MÉTODOS FÔNICOS DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Pamela Marcele Bello Kosloski
  • Maria Ester Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-020

Palavras-chave:

Métodos Fônicos, Alfabetização, Letramento, Evidências Científicas

Resumo

Introdução. A alfabetização, principalmente no que se refere aos métodos, tem sido foco de intensas discussões e controvérsias, figurando como objeto de debate no mundo político-acadêmico nacional. No Brasil, evidências científicas relacionadas à alfabetização são recorrentemente desprezadas, tais como a eficácia do método fônico. Assim, pretendemos, por meio deste trabalho, apresentar e ressaltar a eficácia desse método na alfabetização. Tanto a importância do método fônico na alfabetização quanto a sua subutilização nas escolas e na formação de professores justificam a realização deste trabalho. Método. Foram escolhidos textos de autores considerados referência na área, obtidos a partir de busca na base de dados do Periódicos Capes, do Google Acadêmico e textos indicados pelo Grupo de Pesquisa em Psicologia e Educação (GPSIE). Resultados. Apresentamos os principais métodos de alfabetização/letramento (globais e fônicos), as principais características dos métodos fonológicos, os três estágios de aquisição da leitura (logográfico, alfabético e ortográfico), as duas principais rotas da leitura (fonológica e lexical), a avaliação da competência leitora, a quem se destinam os métodos fônicos/fonológicos (todas as crianças, especialmente as disléxicas) e descrevemos o método elaborado por Seabra e Capovilla (2010). Discussão e Conclusão. A literatura evidencia a eficácia do método fônico, especialmente em países que o adotaram. Além disso, os resultados das avaliações em larga escala no Brasil demonstram o fracasso da alfabetização nacional, que, assim os PCNs, privilegiam o método global, uma prática sem evidências científicas a seu favor. Esses resultados revelam a necessidade de se aprimorar as práticas de alfabetização a partir de métodos balizados por evidências científicas.

Referências

American Psychiatric Association. (2014). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM V. (1ª ed.). Artmed.

Bocheneck, S. (2011). Políticas Nacionais: Alfabetização e Letramento. Educere – Revista da Educação, v. 11, n. 1, p. 7-18, jan./jun.

Brasil. (2013). Brasil no Pisa 2012. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/pisa/resultados

Brasil. (2016). Brasil no Pisa 2015. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/pisa/resultados

Brasil (2018). Relatório SAEB/ANA 2016: panorama do Brasil e dos estados. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/resultados

Brasil. (2019a). Relatório Final do Grupo de Trabalho Alfabetização Infantil: os novos caminhos (3ª ed.). Câmara dos Deputados. http://alfabetizacao.mec.gov.br/images/pdf/alfabetizacao_infanti_novos_caminhos_gastao_vieira.pdf.

Brasil. (2019b). PNA Política Nacional de Alfabetização/Secretaria de Alfabetização. Ministério da Educação. http://alfabetizacao.mec.gov.br/politica-nacional-de-alfabetizacao-2/publicacoes

Brasil. (2020). Brasil no Pisa 2018. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/pisa/resultados

British Dislexya Association. (s.d.). About Dyslexia https://www.bdadyslexia.org.uk/dyslexia/about-dyslexia

Broom, Y. M., & Doctor, E. A. (1995). Developmental phonological dyslexia: A case study of the efficacy of a remediation programme. Cognitive Neuropsychology, 12(7), 725-766. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02643299508251400.

Byrne, B., & Fielding-Barnsley, R. (1989). Phonemic awareness and letter knowledge in the child's acquisition of the alphabetic principle. Journal of Educational Psychology, 81(3), 313–321. https://psycnet.apa.org/record/1990-04122-001.

Campos, E. (2021). Método dos Dedinhos. Sobre o método. https://www.metododosdedinhos.com.br/sobre-o-metodo/

Capellini, S.A., Sampaio, M.N., Kawata, K.H.S., Padula, N.A.R.M., Santos, L.C.A., Lorencetti, M.D., & Smythe, I. (2010). Eficácia terapêutica do programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento. Revista CEFAC, 12(1), 27-39, 2010. https://www.scielo.br/j/rcefac/a/WZhYJSN9kMfH6RqZPPKtRfh/?lang=pt#

Capovilla, A. G. S., & Capovilla, F.C. (2002). Método fônico para prevenção e tratamento de atraso de leitura e escrita: Efeito em crianças de 4 a 8 anos. In F. C. Capovilla (Ed.), Neuropsicologia e aprendizagem: uma abordagem multidisciplinar (pp. 155-168). Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.

Capovilla, F., Capovilla, A. G. S., Viggiano, K., Mauricio, A., & Bidá, M. (2005). Processos logográficos, alfabéticos e lexicais na leitura silenciosa por surdos e ouvintes. Estudos de Psicologia, 10(1), 15-23. https://doi.org/10.1590/S1413-294X2005000100003

Capovilla, A. G. S., Dias, N. M., Montiel, J. M. (2007). Desenvolvimento dos componentes da consciência fonológica no ensino fundamental e correlação com nota escolar. Psico-USF, 12(1), 55-64. https://www.scielo.br/j/pusf/a/sBwpkJ93LjDtmcXXhg3jpZv/?lang=pt

Decreto n. 9.765, de 11 de abril de 2019. (2019). Diário Oficial da União, seção 1, Edição 70-A, p. 15. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9765.htm

Dehaene, S. (2012). Os neurônios da leitura: como a ciência explica nossa capacidade de ler. Penso.

Ehri, L., & Nunes, S. (2002). Systematic Phonics Instruction Helps Students Learn to Read: Evidence from the National Reading Panel’s Meta-Analysis. Journal of Direct Instruction, 2(2), 121–166. https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.3102/00346543071003393

Graaff, S., Bosman, A. M. T., Fasselman, F., & Verhoeven, L. (2009). Benefits of Systematic Phonics Instruction. Scientific Studies of Reading, 13(4), 318-333. https://www.tandfonline.com/doi/citedby/10.1080/10888430903001308?scroll=top&needAccess=true

International Dyslexia Association. (2017). Dyslexia in the classroom What every teacher needs to know. https://dyslexiaida.org/links-we-like-november-2017/

Jardini, R. S. R. (2021). BOQUINHAS. Fundamentação teórica.: https://metododasboquinhas.com.br/fundamentacao-teorica/

Meireles, I. (2021). A casinha feliz. Método Iracema Meireles. http://www.acasinhafeliz.com.br/indexFrameset.htm

Muszkat, M., & Rizzutti, S. (2012). O professor e a dislexia. Cortez.

Nico, M. A., &; Gonçalves, A. M. S. (2016). Cartilha: Facilitando a Alfabetização Multissensorial, Fônica e Articulatória. ABD.

Phillips, B., Menchetti, J. C., & Lonigan, C. (2008). Successful phonological awareness instruction with preschool children: Lessons from the classroom. Topics in early childhood special education, 28(1) 3-17. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4450148/

Rodrigues, M. E. (2015). Problemas de aprendizagem: métodos de pesquisa e intervenção [Anais]. XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, Brasil. https://abrapee.wordpress.com/conpe/xii-conpe-2015/

Salas, P. (2019). PNA: O que o MEC pensa sobre alfabetização? https://novaescola.org.br/conteudo/18313/pna-o-que-o-mec-pensa-sobre-alfabetizacao

Seabra, A. G., & Capovilla, F. C. (2010). Alfabetização: método fônico (5ª ed.). Memnon.

Seabra, A. G., & Capovilla, F. C. (2016). Alfabetização fônica: construindo competências de leitura e escrita: livro do aluno (4ª ed.). Casa do Psicólogo.

Seabra, A.G., & Dias, N. (2011). Métodos de alfabetização: delimitação de procedimentos e considerações para uma prática eficaz. Revista Psicopedagogia, 28(87), 306-320. http://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/161/metodos-de-alfabetizacao--delimitacao-de-procedimentos-e-consideracoes-para-uma-pratica-eficaz

Shapiro, L., & Solity, J. (2010). Delivering phonological and phonics training within whole-class teaching. British Journal of Educational Psychology, 78(4), 597-620. https://bpspsychub.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1348/000709908x293850

Shaywitz, S. (2006). Entendendo a Dislexia: um novo programa para todos os níveis de problemas de leitura. Artmed.

Silva, AA. P. C., & Capellini, S. A. (2011). Programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem. Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 23(1), 13-20. https://www.scielo.br/j/jsbf/a/ytFb68kCKJnXkKhG55J6mHG/?lang=pt#

Soares, M. (s.d.) Alfabetização. Glossário Ceale. http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/alfabetizacao

Downloads

Publicado

02-06-2023

Como Citar

KOSLOSKI, Pamela Marcele Bello; RODRIGUES, Maria Ester. MÉTODOS FÔNICOS DE ALFABETIZAÇÃO. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 324–346, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i1-020. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/10066. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos