MARKETING DIGITAL: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ESTRATÉGIAS DE DIFERENTES ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA DA CIDADE DE JUARA – MT

Autores

  • Suziane Regina Silva da Rocha
  • Alessandra Maria Filippin dos Passos Santos

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-028

Palavras-chave:

Marketing, Arquitetura e Engenharia, Planejamento de Marketing, Marketing para Construção Civil

Resumo

a era digital é uma realidade presente no cotidiano dos brasileiros e que o uso das mídias sociais, pode ser um diferencial competitivo para uma empresa, principalmente no setor da construção civil, que vem crescendo consideravelmente ao longo dos anos. Nesse contexto, o estudo é voltado para as estratégias de Marketing Digital utilizadas por distintos escritórios de arquitetura e engenharia da cidade de Juara, Mato Grosso. Para tanto, foi investigado se os profissionais em estudo fazem uso das ferramentas de Marketing Digital e quais utilizam; levantado como é feito o planejamento de marketing e o uso das redes sociais; pesquisado como é realizado o traçado do plano de marketing, assim como sua avaliação, os resultados obtidos e as pretensões de melhoria desse plano. A pesquisa teve abordagem qualitativa, utilizando de fontes bibliográficas para embasamento teórico e entrevistas realizadas por meio de questionário aplicados de forma digital utilizando a ferramenta Google Formulários. A análise dos dados constatou que os profissionais conhecem as ferramentas de Marketing Digital e sabem sobre sua importância e efeitos, porém fazem uso dessas ferramentas de forma superficial e com um planejamento orgânico, o que pode limitar os resultados obtidos a números menos expressivos.

Referências

BERNI, Duilio de Avila; FERNANDEZ, Brena Paula Magno (org.). Métodos e técnicas de pesquisa: modelando as ciências empresariais. São Paulo: Saraiva, 2012.

CANTO, Luana Costa do. Marketing na Era Digital: Um Estudo Sobre o Uso da Rede Social Facebook por Pequenos Empreendedores. In: International Journal of Business & Marketing (IJBMKT), Porto Alegre, v. 2, n. 2, 2017, p. 98–111. ISSN 2447–7451

COELHO, T., PONA, J., & FERRARI JUNIOR, C. ESTUDO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING DA EMPRESA TUBA-RÃO NÁUTICA. Revista de ciências empresariais da UNIPAR, 12(1), 7-30, 2011.

COSTA, Lucas Mendes da; DIAS, Michele Mendes da Silva; SANTOS, Ewerton Andrade dos; ISHII, Alice Kazumi Shigetomo; AS, Jose Alberto Silva de. A Evolução do Marketing Digital: Uma Estratégia de Mercado. In: Enegep – Associação Brasileira de Engenharia de Produção, XXXV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, Fortaleza: CE, 13 a 16/10/2015, p. 01-14.

FERREIRA, João Batista; FERREIRA, Maicon Figueiredo. A Utilização do Marketing Digital em uma Empresa Prestadora de Serviços. In: Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 16, n. 2, ago./dez. 2018. ISSN: 1517-0276 / EISSN: 2236-5362.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2019.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa anual da indústria da construção – PAIC 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2021. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/54/paic_2019_v29_informativo.pdf. Acesso em: 16 nov. 2022.

JESUS, Giclecio Sousa de. A Imagem como o Meio ou o Fim: O papel da linguagem visual na produção da arquitetura contemporânea., Laranjeira: Universidade Federal de Sergipe, 2018.

KOTLER, P., & Armstrong, G. (2007). Princípios de marketing. Pearson Prentice Hall.

KOTLER, Philip, KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12a Edição. São Paulo: Prentice Hall. 2010.

KOTLER, Philip. Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber. 10ª reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2003.

KOTLER, Philip. Os 10 pecados mortais do Marketing: sintomas e soluções. Rio de Janeiro: Sextante, 2019.

LEVITT, T., & LEVITT, I. M. Marketing Imagination: New. Simon and Schuster, 1986.

MARTINS, Bárbara Isis; ALBUQUERQUE, Lívia Cristina Enders de; NEVES, Manoela. Instagram Insights: Ferramenta de Análise de Resultados como Nova Estratégia de Marketing Digital. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Juazeiro: BA, 05 a 07/07/2018, p. 01-15.

MORAIS, Roberta Taynara Almeida de. Arquitetura na era digital: o papel das mídias sociais na atuação dos arquitetos em Recife-PE. Trabalho de conclusão de curso (Monografia – Arquitetura e Urbanismo). Faculdade Damas da Instrução Cristã, Recife, 2019. 75 f.

PAREDES, Arthur. O que é Marketing Digital: definição, estratégias e sua evolução até hoje. 2019. Disponível em: https://www.iebschool.com/pt-br/blog/marketing/marketing-digital/o-que-e-marketing-digital-definicao-estrategias-e-sua-evolucao-ate-hoje/#ferramentas-estrategias-taticas. Acesso em: 21 nov. 2021.

PEREIRA, Lisanil da Conceição Patrocínio. O Processo de Ocupação do Município de Juara-MT/Brasil. Revista Geográfica de América Central. Número Especial EGAL, 2011-Costa Rica II Semestre 2011 pp. 1-13.

Downloads

Publicado

22-06-2023

Como Citar

DA ROCHA, Suziane Regina Silva; SANTOS, Alessandra Maria Filippin dos Passos. MARKETING DIGITAL: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ESTRATÉGIAS DE DIFERENTES ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA DA CIDADE DE JUARA – MT. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 467–481, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i1.2023-028. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/10318. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos