EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA INOV-ATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-013Palavras-chave:
Educação Física, Gamificação, Formação ContinuadaResumo
O objetivo desse estudo foi desenvolver a gamificação na concepção dos docentes a fim de contribuir para a ampliação de conhecimentos a respeito do uso dos elementos dos jogos durante as aulas de Educação Física. Vinte e cinco professores participaram da pesquisa-formação em metodologias inov-ativas e em gamificação, durante seis encontros on-line, para atuarem no Ensino Fundamental I e II da rede pública municipal de Cuiabá-MT. Os instrumentos para coleta de dados foram os recursos de áudio e vídeo, caderno de campo, entrevistas semiestruturadas, questionário inicial e final. Relatos de experiência de formação continuada com professores de Educação Física e aplicação da gamificação em suas aulas foram registrados. Os docentes avaliaram a formação continuada em gamificação e a aplicabilidade da metodologia após a realização de uma experiência de oito horas/aula com uma turma do Ensino Fundamental de sua escolha. Durante os encontros formativos os professores estudaram a BNCC e a matriz curricular a fim de desenvolverem os conteúdos e habilidades preconizados de acordo com a faixa etária do estudo, além de realizarem estudo detalhado sobre a metodologia da gamificação. Durante a formação houve trocas de experiências e reflexões sobre a própria prática, a elaboração do projeto de aulas gamificadas, o período de implementação nas escolas, além de visitas nas instituições em que os docentes solicitaram apoio. Questionário inicial e uma entrevista semiestruturada foram aplicados para interpretação dos dados e análise de conteúdo. A formação resultou em engajamento dos docentes no conhecimento e implementação da metodologia da gamificação, refletindo em maior motivação, aprendizado e participação dos alunos nas aulas.
Referências
BACICHI, Lilian e MORAN, José. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
CAMILO CUNHA, António. Pós-modernidade socialização e profissão dos professores (de educação física): para uma “nova” reconceptualização. Viseu, Portugal: Vislis, 2008.
DAMIANI, Magda Floriana. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Curitiba, PR: UFPR, 2008.
FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina Costa. Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2018.
GÓMEZ, Angel, Pérez. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. 3. Ed. Portugal: Lisboa Codex, 1997.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
KLEIN, Danieli Regina; CANAVESI, Fernanda Cristina Sanches; FEIX, Angela Regina; GRESELE, Jizéli Fonseca Parreira; WILHELM, Elizane Maria de Siqueira. Tecnologia na educação: evolução histórica e aplicação nos diferentes níveis de ensino. EDUCERE – Revista da Educação. Umuarama. V. 20, N. 2, p. 279-299, jul./dez. 2020.
LITTO, Fredric M. Prefácio. FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina Costa. Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2018.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. BACICHI, Lilian e MORAN, José. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
MORAN, José. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Melo. (Orgs.) Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
NÓVOA, António. Os professores e o “novo” espaço público da educação. In: TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. (Orgs.). O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. 6. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
SANCHO, Juana Maria. De tecnologias de informação e comunicação a recursos educativos. In: SANCHO, Juana Maria. et al. (Colab). Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SILVA, Carla Patrícia Cavalcante; DAROLT, Viviani. Pensando o novo espaço escolar. DAROLT, Viviani (Org.). Gamificar em sala de aula. Curitiba: Editora CRV. 2021.
SILVA, João Batista; SALES, Gilvandenys Leite; CASTRO, Juscileide Braga. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino da Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 41, nº 4, e20180309 (2019) www.scielo.br/rbef DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2018-0309.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.