LICENCIATURA EM PSICOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Luani Akemi Furyama
  • Maria Adelaide Pessini

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i1-016

Palavras-chave:

Acolhimento Institucional, Licenciatura em Psicologia, Pandemia, Estágio Supervisionado

Resumo

O presente artigo é um relato de experiência referente ao Estágio Supervisionado em Psicologia I, em contextos educacionais não formais, da complementação de Licenciatura em Psicologia, da Universidade Paranaense - Unipar, na cidade de Umuarama. Foi realizado em um acolhimento institucional da referida cidade, no ano de 2020, o qual abriga crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade social. São objetivos do estágio: promover o conhecimento e discussão sobre práticas pedagógicas e fontes de apoio para a prática do ensino de psicologia, sobre o desenvolvimento humano e aprendizagem, e promover o desenvolvimento de habilidades relacionadas à observação e intervenção do psicólogo nestes contextos. A demanda levantada pela psicóloga do local se referia a questões relacionadas ao trabalho e cursos de profissionalização e formação. Foram elaborados planos de curso de aulas que pudessem interseccionar tais conteúdos com a área da Licenciatura em Psicologia e com a atual situação vivenciada de pandemia.

Referências

Barros, C. C. Reflexões sobre a formação de professores de Psicologia. Temas em Psicologia, v. 15, n. 1, p. 33-39, 2007.

Brasil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução Nº 5, de 15 de março de 2011. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, estabelecendo normas para o projeto pedagógico complementar para a Formação de Professores de Psicologia. Diário Oficial da União. 15 mar. 2011.

Cavalcante, L. I. C., Magalhães, C. M. C., & Pontes, F. A. R. Abrigo para crianças de 0 a 6 anos: um olhar sobre as diferentes concepções e suas interfaces. Revista Mal Estar e Subjetividade, v.7, n.2, p. 329-352, 2007.

Conselho Federal de Psicologia. Ano da Formação em Psicologia - Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da Graduação de Psicologia. 2018. Recuperado em 26/10/2020 de http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2018/01/cartilha-Ano-da-Forma%C3%A7%C3%A3o-em-Psicologia.pdf

Elage, B. & Góes, M. et al. Perspectivas: Formação de Profissionais em serviços de acolhimento. 2011. Recuperado em 3 de dezembro de 2020, de: https://www.redalyc.org/pdf/271/27170206.pdf

Maia Filho, O. N., & Chaves, H. V. A relação entre psicologia e educação: ofícios entrelaçados. Acta Scientiarum. Education, v. 38, n.3, p. 309-318, 2016.

Larocca, Priscila. Ensino de Psicologia e seus fins na formação de professores: uma discussão mais que necessária. Temas em Psicologia,v. 15, n.1, p. 57-68, 2007.

LEITE, J. de C.; INADA, P.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. de O. Primeiras experiências da vivência na prática profissional: concepções e reflexões de licenciandos em ciências biológicas. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 19, n. 2, p. 455-476, jul./dez. 2019.

Mello, T. Planejamento, acompanhamento e avaliação. Em: Serrão, M. Aprendendo a ser e a conviver, p. 43-55.. FTD Educação. 1999.

Downloads

Publicado

29-05-2023

Como Citar

FURYAMA, Luani Akemi; PESSINI, Maria Adelaide. LICENCIATURA EM PSICOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 267–280, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i1-016. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/9978. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos