ROBÓTICA: FERRAMENTA MOTIVACIONAL DE INCLUSÃO DO PÚBLICO FEMININO
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-026Palavras-chave:
Robótica, Ciência, Educação, Mulheres, TecnologiaResumo
A Robótica Educacional é uma metodologia de ensino que possibilita ao estudante desenvolver habilidades e competências de pensamento crítico e resolução de problemas a fim de tornar a aprendizagem mais dinâmica, interativa, divertida e também motivadora. Apesar das indubitáveis conquistas das mulheres na educação e no trabalho, assim como sua participação crescente nas carreiras de ciência e tecnologia, ainda destaca-se a disparidade de gênero e a carência de incentivo nessas áreas de atuação. Logo, definiu-se como questão de pesquisa: como a robótica pode ser uma ferramenta motivacional de inclusão do público feminino nas áreas de tecnologia? Para responder a esse questionamento, estabeleceu-se por objetivo apresentar os fatores que corroboram para a participação reduzida do público feminino nas áreas da tecnologia. Assim, apresenta-se a história da robótica, os impactos das tecnologias sociais e um projeto realizado no Instituto Federal de Rondônia. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa com observação participante direta, visto que o estudo foi realizado por meio da imersão dos pesquisadores no ambiente estudado.
Referências
BACELAR, Ananda; CAMPOS, Alyce; SANTOS, Lauriene; NASCIMENTO,Thaísa; REZENDE, Daniel. Gênero e Construcionismo Social: Os Desafios das Mulheres na Tecnologia da Informação. Revista de Administração IMED, v. 11, n.1, p.1-23, 2021. DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956.2021.v11i1.4364
CULTRI, Camila do Nascimento; BAZILIO, Ana Paula Matos. Tecnologias sociais e cultura digital. Holos, v. 37, n. 2, p. e9885, 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.9885
FARINACCIO, Rafael. Como funcionam as Três Leis da Robótica do escritor Isaac Asimov em 2017?. Revista TecMundo, 2017. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/125150-funcionam-tres-leis-robotica-escritor-isaac-asimov-2017.htm. Acesso em: 22 de maio de 2023.
GASPARETTO, A.; SCALERA, L. A Brief History of Industrial Robotics in the 20th Century. Advances in Historical Studies, v. 8, n. 1, p. 24-35, 2019. DOI: https://doi.org/10.4236/ahs.2019.81002
JUNIOR, Carlos; SILVA, Ana Paula; JUNIOR, Robertino. Robótica educacional no processo de aprendizagem de alunos com altas habilidades do ensino fundamental: uma experiência amparada pela taxonomia dos objetivos educacionais. Educere - Revista da Educação da UNIPAR v. 22 n. 1 (2022). DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.7949. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/7949. Acesso em: 20 de maio de 2023.
MATTAR, João. Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores de ensino fundamental e médio. De Mattar, 2017. Disponível em: http://joaomattar.com/blog/2017/01/03/aprendizagem-baseada-em-projetos-guia-para-professores-de-ensino-fundamental-e-medio/. Acesso em: 10 de novembro de 2022.
OTTONI, André Luiz Carvalho. Introdução à Robótica. Universidade Federal de São João Del-Rei, 2010. Disponível em: https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/orcv/materialdeestudo_introducaoarobotica.pdf. Acesso em: 22 de maio de 2023.
PAZOS, Fernando. Automação de Sistemas e Robótica. Axcel Books, 2002. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1o1lhpRz93JjCTvCTZnVA2B7W2dKclp6N/view. Acesso em: 22 de maio de 2023.
ROLLEMBERG, Graziella; FARIAS, Mário André de Freitas. Mapeamento sistemático de tecnologias sociais no Brasil: subsídio para formação docente no Instituto Federal de Sergipe. Educação em Revista, v. 37, e233140, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698233140
RUSSO, Dara. A (des)igualdade de gênero na computação e na robótica. Co. Ciência Lab., [S. l.], 2021. Disponível em: https://blogfca.pucminas.br/colab/a-desigualdade-de-genero-na-computacao-e-na-robotica/. Acesso em: 09 de novembro de 2022.
SILVA, Alzira. RoboEduc: Uma Metodologia de Aprendizado com Robótica Educacional. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15128. Acesso em: 22 de maio de 2023.
SOFFNER, Renato Kraide. Tecnologias sociais e práxis educativa. Rev. educ. PUC-Camp., v. 19, n. 1, p. 57-62, 2014. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/edpuc/v19n01/v19n01a06.pdf. Acesso em: 22 de maio de 2023.
SOFTEX. Promovendo o desenvolvimento do Brasil por meio da inovação. Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, 2019. Disponível em: https://softex.br/wp-content/uploads/2020/08/Book-2019-compactado.pdf. Acesso em: 22 de maio de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.