v. 23 n. 3 (2023)

Publicado: 22-08-2023

Artigos

  • OS IMPACTOS DA COVID-19 NA ESCOLHA DE CARREIRA: UMA ANÁLISE INTERNACIONAL DOS RESULTADOS E POSSÍVEIS POLÍTICAS PARA O SUCESSO PROFISSIONAL NO MUNDO PÓS-PANDÊMICO

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-001
    Rafaela Porto y Castro, Ana Leticia Lunardi e Souza, Lívia Garcez
    1040-1059
  • FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: PONDERAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-002
    Bruna Gonçalo do Nascimento, Francisca Fabiana Bento de Oliveira, Beatriz de Pontes Medeiros Andrade , Anne Heide Vieira Bôto , Maria de Fátima Cavalcante Gomes , Maria Fabilene Bento Oliveira de Sousa, Maria Julieta Fai Serpa e Sales , Maria Marina Dias Cavalcante
    1060-1071
  • UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-003
    Ester Cardoso de Moraes Galter, Marilda Aparecida Behrens
    1072-1087
  • CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO E VOZ DOS PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO PARANÁ-BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-004
    Denise Maria Vaz Romano França, Adriana Bender Moreira de Lacerda
    1088-1096
  • O CONTATO, A TROCA E A EXPERIÊNCIA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CARTOGRAFIA E ESCRITA AGONÍSTICA COMO MÉTODOS POSSÍVEIS

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-005
    Lucas Leon Vieira de Serpa Brandão, Fernando da Silva Cardoso
    1097-1110
  • ANÁLISE DOS PCNS PARA A BNCC DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-006
    Ellen Caroline Lamounier Rodrigues do Amaral , Iel Marciano de Moraes Filho, Leila Mendes Araujo, Franc-lane Sousa Carvalho do Nascimento, Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha, Osmar Pereira dos Santos, Lidia Mendes de Araujo, André Luiz Araújo Cunha
    1111-1127
  • A NECROPOLÍTICA DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES DO PARANÁ

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-007
    Merielle Camilo, Marcos Cesar Danhoni Neves, Belmiro Marcos Beloni, Alessandra Dutra
    1128-1151
  • EVENTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-008
    Luciane Lopes de Souza, Matheus Figueira Imbiriba, Silvia Regina Sampaio Freitas, Sandro Augusto Regatieri
    1152-1166
  • HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UM RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE FÍSICA

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-009
    Yasmim Danny de Souza Gomes, Renato Medeiros, Clebes André da Silva, Clóves Gonçalves Rodrigues
    1167-1186
  • “HEAL - THE SYSTEM” E O USO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E CONCEITOS EM VIROLOGIA

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-010
    Vanessa Oliveira de Souza, Luciane Lopes de Souza, Raimundo Corrêa de Oliveira, Silvia Regina Sampaio Freitas
    1187-1201
  • ANALISANDO O SABER DOCENTE SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) CO-MO ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA AS AULAS DE QUÍMICA NO COTIDIANO ESCOLAR

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-011
    Diego Marlon Santos
    1202-1212
  • TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS A PARTIR DA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES NOS ANAIS DO ENPEC

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-012
    Juliana Viana Rodrigues, Welton Yudi Oda
    1213-1226
  • IDEOLOGIA, DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICO-FILOSÓFICAS DE MARILENA CHAUÍ

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-013
    Viviane Rosa da Silva, Mariana Affonso Penna
    1227-1241
  • EDUCAÇÃO POPULAR E DIREITOS HUMANOS EM ALAGAMAR

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-014
    Nelma Rejane Olinto de Oliveira Pereira, Vanderlan Paulo de Oliveira Pereira
    1242-1258
  • CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: O MOVIMENTO CTS NA EDUCACÃO CIENTÍFICA

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-015
    Diego Marlon Santos
    1259-1286
  • ECO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO VALE DO ARAGUAIA

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-016
    Vanderley José de Oliveira, Maria José de Pinho
    1287-1299
  • O CONCEITO DE MEMÓRIA NO ROMANCE A RAINHA GINGA, DE JOSÉ EDUARDO AGUALUSA

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-017
    Elce Nunes Nogueira da Costa e Nogueira, Eleno Marques de Araújo, Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra
    1300-1306
  • O ENSINO DO VOLEIBOL SENTADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-018
    Renato Júlio Ferreira Mendes, Flórence Rosana Faganello Gemente, Sérgio de Almeida Moura, Ana Paula Salles da Silva
    1307-1327
  • A EDUCAÇÃO MUNICIPAL E A PANDEMIA EM MONTES CLAROS: O RETRATO DO ENSINO REMOTO

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-019
    Maria de Fátima Ribeiro Andrade, Barbara Oliveira de Morais, Bárbara Fernandes Amorim de Aguiar Brum da Silva, Adalberto Oliveira Brito
    1328-1344
  • PENSAMENTO METACOGNITIVO DE ESTUDANTES NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA MEDIADA POR UM GAME EDUCACIONAL DIGITAL

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-020
    Marcio Antonio Sales Venancio, Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão, Elmara Pereira de Souza, Patrícia Martins de Freitas
    1345-1387
  • PRACTICAS INFORMATIZADAS EN EDUCACION QUÍMICA A DISTANCIA

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-021
    Rafael Manuel de Jesús Mex-Álvarez, María Magali Guillen-Morales, Giselle Guillermo-Chuc, David Yanez-Nava, María Isabel Novelo-Pérez, Roger Enrique Chan Martínez
    1388-1398
  • PERCEPÇÃO DE DISCENTES E EGRESSOS SOBRE PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE METEOROLOGIA DINÂMICA

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-022
    Laura Carolina Trindade Santos, Emilenne Monteiro Furtado Serra, Elida Ariele Pereira Magalhães , Luis Carlos Martins Monteiro Junior , Gabriela Cristina Trindade Santos, Ludmila Monteiro da Silva , Paulo Afonso Fischer Kuhn , Danielle Christine Stenner Nassarden , Rafael da Silva Palácios
    1399-1418
  • RECONTEXTUALIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO - SOFTWARES EDUCACIONAIS LIVRES - NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-023
    Clodoaldo Pires Araújo, Ruth Cristina Soares Gomes Araújo, Ana Cássia Gomes Garcia
    1419-1440
  • A LINGUAGEM EMPÍRICA E CIENTÍFICA NO ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-024
    Marcos Antônio Ferreira, Celso Martins Belisário
    1441-1452
  • FIRST AID TRAINING FOR KINDERGARTEN PROFESSIONALS: A CASE REPORT

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-025
    Giovanna Felipe Silveira, Jânia Oliveira dos Santos , Mauro Antônio Costa Maués , Domingos de Oliveira , André Pontes-Silva , Francisco Winter dos Santos Figueiredo , Erika da Silva Maciel , Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma
    1453-1463
  • O ENSINO DA ANATOMIA CELULAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-026
    Rian da Silva Oliveira, Luciane Lopes de Souza, Raimundo Corrêa de Oliveira, Silvia Regina Sampaio Freitas
    1464-1478
  • GRUPO PSICOTERAPÊUTICO COM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-027
    Tereza José Luiz Zamberlan, Sidinei de Jesus dos Santos de Oliveira, Thaís Cristina Gutstein Nazar
    1479-1494
  • MAPEAMENTO DAS NOTAS DO ENEM POR MUNICÍPIO DO ESPÍRITO SANTO

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-028
    Giovanna Scalfoni Sales, Jefferson Oliveira Andrade, Karin Satie Komati
    1495-1515
  • INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR E EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-029
    Thaís Cristina Gutstein Nazar, Alana Girardi, Ana Maria Seleski, Igor Fiorese Wais, Karoline Squinsani da Rosa, Luana Saggiorato, Márcia Toniazzo, Matheus Vinícius Cruz, Patrícia Christan, Renata dos Santos da Cunha
    1516-1530
  • RESILIÊNCIA E OTIMISMO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE PSICOLOGIA

    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-030
    Daiana Marafão Maronezi, Claudia Antonioli Rezende, Matheus Leonardo Peres Caum, Thaís Cristina Gutstein Nazar
    1531-1547