INTERVENÇÕES PARA O ALUNO COM TEA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Maria Eduarda Tognette
  • Isabela Chicarelli Amaro Santos
  • Nilson Rogério da Silva

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-024

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Espectro do Autismo, Escola, Educação Especial

Resumo

Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática de artigos publicados em periódicos científicos que versavam sobre as intervenções existentes no contexto escolar para crianças com TEA. Objetivou-se ainda identificar como essas pesquisas ocorreram e analisar os resultados obtidos. Também buscou materiais sobre o perfil dos profissionais participantes dos estudos, os locais de execução, as estratégias, os recursos utilizados e o aprendizado dos alunos. Foi realizada uma revisão da literatura de estudos publicados nos últimos cinco anos, de 2018 a 2022. Com base no objetivo desta pesquisa, os estudos encontrados com os termos Autis*, combinados (AND) com os termos escola (OR) aluno (OR) estudante, foram consultados nas bases de dados online da Scielo e Capes. Com a aplicação dos critérios de inclusão, chegou-se a um conjunto de dez estudos que abordavam a temática, sendo possível identificar três categorias: discussões comuns em relação às práticas pedagógicas, estratégias e recursos no ambiente escolar, parcerias necessárias para a efetivação dos resultados e a qualificação dos profissionais.  Os resultados encontrados oferecem possibilidades de intervenções práticas e estratégias pedagógicas junto aos alunos com TEA, ainda que a produção bibliográfica seja considerada baixa e insuficiente diante do crescimento da oferta de vagas e inclusão escolar desses estudantes, havendo lacunas a serem exploradas na literatura.

Referências

BENITEZ, P.; PAULINO, V. C.; OLIVEIRA JR.; A. P.; DOMENICONI, C.; OMOTE, S. Atitudes Sociais de Agentes Educacionais em Relação à Inclusão e à Formação em Análise do Comportamento Aplicada, Revista Brasileira de Educação Especial, v.27, e0125, 2021,p.477-492. DOI https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0125. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/Sdz5BrfLZFNdCcrbsSqqWhR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 8 ago. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Conselho Nacional de Educação (CNE). Câ-mara de Educação Básica (CEB). Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Dire-trizes Operacionais para o atendimento educacional especializado na educação básica, modalidade educação especial. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 05 out. 2009. Se-ção1, p. 17.

FLEIRA, R. C.; FERNANDES, S. H. A. A. Ensinando Seus Pares: a inclusão de um aluno autista nas aulas de Matemática, Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), v. 33, n. 64, 2019, p. 811-831. DOI http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a18. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/6kJT5LSgz78QyLykbTXgNmR/?lang=pt#:~:text=Neste%20texto%2C%20s%C3%A3o%20trazidas%20reflex%C3%B5es,de%20Matem%C3%A1tica%2C%20nas%20quais%20se. Acesso em: 10 ago. 2022.

FLEIRA, R., FERNANDES, S. As vozes daqueles envolvidos na inclusão de aprendizes autistas nas aulas de Matemática, Ciência & Educação, v. 27, e21070, p. 1-13, 2021, 3 set. 2021. DOI https://doi.org/10.1590/1516-731320210070. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/YXzg45W8s4Mg3hWxWjzSpSK/abstract/?format=html&lang=pt. Acesso em: 8 ago. 2022.

LEBOYER, M. Autismo infantil: fatos e modelos. 5ª ed. Campinas, SP, Papirus, 2005.

Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais [recurso eletrônico]: DSM-5 / [American Psychiatric Association; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento et al.]; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli ... [et al.]. – 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2014.

NOGUEIRA, J. C. D.; ORRÚ, S. E. Eixos de interesse como possibilidades de aprendiza-gem para estudantes com Transtorno do Espectro Autista, Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, vol. 41, n. 3, 2019. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/49934. Acesso em: 25 ago. 2022.

OLIVEIRA, A. A. S.; POKER, R.B.; OLIVEIRA, F.I.W. Pedagogia Inclusiva e Educação Especial: contornos da prática escolar. In: OLIVEIRA, A. A. S.; POKER, R.B.; OLIVEIRA, F.I.W.; MARTINEZ, Y.M. Prácticas pedagógicas en Educación Especial: hacia una Escuela Inclusiva. Alcalá de Henares (Espanha): Universidad de Alcalá, 2014. 257 p.

SANTOS, J. O. L.; SADIM, G. P. T.; SCHMIDT. C.; MATOS. M. A. S. O atendimento educacional especializado para educandos com autismo na rede municipal de Manaus-AM, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.102, n.260, 2021, p.99 – 119. DOI https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102.i260.4150. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/vJp3j4SQxWSkhXzt6WKz5nm/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 9 ago. 2022.

SANTOS, M. I.; BREDA, A. M.; ALMEIDA, A. M. Promover o Raciocínio Geométrico em Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo através de um Ambiente Digital, Bolema: Boletim de Educação Matemática, v.34, n. 67, 2020, p.375-398. DOI https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a02. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/gM4vpHVwfc6L9YdLmz9dG3y/?lang=pt#:~:text=O%20objetivo%20deste%20artigo%20%C3%A9,capacidades%20matem%C3%A1ticas%20fundamentais%20em%20geometria. Acesso em: 8 ago. 2022.

SILVA, M. D.; SOARES, A. C. B.; BENITEZ, P. Software mTEA: do Desenho Computacional à Aplicação por Profissionais com Estudantes com Autismo, Revista Brasileira de Educação Especial, v. 26, n. 1, 2020, p. 51-68. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0188. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/r7KMxDdy9pwXZKW7Pj59PyK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 ago. 2022.

SANTOS, Y. N. B.; MARTINS, V. H. S.; LOPES, J. S.; SILVA, J. A. E. S.; TOLEDO, R. S. B Autismo e educação inclusiva: (in) existência na efetivação do estado na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista, Cadernos de Graduação, Ciências Humanas e Sociais, Alagoas, v. 6, n.2, p. 43-54, 2020. Disponível em https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/9091/4233. Acesso em: 22 mai. 2023.

SILVA, M. C.; ARANTES, A.; ELIAS, N. C. Uso de histórias sociais em sala de aula para crianças com autismo, Psicologia em Estudo, v. 25, 2020, p. 1-15. DOI https://doi.org/10.4025/psicolestud.v25i0.43094. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/Xk54pKzCmPVFPxpG68zsV7q/?lang=pt. Acesso em: 25 ago. 2022.

SILVEIRA, N. M. G.; SANTOS, L. K. F.; STASCXAK, F. M. Os desafios das crianças com autismo à Educação Inclusiva, Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1-12, 2021. 2023. Disponivel em https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6620/5522. Acesso em 22 mai.

SOUZA, A C.; SILVA, G. H. G.. Incluir não é Apenas Socializar: as Contribuições das Tecnologias Digitais Educacionais para a Aprendizagem Matemática de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista, Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), v. 33, n. 65, 2019, p. 1305-1330. DOI http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n65a16. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/WXbRNkkncggMBx8F5xLzSKv/?lang=pt. Acesso em: 10 ago. 2022.

WEIZENMANN, L. S.; PEZZI, F. A. S.; ZANON, R. B. Inclusão escolar e autismo: senti-mentos e práticas docentes, Psicologia Escolar e Educacional, v. 24, e217841, 2020. DOI https://doi.org/10.1590/2175-35392020217841. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/NwnK5kF4zM9m9XRynr53nwF/?lang=pt. Acesso em: 25 ago. 2022.

SILVA, J. E. M. da; BENATTI, R. F. F.; VAN DAL, I. P.; SOUZA, L. M. de; DIAS, G. K. dos R.; BUOSI, R. B.; AMARAL, A. G. do. Estudo do número de alunos com transtor-nos do espectro autista do Ensino Fundamental no núcleo regional de Umuarama - PR. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 19, n. 2, p. 313-322, jul./dez. 2019. Disponível em https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/6825/3854. Acesso em 22 mai. 2023.

Downloads

Publicado

21-06-2023

Como Citar

TOGNETTE, Maria Eduarda; SANTOS, Isabela Chicarelli Amaro; DA SILVA, Nilson Rogério. INTERVENÇÕES PARA O ALUNO COM TEA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 392–405, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i1-024. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/10282. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos