AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOCENTE: EXPLORANDO A CONTEXTUALIZAÇÃO EM QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-005Palavras-chave:
Contextualização, Ensino Médio, Proposta Pedagógica, Tecnologias DigitaisResumo
Este trabalho tem por objetivo discutir o planejamento docente a partir de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), evidenciando o uso das tecnologias digitais no contexto da sala de aula. Apresenta-se uma proposta pedagógica utilizando-se de uma questão do ENEM como princípio de contextualização, direcionando à resolução e explorando conceitos diversos. Para isso, evidencia-se o uso das tecnologias digitais, mais em específico do software GeoGebra, na construção de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA), objetivando facilitar, enriquecer e diversificar a prática docente. O foco principal não consiste em obter a resposta correta para a questão, mas sim explorar possíveis direcionamentos que podem ser seguidos por professores em sua prática, investigando uma situação-problema e explorando diversos conceitos matemáticos presentes no contexto.
Referências
BIEMBENGUT M. S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no Ensino. 5ª ed. São Paulo: Contexto, 2011.
BORBA, M. de C.; SILVA, R. S. R. da; GADANIDIS, G. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 2ª ed. Belo Horizonte – MG: Autêntica, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
____. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de Referência ENEM. Brasília, 2009. Disponível em: <http://inep.gov.br/web/guest/enem-outros-documentos>. Acesso em: 14 mar. 2020.
DANTAS, S. C.; LINS. R. C. Reflexões sobre interação e colaboração a partir de um curso online. Bolema, Rio Claro/SP, v. 31, n. 57, p. 1-34, abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2017000100003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 jul. 2020.
DANTAS, S. C.; MATUCHESKI, S. Resolução de um problema com o uso de diferentes ferramentas do GeoGebra. Pesquisa e Debate em Educação, Juíz de Fora/MG, v. 9, n. 1, p. 588-605, 2019. Disponível em: <http://www.revistappgp.caedufjf.net/index.php/revista1/article/view/259>. Acesso em: 21 jul. 2020.
FELDMANN, M. G. Formação docente na perspectiva interdisciplinar. In: FAZENDA, I. C. A.; FERREIRA, N. R. S. Formação de docentes interdisciplinares. 1ª ed. Curitiba – PR: CRV, 2013. p. 163-168.
KLEEMANN, R. Desenvolvimento de propostas metodológicas para o trabalho interdisciplinar nas disciplinas de Matemática e Física. 2018, 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, 2018.
LIMA, E. L. Números e Funções Reais. 1ª ed. 2ª impressão. Rio de Janeiro: SBM, 2014.
MUNIZ NETO, A. C. Fundamentos de Cálculo. 1ª ed. Rio de Janeiro: SBM, 2015.
____. Geometria. 1ª ed. Rio de Janeiro: SBM, 2013.
SILVA, R. S. da; BARONE, D. A. C.; BASSO, M. V. de A. Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais: uma aprendizagem baseada na ação. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo/SP, v. 18, n. 1, p. 421-446, abr. 2016. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/emp/article/view/24996>. Acesso em: 14 mai. 2020.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17ª ed. 5ª reimp. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.