DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM CRIANÇAS ENTRE 04 E 06 ANOS DE IDADE
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-011Palavras-chave:
Habilidades, Consciência Fonológica, Educação InfantilResumo
Esta pesquisa abordou como tema o Desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica em crianças entre 04 e 06 anos de idade, e foi orientada pela seguinte problemática: As crianças de idade entre quatro e seis anos apresentam habilidades de consciência fonológica em relação aos sons iniciais e as rimas? Mediante a essa problemática a pesquisa possuiu como objetivo geral o de analisar a presença de habilidades de consciência fonológica em crianças entre 04 e 06 anos de idade. Para tanto, centrando-se numa abordagem qualitativa teve-se como lócus escolas, residências e outros locais situados na cidade de Montes Claros/MG. Para coletar as informações foi utilizada a entrevista, a qual foi desenvolvida com 40 crianças. Como aporte teórico foram utilizados autores tais como Lemle(2009), Ferreiro e Teberosky (1979), Morais (2016), dentre outros. Com a realização da pesquisa, conseguiu-se alcançar o objetivo proposto, sendo possível perceber que 37,5% das crianças apresentavam habilidades de consciência fonológica no nível dos sons iniciais, e 50% não teriam desenvolvido esta habilidade. Ainda constatou-se que 22,5% apresentavam habilidades de consciência fonológica no nível das rimas, e 67,5% revelaram dificuldades em fornecer respostas considerando os sons finais das palavras.
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