MODELAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA COM O TEMA ESPORTES

Autores

  • Laynara dos Reis Santos Zontini
  • Joyce Jaquelinne Caetano
  • Renata Marques dos Anjos

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-009

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Sala de Apoio à Aprendizagem, Formação Docente

Resumo

O presente texto expõe as contribuições da Modelagem Matemática em uma perspectiva da Educação Matemática, a partir das concepções de Burak (2004; 2010), relacionada a uma prática desenvolvida em uma turma de Sala de Apoio à Aprendizagem vinculada ao Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira- E. F.M.N localizado em Irati-PR. Essa prática foi fruto de uma parceria entre escola, universidade e pesquisadora do IFPR-Irati-PR. As práticas de Modelagem Matemática têm como etapa inicial a escolha de um tema de interesse dos estudantes, que nesse caso foram os esportes. Assim, partindo do relato detalhado da prática realizada em 2018, apresentamos uma investigação qualitativa baseada nas observações das professoras pesquisadoras, tendo por objetivo evidenciar as potencialidades da Modelagem Matemática para o aprendizado dos estudantes e para a formação inicial e continuada. Percebemos que a Modelagem Matemática se constitui em uma ferramenta que vem para inovar as aulas e contribuir para o aprendizado dos estudantes colocando-os como centro das atividades e o professor como mediador. Além disso, propicia reflexões importantes sobre as relações em sala de aula e os contextos dos conteúdos matemáticos, colocando os professores em movimento de formação permanente.

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Publicado

31-03-2023

Como Citar

ZONTINI, Laynara dos Reis Santos; CAETANO, Joyce Jaquelinne; DOS ANJOS , Renata Marques. MODELAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA COM O TEMA ESPORTES. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 157–169, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i1.2023-009. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/9405. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos