OS ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO DE SURDOS E A PERSPECTIVA TEÓRICA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2012 A 2022

Autores

  • Aldeci Fernandes da Cunha
  • Wellington Vieira Mendes

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-006

Palavras-chave:

Educação de Surdos, Linguística Sistêmico-Funcional, Revisão de Literatura

Resumo

A história da pessoa com surdez, foi marcada por momentos de exclusão e de estigmas, sendo muitas vezes tratadas como pessoas doentes, consideradas como seres incapazes de viver em sociedade. Assim, a sua trajetória de escolarização, também foi assinalada por um processo de exclusão, em especial, no que se refere a acessibilidade linguística. Nesse sentido, este artigo apresenta um estudo de revisão acerca das pesquisas realizadas sobre a educação de surdos e a perspectiva teórica da Linguística sistêmico-funcional (LSF). Para tanto, tem como objetivo identificar pesquisas produzidas no período de 2012 a 2022 no campo da Educação de surdos permeadas pelos estudos da linguística sistêmico funcional. Como discussão teórica nos ancoramos nos trabalhos desenvolvidos no campo da abordagem da LSF, que ver a língua(gem) como um sistema sociossemiótico, e, em relação a Educação de Surdos, buscamos uma reflexão nos estudos desenvolvidos por Pereira (2011), Damázio (2007), além de outros, de modo a construirmos uma reflexão acerca do objeto em estudo. Para a realização da pesquisa, fizemos uso da abordagem qualitativa, por meio da busca de informações junto ao banco de periódicos da Capes e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, com vista a identificar as pesquisa realizadas no campo do objeto em discussão. Os resultados revelam que a área da linguística tem manifestado interesse no campo dos estudos voltados para a acessibilidade linguística, em especial, em relação ao processo de aquisição/desenvolvimento da língua(gem), a partir da perspectiva teórica da LSF, o que aponta sobre as contribuições das teorias linguísticas, aqui em especial, a LSF, para a inclusão do estudante com surdez em seu processo de escolarização. Com o trabalho, percebemos, que as discussões em torno da inclusão da pessoa com deficiência, também se torna questão de interesse das outras áreas de conhecimento, cada uma propondo uma reflexão teórica-metodológica e epistemológica a partir de seu campo de atuação.

Referências

ARAUJO, Marília do Socorro Oliveira; PEIXOTO, Elenilce Reis Farias Peixoto & SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de. A constituição da identidade linguística surda: a narrativização avaliativa surda sobre língua portuguesa e LIBRAS In Nova revista amazônica - volume ix - nº 02 - junho 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/10679. Acesso em: 20. jan. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília/DF, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm.Acesso em: 22 agos. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília/DF, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 22 agos. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://www.gov.br. Acesso em: 29 agos. 2022.

BRITO, Maiane Vasconcelos de. Discurso do sujeito surdo sobre sua educação: Contribuições da Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso. Dissertação de Mestrado apresentada ao programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe-UFS. São Cristóvão SE, 2018.

CRUZ, Osilene Maria de Sá e Silva da. Avaliação e Avaliatividade em discursos de alunos surdos à luz da LSF In DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada. V 34 (1) - Jan-Mar 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/kfrTDsDm8H8LtdWHVv8Fdsk/?lang=pt#. Acesso em: 20. jan. 2022.

DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo. Atendimento educacional especializado: pessoa com surdez. SEESP / SEED / MEC, Brasília/DF – 2007.

FUZER, Cristiane & CABRAL, Sara Regina. Introdução à gramática sistêmico-funcional em Língua Portuguesa. – 1. ed. – Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014. – (Coleção as Faces da Linguística Aplicada).

HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic: the social interpretation of language and meaning. London: Edward Arnold, 1978.

HALLIDAY, M. A. K. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective (Part A). Oxford/Geelong, 1989.

MENDES, Wellington Vieira & SOUZA, Maria Medianeira. Linguística Sistêmico-Funcional: contexto, usos e significados. In: Macabéa - Revista Eletrônica do Netlli. V. 8., N. 2., Jul-dez. 2019, p.603-619. Disponível em: http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/MacREN/article/view/1957.

MENDES, Wellington Vieira. As circunstâncias e a construção de sentido no blog. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN, Pau dos Ferros, RN, 2010.

MIRANDA, Dayse Garcia. Reflexões sobre livro didático adaptado1 em LIBRAS: sob a ótica da LSF à noção de multimodalidade In Organon, Porto Alegre, v. 36, n. 71, p. 338-354, jan./jun. 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/354302490_reflexoes_sobre_livro_didatico_adaptado_em_libras_sob_a_otica_da_lsf_a_nocao_de_multimodalidade. Acesso em:20. jan. 2022.

NASCIMENTO, Ana Katarinna Pessoa do. Traduzindo sons em palavras nas legendas para surdos e ensurdecidos: uma abordagem com linguística de corpus In Dossiê: tradução audiovisual acessível • trab. linguist. apl. 56 (02) • may-aug 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/63cCgKm8PdmcdnHrXCYLp8j/?lang=pt#. Acesso em: 20. jan. 2022.

OLIVEIRA, Lucas Floriano de. Elementos avaliativos em comentários de blogs de ensino de português para surdos sob a perspectiva do sistema de avaliatividade. Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Goiás-UFG, Catalão-GO, 2017.

PEREIRA, Maria Cristina da Cunha. (Org.). Libras: além do conhecimento. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

SÁ CORREIA, Maria de Fátima; COELHO, Orquídea; MAGALHÃES, António & BENVENUTO, Andrea. Aprender/ensinar filosofia em língua de sinais como uma questão cultural In Revista Educação Cultura e Sociedade. Vol. 4 nº 1 (2013). Disponível em: https://www.jecs.pl/index.php/jecs/article/view/765. Acesso em: 20. jan. 2022.

SANTOS, Lucas Eduardo Marques & ALMEIDA, Fabíola A. Sartin Dutra Parreira. Da inclusão para o bilinguismo: autojulgamento de surdos no ensino médio sob a perspectiva do sistema de avaliatividade In The ESPecialist, 41(1), 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/43432. Acesso em: 20. jan. 2022.

SILVA DA CRUZ, Osilene Maria de Sá. Avaliação e Avaliatividade em discurso de alunos surdos à luz da LSF In: DELTA- Revista de Documentos e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada. 34 (1) -Jan-Mar 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-445064903986853646. Acesso em: 17. jun. 2022.

SILVA, Alecrisson da. Práticas pedagógicas na educação de surdos: análise crítica do discurso de professores da educação básica. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe- UFS. São Cristóvão/SE, 2017.

VIAN JR., Orlando. & DE SOUZA, Maria Medianeira. Linguística Sistêmico-Funcional e suas contribuições à pesquisa linguística no contexto brasileiro In Revista Odisseia, Natal, RN, v. 2, n. esp., p. 185-203, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/12887/9024. Acesso em 03. jan. 2023.

WIDELL, Joanna. As fases históricas da cultura surda. Revista GELES - Grupo de Estudos Sobre Linguagem, Educação e Surdez. nº 6, Ano 5 UFSC. Rio de Janeiro: Babel, 1992.

Downloads

Publicado

29-03-2023

Como Citar

DA CUNHA, Aldeci Fernandes; MENDES, Wellington Vieira. OS ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO DE SURDOS E A PERSPECTIVA TEÓRICA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA NO PERÍODO DE 2012 A 2022. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 87–109, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i1.2023-006. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/9355. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos