v. 23 n. 3 (2023)

Publicado: 22-08-2023

Artigos

  • OS IMPACTOS DA COVID-19 NA ESCOLHA DE CARREIRA: UMA ANÁLISE INTERNACIONAL DOS RESULTADOS E POSSÍVEIS POLÍTICAS PARA O SUCESSO PROFISSIONAL NO MUNDO PÓS-PANDÊMICO

    Rafaela Porto y Castro, Ana Leticia Lunardi e Souza, Lívia Garcez
    1040-1059
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-001
  • FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: PONDERAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

    Bruna Gonçalo do Nascimento, Francisca Fabiana Bento de Oliveira, Beatriz de Pontes Medeiros Andrade , Anne Heide Vieira Bôto , Maria de Fátima Cavalcante Gomes , Maria Fabilene Bento Oliveira de Sousa, Maria Julieta Fai Serpa e Sales , Maria Marina Dias Cavalcante
    1060-1071
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-002
  • UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE

    Ester Cardoso de Moraes Galter, Marilda Aparecida Behrens
    1072-1087
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-003
  • CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO E VOZ DOS PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO PARANÁ-BRASIL

    Denise Maria Vaz Romano França, Adriana Bender Moreira de Lacerda
    1088-1096
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-004
  • O CONTATO, A TROCA E A EXPERIÊNCIA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CARTOGRAFIA E ESCRITA AGONÍSTICA COMO MÉTODOS POSSÍVEIS

    Lucas Leon Vieira de Serpa Brandão, Fernando da Silva Cardoso
    1097-1110
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-005
  • ANÁLISE DOS PCNS PARA A BNCC DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

    Ellen Caroline Lamounier Rodrigues do Amaral , Iel Marciano de Moraes Filho, Leila Mendes Araujo, Franc-lane Sousa Carvalho do Nascimento, Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha, Osmar Pereira dos Santos, Lidia Mendes de Araujo, André Luiz Araújo Cunha
    1111-1127
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-006
  • A NECROPOLÍTICA DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES DO PARANÁ

    Merielle Camilo, Marcos Cesar Danhoni Neves, Belmiro Marcos Beloni, Alessandra Dutra
    1128-1151
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-007
  • EVENTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

    Luciane Lopes de Souza, Matheus Figueira Imbiriba, Silvia Regina Sampaio Freitas, Sandro Augusto Regatieri
    1152-1166
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-008
  • HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UM RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE FÍSICA

    Yasmim Danny de Souza Gomes, Renato Medeiros, Clebes André da Silva, Clóves Gonçalves Rodrigues
    1167-1186
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-009
  • “HEAL - THE SYSTEM” E O USO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E CONCEITOS EM VIROLOGIA

    Vanessa Oliveira de Souza, Luciane Lopes de Souza, Raimundo Corrêa de Oliveira, Silvia Regina Sampaio Freitas
    1187-1201
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-010
  • ANALISANDO O SABER DOCENTE SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) CO-MO ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA AS AULAS DE QUÍMICA NO COTIDIANO ESCOLAR

    Diego Marlon Santos
    1202-1212
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-011
  • TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS A PARTIR DA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES NOS ANAIS DO ENPEC

    Juliana Viana Rodrigues, Welton Yudi Oda
    1213-1226
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-012
  • IDEOLOGIA, DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICO-FILOSÓFICAS DE MARILENA CHAUÍ

    Viviane Rosa da Silva, Mariana Affonso Penna
    1227-1241
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-013
  • EDUCAÇÃO POPULAR E DIREITOS HUMANOS EM ALAGAMAR

    Nelma Rejane Olinto de Oliveira Pereira, Vanderlan Paulo de Oliveira Pereira
    1242-1258
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-014
  • CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: O MOVIMENTO CTS NA EDUCACÃO CIENTÍFICA

    Diego Marlon Santos
    1259-1286
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-015
  • ECO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO VALE DO ARAGUAIA

    Vanderley José de Oliveira, Maria José de Pinho
    1287-1299
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-016
  • O CONCEITO DE MEMÓRIA NO ROMANCE A RAINHA GINGA, DE JOSÉ EDUARDO AGUALUSA

    Elce Nunes Nogueira da Costa e Nogueira, Eleno Marques de Araújo, Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra
    1300-1306
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-017
  • O ENSINO DO VOLEIBOL SENTADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

    Renato Júlio Ferreira Mendes, Flórence Rosana Faganello Gemente, Sérgio de Almeida Moura, Ana Paula Salles da Silva
    1307-1327
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-018
  • A EDUCAÇÃO MUNICIPAL E A PANDEMIA EM MONTES CLAROS: O RETRATO DO ENSINO REMOTO

    Maria de Fátima Ribeiro Andrade, Barbara Oliveira de Morais, Bárbara Fernandes Amorim de Aguiar Brum da Silva, Adalberto Oliveira Brito
    1328-1344
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-019
  • PENSAMENTO METACOGNITIVO DE ESTUDANTES NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA MEDIADA POR UM GAME EDUCACIONAL DIGITAL

    Marcio Antonio Sales Venancio, Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão, Elmara Pereira de Souza, Patrícia Martins de Freitas
    1345-1387
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-020
  • PRACTICAS INFORMATIZADAS EN EDUCACION QUÍMICA A DISTANCIA

    Rafael Manuel de Jesús Mex-Álvarez, María Magali Guillen-Morales, Giselle Guillermo-Chuc, David Yanez-Nava, María Isabel Novelo-Pérez, Roger Enrique Chan Martínez
    1388-1398
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-021
  • PERCEPÇÃO DE DISCENTES E EGRESSOS SOBRE PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE METEOROLOGIA DINÂMICA

    Laura Carolina Trindade Santos, Emilenne Monteiro Furtado Serra, Elida Ariele Pereira Magalhães , Luis Carlos Martins Monteiro Junior , Gabriela Cristina Trindade Santos, Ludmila Monteiro da Silva , Paulo Afonso Fischer Kuhn , Danielle Christine Stenner Nassarden , Rafael da Silva Palácios
    1399-1418
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-022
  • RECONTEXTUALIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO - SOFTWARES EDUCACIONAIS LIVRES - NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA

    Clodoaldo Pires Araújo, Ruth Cristina Soares Gomes Araújo, Ana Cássia Gomes Garcia
    1419-1440
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-023
  • A LINGUAGEM EMPÍRICA E CIENTÍFICA NO ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS

    Marcos Antônio Ferreira, Celso Martins Belisário
    1441-1452
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-024
  • FIRST AID TRAINING FOR KINDERGARTEN PROFESSIONALS: A CASE REPORT

    Giovanna Felipe Silveira, Jânia Oliveira dos Santos , Mauro Antônio Costa Maués , Domingos de Oliveira , André Pontes-Silva , Francisco Winter dos Santos Figueiredo , Erika da Silva Maciel , Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma
    1453-1463
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-025
  • O ENSINO DA ANATOMIA CELULAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

    Rian da Silva Oliveira, Luciane Lopes de Souza, Raimundo Corrêa de Oliveira, Silvia Regina Sampaio Freitas
    1464-1478
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-026
  • GRUPO PSICOTERAPÊUTICO COM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Tereza José Luiz Zamberlan, Sidinei de Jesus dos Santos de Oliveira, Thaís Cristina Gutstein Nazar
    1479-1494
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-027
  • MAPEAMENTO DAS NOTAS DO ENEM POR MUNICÍPIO DO ESPÍRITO SANTO

    Giovanna Scalfoni Sales, Jefferson Oliveira Andrade, Karin Satie Komati
    1495-1515
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-028
  • INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR E EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Thaís Cristina Gutstein Nazar, Alana Girardi, Ana Maria Seleski, Igor Fiorese Wais, Karoline Squinsani da Rosa, Luana Saggiorato, Márcia Toniazzo, Matheus Vinícius Cruz, Patrícia Christan, Renata dos Santos da Cunha
    1516-1530
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-029
  • RESILIÊNCIA E OTIMISMO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE PSICOLOGIA

    Daiana Marafão Maronezi, Claudia Antonioli Rezende, Matheus Leonardo Peres Caum, Thaís Cristina Gutstein Nazar
    1531-1547
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-030