KARL POPPER: REFLEXÕES SOBRE A LÓGICA DA PESQUISA CIENTÍFICA E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-012Palavras-chave:
A Lógica da Pesquisa Científica, Teoria do Método Científico, Falseabilidade, Ensino de CiênciasResumo
O presente estudo nos mostra uma revisão bibliográfica fundamentada na obra A Lógica da Pesquisa Científica de Karl Popper, destacando suas contribuições para o Ensino de Ciências. Portanto, foi possível perceber alguns aspectos principais na obra deste autor e a colocação de alguns problemas fundamentais, como: o problema da indução, a prova dedutiva de teorias, o problema da demarcação, a falseabilidade e o problema da base empírica, que consistem em instigações para encontrar critérios que possam reconhecer a importância das teorias empíricas científicas Neste contexto, foram analisados artigos científicos e livros relacionados na qual os autores abordam esta temática. Nessa perspectiva, constatamos que as teorias podem ser falseadas, onde a partir da dedução das previsões empíricas pelos pressupostos é possível realizar a comparação com o que é observado, podendo também testar por meio de experimentos. Diante disto, Karl Popper destaca um Ensino de Ciências, em que o professor antes de tudo precisa esquematizar os conhecimentos preexistentes dos alunos, como uma estratégia didática possível de ser utilizada em sala de aula. Assim, as contribuições das ideias de Karl Popper vão além do esclarecimento das teorias científicas, pois ajuda-nos a entender que o conhecimento científico não é duradouro, mas de fato temporário.
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