AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOCENTE: EXPLORANDO A CONTEXTUALIZAÇÃO EM QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Robson Kleemann
  • Celiane Costa Machado

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-005

Palavras-chave:

Contextualização, Ensino Médio, Proposta Pedagógica, Tecnologias Digitais

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir o planejamento docente a partir de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), evidenciando o uso das tecnologias digitais no contexto da sala de aula. Apresenta-se uma proposta pedagógica utilizando-se de uma questão do ENEM como princípio de contextualização, direcionando à resolução e explorando conceitos diversos. Para isso, evidencia-se o uso das tecnologias digitais, mais em específico do software GeoGebra, na construção de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA), objetivando facilitar, enriquecer e diversificar a prática docente. O foco principal não consiste em obter a resposta correta para a questão, mas sim explorar possíveis direcionamentos que podem ser seguidos por professores em sua prática, investigando uma situação-problema e explorando diversos conceitos matemáticos presentes no contexto.

Referências

BIEMBENGUT M. S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no Ensino. 5ª ed. São Paulo: Contexto, 2011.

BORBA, M. de C.; SILVA, R. S. R. da; GADANIDIS, G. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 2ª ed. Belo Horizonte – MG: Autêntica, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

____. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de Referência ENEM. Brasília, 2009. Disponível em: <http://inep.gov.br/web/guest/enem-outros-documentos>. Acesso em: 14 mar. 2020.

DANTAS, S. C.; LINS. R. C. Reflexões sobre interação e colaboração a partir de um curso online. Bolema, Rio Claro/SP, v. 31, n. 57, p. 1-34, abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2017000100003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 jul. 2020.

DANTAS, S. C.; MATUCHESKI, S. Resolução de um problema com o uso de diferentes ferramentas do GeoGebra. Pesquisa e Debate em Educação, Juíz de Fora/MG, v. 9, n. 1, p. 588-605, 2019. Disponível em: <http://www.revistappgp.caedufjf.net/index.php/revista1/article/view/259>. Acesso em: 21 jul. 2020.

FELDMANN, M. G. Formação docente na perspectiva interdisciplinar. In: FAZENDA, I. C. A.; FERREIRA, N. R. S. Formação de docentes interdisciplinares. 1ª ed. Curitiba – PR: CRV, 2013. p. 163-168.

KLEEMANN, R. Desenvolvimento de propostas metodológicas para o trabalho interdisciplinar nas disciplinas de Matemática e Física. 2018, 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, 2018.

LIMA, E. L. Números e Funções Reais. 1ª ed. 2ª impressão. Rio de Janeiro: SBM, 2014.

MUNIZ NETO, A. C. Fundamentos de Cálculo. 1ª ed. Rio de Janeiro: SBM, 2015.

____. Geometria. 1ª ed. Rio de Janeiro: SBM, 2013.

SILVA, R. S. da; BARONE, D. A. C.; BASSO, M. V. de A. Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais: uma aprendizagem baseada na ação. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo/SP, v. 18, n. 1, p. 421-446, abr. 2016. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/emp/article/view/24996>. Acesso em: 14 mai. 2020.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17ª ed. 5ª reimp. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

29-03-2023

Como Citar

KLEEMANN, Robson; MACHADO, Celiane Costa. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOCENTE: EXPLORANDO A CONTEXTUALIZAÇÃO EM QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 73–86, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i1.2023-005. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/9354. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos