A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL

Autores

  • Geovana de Andrade e Silva
  • Jeovana Nunes Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-014

Palavras-chave:

Pessoa com Deficiência, Formação Profissional, Serviço Social

Resumo

O presente trabalho aborda a formação profissional a partir do que está posto na Política Nacional de Educação Inclusiva e a realidade vivenciada por estudantes com deficiência. A pesquisa analisou a formação profissional de estudantes com deficiência matriculados no curso de Serviço Social e nos permitiu perceber avanços no processo de inserção, assim como, a urgente necessidade em romper as barreiras arquitetônicas, tecnológica, atitudinais e pedagógicas a fim de garantir não só o processo de inclusão, mas o egresso das pessoas com deficiência que buscam o ensino superior público, gratuito e de qualidade.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, 2008. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br >. Acesso em: 20 dez. 2020.

DACES/UFMA. Relatório da Pesquisa: Demandas Psicossociais com Vista a Acessibilidade Educativa de Estudantes com Deficiência no Contexto de Pandemia Covid-19 no Campus São Luís – MA. São Luís, 2020.

MITTLER, Peter. Educação Inclusiva: Contexto Sociais – Porto Alegre: Artimed, 2003.

MOREIRA, Carlos José de Melo. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Uma análise de três Programas Federais, para a Educação Especial, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação do município de São Luis-MA. Campinas, 2016. 404 p Tese (Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS.

PEREIRA, Josenilde Oliveira. O processo de inclusão de inclusão da pessoa com deficiência na Universidade Federal do Maranhão: desafios e perspectivas. Jornada de Políticas Públicas, 2015. Disponível em: http://www.joinpp.ufma.br/ Acesso em: 10 abr. de 2021. Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social da UFMA. São Luís, 2006.

SILVA, M. O. S.; PEREIRA, M. E. F. D.; GUILHON, M. V. M.; SOUSA, S. M. P. S. O Protagonismo do Maranhão no Serviço Social Brasileiro. Revista Serviço Social & Sociedade, nº 95, ano XXIX, especial, 2008, São Paulo: Cortez editora.

SILVA, A. F. L.; SILVA, G. M. B. . “Falando a voz dos nossos desejos”: os

sentidos da representatividade e do lugar de fala na ação política das

mulheres negras. REIS, Rio Grande, v. 3, n. 1, p. 42-56, 14 nov. 2019. Disponível em: <https://periodicos.furg.br> Acesso em: 10 de Jan. 2021.

SOCZEK, D., ALENCASTRO, M. Pesquisa acadêmica em instituições de ensino superior particulares: desafios e perspectivas. Revista Intersaberes | vol.7 n.13, p. 46 - 66 | jan. – jun. 2012 | ISSN 1809-7286 Disponível em: <https://doi.org/10.22169/revint.v7i13.247> Acesso em: 05 de Jul. 2021.

TELES, Vera da Silva. Questão Social: afinal, do que se trata? SÃO PAULO EM PERSPECTIVA, 10(4) 1996. Disponível em: <http://produtos.seade.gov.br>. Acesso em: 14 abr. de 2021.

Downloads

Publicado

23-05-2023

Como Citar

E SILVA, Geovana de Andrade; RIBEIRO, Jeovana Nunes. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 243–253, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i1-014. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/9863. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos