MÉTODOS FÔNICOS DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-020Palavras-chave:
Métodos Fônicos, Alfabetização, Letramento, Evidências CientíficasResumo
Introdução. A alfabetização, principalmente no que se refere aos métodos, tem sido foco de intensas discussões e controvérsias, figurando como objeto de debate no mundo político-acadêmico nacional. No Brasil, evidências científicas relacionadas à alfabetização são recorrentemente desprezadas, tais como a eficácia do método fônico. Assim, pretendemos, por meio deste trabalho, apresentar e ressaltar a eficácia desse método na alfabetização. Tanto a importância do método fônico na alfabetização quanto a sua subutilização nas escolas e na formação de professores justificam a realização deste trabalho. Método. Foram escolhidos textos de autores considerados referência na área, obtidos a partir de busca na base de dados do Periódicos Capes, do Google Acadêmico e textos indicados pelo Grupo de Pesquisa em Psicologia e Educação (GPSIE). Resultados. Apresentamos os principais métodos de alfabetização/letramento (globais e fônicos), as principais características dos métodos fonológicos, os três estágios de aquisição da leitura (logográfico, alfabético e ortográfico), as duas principais rotas da leitura (fonológica e lexical), a avaliação da competência leitora, a quem se destinam os métodos fônicos/fonológicos (todas as crianças, especialmente as disléxicas) e descrevemos o método elaborado por Seabra e Capovilla (2010). Discussão e Conclusão. A literatura evidencia a eficácia do método fônico, especialmente em países que o adotaram. Além disso, os resultados das avaliações em larga escala no Brasil demonstram o fracasso da alfabetização nacional, que, assim os PCNs, privilegiam o método global, uma prática sem evidências científicas a seu favor. Esses resultados revelam a necessidade de se aprimorar as práticas de alfabetização a partir de métodos balizados por evidências científicas.
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