EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA INOV-ATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Viviani Darolt
  • Carmen Silvia Grubert Campbell

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-013

Palavras-chave:

Educação Física, Gamificação, Formação Continuada

Resumo

O objetivo desse estudo foi desenvolver a gamificação na concepção dos docentes a fim de contribuir para a ampliação de conhecimentos a respeito do uso dos elementos dos jogos durante as aulas de Educação Física. Vinte e cinco professores participaram da pesquisa-formação em metodologias inov-ativas e em gamificação, durante seis encontros on-line, para atuarem no Ensino Fundamental I e II da rede pública municipal de Cuiabá-MT. Os instrumentos para coleta de dados foram os recursos de áudio e vídeo, caderno de campo, entrevistas semiestruturadas, questionário inicial e final. Relatos de experiência de formação continuada com professores de Educação Física e aplicação da gamificação em suas aulas foram registrados. Os docentes avaliaram a formação continuada em gamificação e a aplicabilidade da metodologia após a realização de uma experiência de oito horas/aula com uma turma do Ensino Fundamental de sua escolha. Durante os encontros formativos os professores estudaram a BNCC e a matriz curricular a fim de desenvolverem os conteúdos e habilidades preconizados de acordo com a faixa etária do estudo, além de realizarem estudo detalhado sobre a metodologia da gamificação. Durante a formação houve trocas de experiências e reflexões sobre a própria prática, a elaboração do projeto de aulas gamificadas, o período de implementação nas escolas, além de visitas nas instituições em que os docentes solicitaram apoio. Questionário inicial e uma entrevista semiestruturada foram aplicados para interpretação dos dados e análise de conteúdo. A formação resultou em engajamento dos docentes no conhecimento e implementação da metodologia da gamificação, refletindo em maior motivação, aprendizado e participação dos alunos nas aulas.

Referências

BACICHI, Lilian e MORAN, José. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

CAMILO CUNHA, António. Pós-modernidade socialização e profissão dos professores (de educação física): para uma “nova” reconceptualização. Viseu, Portugal: Vislis, 2008.

DAMIANI, Magda Floriana. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Curitiba, PR: UFPR, 2008.

FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina Costa. Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2018.

GÓMEZ, Angel, Pérez. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. 3. Ed. Portugal: Lisboa Codex, 1997.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

KLEIN, Danieli Regina; CANAVESI, Fernanda Cristina Sanches; FEIX, Angela Regina; GRESELE, Jizéli Fonseca Parreira; WILHELM, Elizane Maria de Siqueira. Tecnologia na educação: evolução histórica e aplicação nos diferentes níveis de ensino. EDUCERE – Revista da Educação. Umuarama. V. 20, N. 2, p. 279-299, jul./dez. 2020.

LITTO, Fredric M. Prefácio. FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina Costa. Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2018.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. BACICHI, Lilian e MORAN, José. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

MORAN, José. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Melo. (Orgs.) Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

NÓVOA, António. Os professores e o “novo” espaço público da educação. In: TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. (Orgs.). O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. 6. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

SANCHO, Juana Maria. De tecnologias de informação e comunicação a recursos educativos. In: SANCHO, Juana Maria. et al. (Colab). Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SILVA, Carla Patrícia Cavalcante; DAROLT, Viviani. Pensando o novo espaço escolar. DAROLT, Viviani (Org.). Gamificar em sala de aula. Curitiba: Editora CRV. 2021.

SILVA, João Batista; SALES, Gilvandenys Leite; CASTRO, Juscileide Braga. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino da Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 41, nº 4, e20180309 (2019) www.scielo.br/rbef DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2018-0309.

Downloads

Publicado

11-05-2023

Como Citar

DAROLT, Viviani; CAMPBELL, Carmen Silvia Grubert. EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA INOV-ATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 223–242, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i1-013. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/9747. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos