O PROGRAMA ESCOLA NOVA 21: UMA MANEIRA EXEMPLAR DE FAZER INOVAÇÃO ESCOLAR A PARTIR DA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA, DE BAIXO PARA CIMA
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-022Palavras-chave:
Inovação Escolar, Política Pública Educacional, Implementação de Mudança Institucional, Formação de Professores, Formação de Lideranças Escolares, Teoria da MudançaResumo
Objetivo: Apresentar as bases teóricas, o processo de implementação e alguns instrumentos formativos do Programa Escola Nova 21 de inovação em formação de lideranças em revisão curricular e de transformação das práticas educativas em prol de um modelo competencial das escolas públicas da Catalunha, implementado institucionalmente entre 2016 e 2019, e ativo ainda hoje. Referencial teórico: Documentos oficiais do programa Escola Nova 21, artigos analíticos sobre inovação escolar desde final do século XX à atualidade e balanços analíticos sobre processo de mudanças institucionais em perspectiva internacional e comparada da UNESCO e da OCDE. Artigos analítico-descritivos do processo de implementação do programa da regional UNESCO da Catalunha. Método: Descritivo-analítico, de revisão da bibliografia teórica e de descrição do instrumental da teoria da mudança e dos processos de formação de lideranças escolares do programa Escola Nova 21. Resultados e conclusão: O sucesso do Programa foi ter gerado a partir da formação de suas próprias lideranças escolares um protocolo de mudança de três anos para (1) criar linguagem comum e orientação para promover a aprendizagem centrada no aluno e abordagens baseadas em competências, (2) formação e treinamento para capacitar a equipe escolar no processo de transformação e (3) organização de rede de redes de co-criação e co-implementação para a um tempo, criar escala e perenizar do processo de inovação para além do seu período de implementação institucional. Implicações da pesquisa: indicação de um processo eficaz de inovação de práticas escolares de todas as unidades escolares de uma rede pública densa e heterogênea por meio da publicação de uma teoria da mudança e de protocolos de mudança co-criados por lideranças escolares em um processo institucional de política pública implementada de baixo para cima. Originalidade/valor: o Programa Escola Nova 21 demonstra a eficácia de conjugar um processo de baixo para cima de transformação de lideranças escolares a partir da formação de uma rede de práticas de escolas-piloto como grupo de referência, que, por sua vez, sistematizam os protocolos de mudança que guiam a organização de um sistema de redes de redes de escolas para implementação da transformação “auto induzida”, contínua e em escala de toda a rede pública da região da Catalunha.
Referências
EDUCATION, Rethinking. Towards a global common good. UNESCO Retrieved June, v. 6, p. 2015, 2015. UNESCO/UNICEF. DECLARATION, Incheon. Framework for Action. Towards inclusive and equitable quality, 1999. Disponivel em: <https://icponline.org/wp-content/uploads/2019/08/b931e6_23f7da6c616041088b7f6fd3933855d8.pdf>.
DELORS, Jacques et al. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Educação um tesouro a descobrir, v. 6, 1996.
OECD. Innovative Learning Environments. Educational Research and Innovation. Paris, OECD, 2013._____. Schooling Redesigned: Towards Innovative Learning Systems. Educational Research and Innovation. Paris, OECD, 2015._____. The OECD Handbook for Innovative Learning Environments. Paris, OECD. 2014.
UNESCO. “Repensar a educação: rumo a um bem comum mundial?”.Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Edições UNESCO, 2016. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000244670>. Último acesso em 26/03/2023.______. Rethinking Education: Towards a global common good? Paris, UNESCO. 2016.______. Education 2030. Incheon Declaration and Framework for Action. Towards inclusive and equitable education and lifelong learning for all. Paris, UNESCO, 2015.______. Education for Sustainable Development Goals: Learning Objectives. Paris: UNESCO Publishing, 2017.
VALORRY, Eduard. “Rethinking education in Catalonia: the Escola Nova 21 alliance: a case study”. EDUCATION RESEARCH AND FORESIGHT WORKING PAPERS, OECD, UNESCO, 2019. Disponível : <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000367467>. Último acesso em 26/03/2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.