VIVÊNCIAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE CULTURAL

Autores

  • Cléria Rodrigues Oliveira
  • Rosângela Marques Cardoso
  • Cleide Tavares Araújo
  • Olira Saraiva Rodrigues
  • Cláudia dos Santos Araújo

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-015

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Diversidade Cultural, Formação de Professores

Resumo

Este artigo aborda temas vivenciados dentro de sala de aula, no contexto da diversidade cultural no Ensino de Ciências, para tanto fez-se necessário o embasamento em estudos realizados nas mais diversas localidades. Diversidade cultural, ensino de Ciências e formação de professores são contextos que se interligam e que são pautados nos documentos direcionadores da educação brasileira, mas tratados com superficialidade quando observados na realidade de cada Sistema de Educação. Com a intenção de discutir e propor uma forma de contextualização dos temas, em sala de aula, o presente estudo traz as seguintes problematizações: Como ensinar Ciências por meio da Diversidade cultural presente em sala de aula, na contextualização do multiculturalismo? Metodologicamente, há uma pesquisa bibliográfica, exploratória, de abordagem qualitativa,  associada a um estudo de caso, por meio de uma contextualização da Diversidade cultural dos estudantes de Formoso do Araguaia-TO, oriundos de zona rural, povos indígenas e zona urbana no mesmo ambiente escolar, e a vinculação com o ensino de Ciências, por meio de formação de professores. Contudo, vale ressaltar que a formação continuada é uma proposta de construção de saberes no contexto da realidade local.  E assim tendo como ressultado a garantia dos direitos  dos estudantes a uma aprendizagem significativa e contextualizada no Ensino de Ciencias.

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Publicado

23-05-2023

Como Citar

OLIVEIRA, Cléria Rodrigues; CARDOSO, Rosângela Marques; ARAÚJO, Cleide Tavares; RODRIGUES, Olira Saraiva; ARAÚJO, Cláudia dos Santos. VIVÊNCIAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE CULTURAL. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 254–266, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i1-015. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/9864. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos