GRUPO DE ESTUDOS E AS CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Marciele Dias Santos Cabeleira
  • Márcia Rozane Eberhardt
  • Carla Lisiane Paz da Ros

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-023

Palavras-chave:

Formação Continuada, Interação, Currículo, Educação

Resumo

Os Grupos de Estudos que envolvem docentes, são considerados espaços oportunos de reflexão individual e coletiva acerca da prática pedagógica. Na articulação dos diferentes docentes, a presente escrita traz as primeiras discussões realizadas no Grupo de Estudo Educação e Sustentabilidade – GEES. Esta pesquisa tem por objetivo investigar as contribuições do grupo na prática docente e no planejar de ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas municipais e estaduais dos docentes participantes envolvidos. Para isso, utilizamos do relato de experiência reflexivo, baseado nos dados coletados no diário de bordo (PORLÁN; MARTÍN, 2000). Justifica-se que, os encontros aconteceram quinzenalmente via “Google Meet”, na finalidade de dialogar e estudar temáticas relacionadas a sustentabilidade e sua inserção no currículo escolar, além do compartilhar de conhecimentos, a interação dos professores atuantes na Educação Básica, no intuito de estimular a reflexão crítica de forma a colaborar construtivamente no desenvolver da práxis docente. Os resultados dos encontros nos mostram que o GEES é um espaço significativo para as discussões e planejamento de práticas pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento da sustentabilidade no currículo escolar, bem como, ampliar as possibilidades de reflexão da práxis docente, contribuindo de forma pertinente na reconstrução profissional. Em suma, o GEES pode se caracterizar como uma forma de formação continuada, que apresentam inúmeras possibilidades de (re)constituição de saberes e construção de novas práticas pedagógicas, a partir do diálogo construtivo e empático, um espaço que contribui positivamente para o crescimento intelectual e profissional dos docentes.

Referências

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2009.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. Ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2018. Ebook.

MORAES, R., & GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: UNIJUÍ, 2016.

MORETTI, A. A. da S; ROCHA, Z de F.D.C. A articulação entre a educação ambiental transformadora e os pressupostos de CTSA em uma oficina temática aplicada no ensino de Química. EDUCERE – Revista de Educação, Umuarama, v. 22, n. 2, p. 391-410. 2022.

PIMENTA, S. G. Formação de Professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo (SP): Cortez, 2005.

PORLÁN, R.; MARTÍN, J. El diario del profesor. Sevilla: Díada Editora, 2000.

TARDIF, M. Saberes docente e formação de profissional. 17º edição. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

14-06-2023

Como Citar

CABELEIRA, Marciele Dias Santos; EBERHARDT, Márcia Rozane; DA ROS, Carla Lisiane Paz. GRUPO DE ESTUDOS E AS CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 379–391, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i1-023. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/10217. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos