OS ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO DE SURDOS E A PERSPECTIVA TEÓRICA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2012 A 2022
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-006Palavras-chave:
Educação de Surdos, Linguística Sistêmico-Funcional, Revisão de LiteraturaResumo
A história da pessoa com surdez, foi marcada por momentos de exclusão e de estigmas, sendo muitas vezes tratadas como pessoas doentes, consideradas como seres incapazes de viver em sociedade. Assim, a sua trajetória de escolarização, também foi assinalada por um processo de exclusão, em especial, no que se refere a acessibilidade linguística. Nesse sentido, este artigo apresenta um estudo de revisão acerca das pesquisas realizadas sobre a educação de surdos e a perspectiva teórica da Linguística sistêmico-funcional (LSF). Para tanto, tem como objetivo identificar pesquisas produzidas no período de 2012 a 2022 no campo da Educação de surdos permeadas pelos estudos da linguística sistêmico funcional. Como discussão teórica nos ancoramos nos trabalhos desenvolvidos no campo da abordagem da LSF, que ver a língua(gem) como um sistema sociossemiótico, e, em relação a Educação de Surdos, buscamos uma reflexão nos estudos desenvolvidos por Pereira (2011), Damázio (2007), além de outros, de modo a construirmos uma reflexão acerca do objeto em estudo. Para a realização da pesquisa, fizemos uso da abordagem qualitativa, por meio da busca de informações junto ao banco de periódicos da Capes e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, com vista a identificar as pesquisa realizadas no campo do objeto em discussão. Os resultados revelam que a área da linguística tem manifestado interesse no campo dos estudos voltados para a acessibilidade linguística, em especial, em relação ao processo de aquisição/desenvolvimento da língua(gem), a partir da perspectiva teórica da LSF, o que aponta sobre as contribuições das teorias linguísticas, aqui em especial, a LSF, para a inclusão do estudante com surdez em seu processo de escolarização. Com o trabalho, percebemos, que as discussões em torno da inclusão da pessoa com deficiência, também se torna questão de interesse das outras áreas de conhecimento, cada uma propondo uma reflexão teórica-metodológica e epistemológica a partir de seu campo de atuação.
Referências
ARAUJO, Marília do Socorro Oliveira; PEIXOTO, Elenilce Reis Farias Peixoto & SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de. A constituição da identidade linguística surda: a narrativização avaliativa surda sobre língua portuguesa e LIBRAS In Nova revista amazônica - volume ix - nº 02 - junho 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/10679. Acesso em: 20. jan. 2022.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília/DF, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm.Acesso em: 22 agos. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília/DF, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 22 agos. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://www.gov.br. Acesso em: 29 agos. 2022.
BRITO, Maiane Vasconcelos de. Discurso do sujeito surdo sobre sua educação: Contribuições da Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso. Dissertação de Mestrado apresentada ao programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe-UFS. São Cristóvão SE, 2018.
CRUZ, Osilene Maria de Sá e Silva da. Avaliação e Avaliatividade em discursos de alunos surdos à luz da LSF In DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada. V 34 (1) - Jan-Mar 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/kfrTDsDm8H8LtdWHVv8Fdsk/?lang=pt#. Acesso em: 20. jan. 2022.
DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo. Atendimento educacional especializado: pessoa com surdez. SEESP / SEED / MEC, Brasília/DF – 2007.
FUZER, Cristiane & CABRAL, Sara Regina. Introdução à gramática sistêmico-funcional em Língua Portuguesa. – 1. ed. – Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014. – (Coleção as Faces da Linguística Aplicada).
HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic: the social interpretation of language and meaning. London: Edward Arnold, 1978.
HALLIDAY, M. A. K. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective (Part A). Oxford/Geelong, 1989.
MENDES, Wellington Vieira & SOUZA, Maria Medianeira. Linguística Sistêmico-Funcional: contexto, usos e significados. In: Macabéa - Revista Eletrônica do Netlli. V. 8., N. 2., Jul-dez. 2019, p.603-619. Disponível em: http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/MacREN/article/view/1957.
MENDES, Wellington Vieira. As circunstâncias e a construção de sentido no blog. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN, Pau dos Ferros, RN, 2010.
MIRANDA, Dayse Garcia. Reflexões sobre livro didático adaptado1 em LIBRAS: sob a ótica da LSF à noção de multimodalidade In Organon, Porto Alegre, v. 36, n. 71, p. 338-354, jan./jun. 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/354302490_reflexoes_sobre_livro_didatico_adaptado_em_libras_sob_a_otica_da_lsf_a_nocao_de_multimodalidade. Acesso em:20. jan. 2022.
NASCIMENTO, Ana Katarinna Pessoa do. Traduzindo sons em palavras nas legendas para surdos e ensurdecidos: uma abordagem com linguística de corpus In Dossiê: tradução audiovisual acessível • trab. linguist. apl. 56 (02) • may-aug 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/63cCgKm8PdmcdnHrXCYLp8j/?lang=pt#. Acesso em: 20. jan. 2022.
OLIVEIRA, Lucas Floriano de. Elementos avaliativos em comentários de blogs de ensino de português para surdos sob a perspectiva do sistema de avaliatividade. Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Goiás-UFG, Catalão-GO, 2017.
PEREIRA, Maria Cristina da Cunha. (Org.). Libras: além do conhecimento. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
SÁ CORREIA, Maria de Fátima; COELHO, Orquídea; MAGALHÃES, António & BENVENUTO, Andrea. Aprender/ensinar filosofia em língua de sinais como uma questão cultural In Revista Educação Cultura e Sociedade. Vol. 4 nº 1 (2013). Disponível em: https://www.jecs.pl/index.php/jecs/article/view/765. Acesso em: 20. jan. 2022.
SANTOS, Lucas Eduardo Marques & ALMEIDA, Fabíola A. Sartin Dutra Parreira. Da inclusão para o bilinguismo: autojulgamento de surdos no ensino médio sob a perspectiva do sistema de avaliatividade In The ESPecialist, 41(1), 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/43432. Acesso em: 20. jan. 2022.
SILVA DA CRUZ, Osilene Maria de Sá. Avaliação e Avaliatividade em discurso de alunos surdos à luz da LSF In: DELTA- Revista de Documentos e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada. 34 (1) -Jan-Mar 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-445064903986853646. Acesso em: 17. jun. 2022.
SILVA, Alecrisson da. Práticas pedagógicas na educação de surdos: análise crítica do discurso de professores da educação básica. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe- UFS. São Cristóvão/SE, 2017.
VIAN JR., Orlando. & DE SOUZA, Maria Medianeira. Linguística Sistêmico-Funcional e suas contribuições à pesquisa linguística no contexto brasileiro In Revista Odisseia, Natal, RN, v. 2, n. esp., p. 185-203, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/12887/9024. Acesso em 03. jan. 2023.
WIDELL, Joanna. As fases históricas da cultura surda. Revista GELES - Grupo de Estudos Sobre Linguagem, Educação e Surdez. nº 6, Ano 5 UFSC. Rio de Janeiro: Babel, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.