A IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO DOCUMENTAL EM ESCOLA DA REDE PRIVADA DE ENSINO EM GOIÂNIA
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i1.2023-010Palavras-chave:
Biblioteca Escolar, Letramento Informacional, Educação Infantil, Projeto Político PedagógicoResumo
Apresenta contribuições da biblioteca para a pesquisa e desenvolvimento escolar nos anos pré-escolares. Tem como objetivo geral verificar aspectos da contribuição da biblioteca para o desenvolvimento da aprendizagem e pesquisa escolar na educação infantil de uma escola confessional privada de Goiânia. Identifica parcialmente, características e abrangência da biblioteca, do profissional e das ações que favorecem a informação e a investigação científica no Projeto Político Pedagógico e em documentos institucionais. Conceitua biblioteca escolar, letramento informacional e Projeto Político Pedagógico. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa são classificados quanto à finalidade, sendo categorizado como pesquisa básica e quanto aos propósitos, utilizando-se do modelo de pesquisa exploratória a fim de identificar através de coleta de dados documentais e levantamento bibliográfico, conceitos que integram o Letramento Informacional, a biblioteca escolar, o profissional bibliotecário e, métodos de aprendizagem para o público entre 1 e 5 anos de idade. Realiza discussão teórica a partir de documentos institucionais da escola confessional privada de Goiânia. Aponta métodos de aplicação de letramento informacional na educação infantil. Conclui que o Projeto Político Pedagógico da escola estudada atinge de forma parcial a importância da biblioteca e do bibliotecário para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem e que o bibliotecário deve contribuir para a maior visibilidade das ações e projetos que compete à profissão e ao ambiente, agregando na formação pedagógica escolar. O período de execução desta pesquisa se deu entre abril e julho de 2018.
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