Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

As submissões que não estiverem em conformidade com a referida Norma serão devolvidas aos autores para devidas adequações.

TAXA DE PUBLICAÇÃO:
R$400,00
Depósito em nome de:
UNIPAR - Sociedade Empresarial Ltda.
CNPJ: 75.517.151.0001-10
Banco Itaú 341
Agência: 0997
Conta corrente: 00602-8
Chave PIX: 75.517.151.0001-10

Obs.: O pagamento só deverá ser realizado após a aprovação do conselho editorial informando que o trabalho está apto para ser publicado.
- Posteriormente o comprovante de depósito deverá ser digitalizado e anexado no sistema como documento suplementar.
- Encaminhar via e-mail para: educere@unipar.br, com o ID do seu artigo e título do artigo como o assunto do e-mail e anexar o comprovante de pagamento e artigo em Word com as correções solicitadas pelo corpo editorial.

No ato da submissão o(s) autor(es) deverá(ão) preencher uma Declaração de Cessão de Direitos Autorais (download) disponibilizada no sistema eletrônico da revista.

Declaração de autoria: Item obrigatório para a publicação do artigo
https://revistas.unipar.br/unipar-download/edurece_aceite.docx

Template:
Download template.docx

Normas de submissão de artigos para a EDUCERE - Revista da Educação.

OBJETIVOS
A revista EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR publica trabalhos inéditos das diversas áreas da Educação, tais como ensino-aprendizagem, currículo, psicologia educacional, políticas e práticas na Educação Básica e Ensino Superior, Educação Ambiental, Educação em Saúde e Educação Profissional, tecnologia educacional, dentre outras.

-Quantidade máxima de autores (8 autores);
-Quantidade máxima de páginas (20 páginas, incluindo referências);

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esse periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY 4.0
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR

I) APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
1) Os originais devem ser digitados em Word for Windows, fonte Times New Roman corpo 12, espaço 1,5, em folha tamanho A4, com margens de 2,0cm.

2) Os trabalhos podem ser submetidos em português, espanhol e inglês, devendo apresentar o título, o resumo e as palavras-chave, obrigatoriamente nessas três línguas (Título, Title e Título; Resumo, Abstract e Resumen; Palavras-chave, Key words e Palabras clave), com o objetivo de permitir a divulgação dos trabalhos em indexadores e base de dados estrangeiros.

3) Na primeira página do artigo deve constar o título completo do trabalho, o resumo e as palavras-chave, (português, inglês e espanhol), e os dados dos autores enviados, abaixo do título, conforme modelo: Nome completo, graduação mais alta, instituição (máximo duas, caso tenha mais de um vínculo), e-mail, ORCID (não obrigatório).

4) As figuras devem ser numeradas sequencialmente, assim como quadros e tabelas, e devem ser apresentadas no corpo do texto. Toda figura, quadro e tabela deve ter título, colocado abaixo de figura e acima de quadro e tabela. Todos os materiais gráficos devem apresentar resolução mínima de 300 dpi, com extensão jpg.

5) As notas de rodapé só devem ser utilizadas quando estritamente necessárias.

6) Os autores devem indicar o órgão financiador da pesquisa, se houver, e se o projeto passou por Comitê de Ética da área, com cópia do certificado de aprovação. Para submissões online deve ser enviada cópia escaneada como arquivo suplementar.

II) NORMAS EDITORIAIS
1) Todas as colaborações podem ser enviadas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER, endereço: http://revistas.unipar.br/index.php/educere/login.

2) Deve ser encaminhada, junto ao original, a Declaração de autoria assinada por todos os autores do trabalho, indicando a ordem de apresentação dos nomes.

3) Os originais serão aceitos em língua portuguesa, em língua espanhola ou em língua inglesa.

4) Os artigos, após o aceite deverão estar acompanhados (como documento suplementar) do comprovante de tradução ou correção.

5) Os autores assumem a responsabilidade das informações e dos dados apresentados no manuscrito. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR. A reprodução de artigos somente é permitida desde que o crédito seja dado ao criador. Os originais não serão devolvidos aos autores.

6) A publicação da Revista é online, na página da Unipar pelo link: https://revistas.unipar.br/index.php/educere

7) As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

8) Os trabalhos devem ser classificados nas seguintes seções:

8.1) Artigos de pesquisa, resultantes de pesquisa e estudos concluídos, estruturados em Título (Title e Título), Resumo (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Key words e Palabras clave), Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Discussão (que podem estar combinados) Conclusões; Agradecimentos (se houver) e Referências, com, no máximo, 20 páginas.

8.2) Artigos de revisão, resultantes de pesquisa bibliográfica com análise crítica sobre determinado tema, estruturados em Título (Title e Título), Resumo (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Key words e Palabras clave); Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais; Referências, com, no máximo, 20 páginas.

8.3) Relatos de experiência, resultante de experiência individual ou coletiva de proposta de intervenção, relevante na área da Educação, estruturados em Título (Title e Título), Resumo (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Key words e Palabras clave), Introdução, Objetivos, Relato indicando com precisão as condições de realização do trabalho, Discussão; Considerações Finais; Referências, com, no máximo, 20 páginas.

8.4) Ao final das Referências, deverá constar a Contribuição dos autores conforme critérios Taxonomia CRedit.

9) Os originais serão submetidos à aprovação de consultores nos temas tratados, sem a identificação de autoria. O processo de seleção de artigos envolve avaliação de especialistas do Conselho de Consultores e do Conselho Editorial, que deverá selecionar os títulos a serem publicados.

III) CITAÇÕES
O sobrenome do autor fora de parênteses deve ser escrito com a primeira letra maiúscula e o restante em minúscula e, dentro de parênteses deve ser todo em letras maiúsculas.

As citações no texto devem ser feitas pelo sistema autor-data (NBR 10520 - ago. 2002). As citações diretas devem vir entre aspas e acrescido o número da página e citações com três linhas ou mais devem apresentar recuo, letra menor que o texto, sem aspas. Em citações de citações deve ser utilizada a palavra apud e a obra original a que o autor consultado está se referindo deve vir em nota de rodapé.

Exemplos
1) Citação direta

Segundo Carvalho e Silva (1996, p. 68) “ler para aprender, no entanto, é tarefa complexa” e, ao contrário do que pensam muitos professores do Ensino Superior, cabe a esse nível de ensino a tarefa de melhorar a competência em leitura.

2) Citação direta com mais de três linhas

A discussão sobre a relação educação-meio ambiente contextualiza-se em um cenário atual de crise nas diferentes dimensões, econômica, política, cultural, social, ética e ambiental (em seu sentido biofísico). Em particular, essa discussão passa pela percepção generalizada, em todo o mundo, sobre a gravidade da crise ambiental que se manifesta tanto local quanto globalmente. (GUIMARÃES, 2000, p. 15)

3) Citação indireta

Segundo Fusari et al. (1990), a alteração transformou o curso Normalem Habilitação Profissionalizante ao Magistério trouxe importantes conseqüências para a formação de professores.

4) Citação de citação.

A linguagem só pode ser analisada em seu vínculo com a vida e história (BAKTIN apud FREITAS, 2005)

IV) REFERÊNCIAS / REFERENCES / REFERENCIAS
As referências citadas devem ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, segundo a norma NBR 6023 (ago. 2002). / References should be in alphabetical order at the end of the text, according to the BR 6023 rule (August 2002). / Las referencias mencionadas deben ser presentadas en orden alfabética en el final del texto, según la norma NBR 6023 (ago 2002).

Exemplos / Examples / Ejemplos
Livro / Books / Libro

SISTO, Firmino Fernandes. Contexto e questões da avaliação psicológica. São Paulo: Casa do psicólogo, 2000. p. 97

Mais de três autores / More than three authors / Más de tres autores:

MENESES, João Gualberto de Carvalho. et al. Estrutura e funcionamento da educação básica: leituras. São Paulo: Pioneira, 1998.

Capítulo de livro / Book chapters / Capítulo de libro:

MANZANO, M. A.; DINIZ, R. E. S. A temática ambiental nas séries iniciais do Ensino Fundamental. In: NARDI, R.; BASTOS, F.; DINIZ, R. E. S. Pesquisa em ensino de ciências: contribuições para a formação do professor. São Paulo: Escrituras, 2004. p. 153-172.

Artigo de periódico / Periodic articles / Artículo de periódico:

FREITAS, M. T. A. Sites construídos por adolescentes: novos espaços de leitura/escrita e subjetivação. Cad. Cedes, v. 25, n. 65, p. 87-101, jan./abr. 2005.

Monografia, Dissertação ou Tese / Monographs, Dissertations or Academic Theses / Monografía, Disertación o Tesis:

PRANDI, Luiz Roberto. Prática pedagógica do professore universitário: reflexões e saberes. 2000. Orientador: Geraldo Fogel: 2004. 218 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.

Trabalho apresentado em evento / Articles presented in event / Trabajo presentado en evento:

FERRONATO, Beatriz Ana Zambon. Ideia dos pioneiros da educação nova: atualidade na educação contemporânea? Educere: Revista de Educação. Umuarama, v. 15 n. 2, p. 295-317, jul./dez. 2015.

Periódico on-line / Online Periodics / Periódico on-line:

SOUSA, Raimundo Expedido dos Santos. Notas sobre a avaliação escolar no ensino fundamental. Revista Educação Básica, v. 4, n. 2, p. 1-14, 2018. Disponível em: http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/REB/article/view/364. Acesso em: 28 jun. 2019.

Documento jurídico/ Juridical acts / Documento jurídico:

BRASIL. Ministério da Educação. Propostas de diretrizes para a formação inicial de professores da Educação Básica em curso de nível superior. Brasília: MEC, 2000. 86 p.

PARANÁ. Lei complementar, no 103 de 15 de março de 2004. Institui e dispõe sobre o plano de carreira do professor da rede estadual de Educação Básica do Paraná. Diário Oficial [do] Estado do Paraná, Curitiba, n. 6687, 15 mar. 2004.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.