METODOLOGIAS ATIVAS E FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-017Palavras-chave:
Estudantes de Enfermagem, Aprendizagem, EnsinoResumo
Objetivo: Analisar as principais evidências científicas quanto às metodologias ativas utilizadas na formação do enfermeiro e as principais contribuições dessas metodologias para construção das competências gerais elencadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Metodologia: Revisão Sistemática, na qual a busca de artigos foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde, com os descritores “Estudantes de Enfermagem and “Aprendizagem” no período de outubro de 2022. Foram encontrados inicialmente 2.126 artigos e após o refinamento, 26 artigos foram incluídos. Resultados: As metodologias ativas foram agrupadas em oito tipos, descritas em diferentes países e contextos de formação do enfermeiro. Essas procuravam contemplar elementos importantes para a construção de pelo menos uma das competências gerais definidas nas DCN. Conclusão: As metodologias ativas tem em seu caráter principal o desenvolvimento de motivação e entusiasmo dos alunos para aprendizagem, com valorização do pensamento crítico e reflexivo, centrando-se no aprendiz e na relação comunicativa professor-aluno.
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