTIR DA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA, DE BAIXO PARA CIMA

    Julia Pinheiro Andrade
    363-378
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-022
  • GRUPO DE ESTUDOS E AS CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE

    Marciele Dias Santos Cabeleira, Márcia Rozane Eberhardt, Carla Lisiane Paz da Ros
    379-391
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-023
  • INTERVENÇÕES PARA O ALUNO COM TEA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

    Maria Eduarda Tognette, Isabela Chicarelli Amaro Santos, Nilson Rogério da Silva
    392-405
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-024
  • DESEMPENHO ACADÊMICO POR MEIO DE MODELAGEM QUANTITATIVA EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

    Gustavo da Silva Faquim, Lívia Aparecida Oliveira de Moraes Sousa , Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso, Marcos de Moraes Sousa
    406-424
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-025
  • ROBÓTICA: FERRAMENTA MOTIVACIONAL DE INCLUSÃO DO PÚBLICO FEMININO

    Camila de Souza Eleamen, Cledenilson Souza Martins, Danielle Mendonça Pinto
    425-443
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-026
  • ESCOLA É LUGAR DE BRINCAR? ALGUMAS DISCUSSÕES SOBRE A BRINCADEIRA COMO (RE)CURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Nair Correia Salgado de Azevedo, Beatriz Fernanda da Silva Badaró, Maike Cavalcante Soares
    444-466
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-027
  • MARKETING DIGITAL: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ESTRATÉGIAS DE DIFERENTES ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA DA CIDADE DE JUARA – MT

    Suziane Regina Silva da Rocha, Alessandra Maria Filippin dos Passos Santos
    467-481
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-028
  • A INTERVENÇÃO ABA NA VIDA ADULTA OU A IMPORTÂNCIA DA TERAPIA ABA NA INTERVENÇÃO PRECOCE

    Silvane Pereira de Oliveira, Gláucia Pereira da Silva Souza Teixeira, Marcos Vieira Araujo, Mara Cristina Maia Silva, Aldevânia Barreto de Matos, Angela Márcia Costa Pereira, Neli Alves Pereira, Liliane Silva de Almeida
    482-494
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-029
  • DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA O ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

    Geraldo Ranthum, Guataçara dos Santos Junior
    495-516
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-030
  • O CORPO ESTORVO: ANÁLISE SOBRE AFETIVIDADE E EXPRESSÕES CORPORAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

    Ravelli Henrique de Souza, Marta Regina Furlan, Eduardo Augusto Farias, Vivian Leite Pereira Montanher
    517-528
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-003