OS ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO DE SURDOS E A PERSPECTIVA TEÓRICA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2012 A 2022

Autores

  • Aldeci Fernandes da Cunha
  • Wellington Vieira Mendes

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-006

Palavras-chave:

Educação de Surdos, Linguística Sistêmico-Funcional, Revisão de Literatura

Resumo

A história da pessoa com surdez, foi marcada por momentos de exclusão e de estigmas, sendo muitas vezes tratadas como pessoas doentes, consideradas como seres incapazes de viver em sociedade. Assim, a sua trajetória de escolarização, também foi assinalada por um processo de exclusão, em especial, no que se refere a acessibilidade linguística. Nesse sentido, este artigo apresenta um estudo de revisão acerca das pesquisas realizadas sobre a educação de surdos e a perspectiva teórica da Linguística sistêmico-funcional (LSF). Para tanto, tem como objetivo identificar pesquisas produzidas no período de 2012 a 2022 no campo da Educação de surdos permeadas pelos estudos da linguística sistêmico funcional. Como discussão teórica nos ancoramos nos trabalhos desenvolvidos no campo da abordagem da LSF, que ver a língua(gem) como um sistema sociossemiótico, e, em relação a Educação de Surdos, buscamos uma reflexão nos estudos desenvolvidos por Pereira (2011), Damázio (2007), além de outros, de modo a construirmos uma reflexão acerca do objeto em estudo. Para a realização da pesquisa, fizemos uso da abordagem qualitativa, por meio da busca de informações junto ao banco de periódicos da Capes e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, com vista a identificar as pesquisa realizadas no campo do objeto em discussão. Os resultados revelam que a área da linguística tem manifestado interesse no campo dos estudos voltados para a acessibilidade linguística, em especial, em relação ao processo de aquisição/desenvolvimento da língua(gem), a partir da perspectiva teórica da LSF, o que aponta sobre as contribuições das teorias linguísticas, aqui em especial, a LSF, para a inclusão do estudante com surdez em seu processo de escolarização. Com o trabalho, percebemos, que as discussões em torno da inclusão da pessoa com deficiência, também se torna questão de interesse das outras áreas de conhecimento, cada uma propondo uma reflexão teórica-metodológica e epistemológica a partir de seu campo de atuação.

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Publicado

29-03-2023

Como Citar

DA CUNHA, Aldeci Fernandes; MENDES, Wellington Vieira. OS ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO DE SURDOS E A PERSPECTIVA TEÓRICA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2012 A 2022. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 87–109, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i1.2023-006. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/9355. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos