PROGRAMA AVOGADRO NA EDUCAÇÃO: APERFEIÇOANDO A COMPREENSÃO DE GEOMETRIA E POLARIDADE MOLECULAR DOS ESTUDANTES

Autores

  • Heracles Pereira Wanzeler
  • José Pio Dulce de Souza
  • Haroldo de Vasconcelos Bentes
  • Solange Maria Vinagre Corrêa

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023.9108

Resumo

A abstração é uma das principais barreiras no ensino e aprendizagem de Química. E para transpô-la, docentes valem-se dos mais diversos métodos de mediação (imagens de livros didáticos, desenho no quadro-negro, conjuntos de modelo molecular, entre outros) no intuito de tornar o mundo atômico menos complexo e melhorar a compreensão conceitual dos estudantes. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é avaliar a maximização das habilidades de conceituação, reconhecimento e construção de modelos através das funcionalidades de visualização tridimensional, análise e construção/manipulação de estruturas moleculares através do Avogadro (software). Assim, apresentam-se aqui experiências didáticas da aplicação da Química Computacional para o ensino e aprendizagem de geometria e polaridade molecular a estudantes de três turmas da 1ª série do Técnico Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), cujos resultados, medidos através de testes e participação discente, demonstram incrementos em todas as habilidades avaliadas – em especial, no reconhecimento de polaridade molecular de 23,5% (antes da aplicação) para 70,6% (pós-aplicação). Deste modo, percebe-se a viabilidade positiva do uso do Avogadro (software) em sequências didáticas dos referidos tópicos no ensino de química.

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Publicado

09-02-2023

Como Citar

WANZELER, Heracles Pereira; DE SOUZA, José Pio Dulce; BENTES, Haroldo de Vasconcelos; CORRÊA, Solange Maria Vinagre. PROGRAMA AVOGADRO NA EDUCAÇÃO: APERFEIÇOANDO A COMPREENSÃO DE GEOMETRIA E POLARIDADE MOLECULAR DOS ESTUDANTES. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 19–32, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i1.2023.9108. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/9108. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos