O CONCEITO DE MEMÓRIA NO ROMANCE A RAINHA GINGA, DE JOSÉ EDUARDO AGUALUSA

Autores

  • Elce Nunes Nogueira da Costa e Nogueira Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Eleno Marques de Araújo Universidad del Sol (UNADES)
  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra Universidad del Sol (UNADES)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-017

Palavras-chave:

Rainha Ginga, Memória, Romance

Resumo

Este texto busca apresentar as memórias que envolvem a personagem histórica rainha Ginga, soberana que viveu no século XVII na atual Angola e o seu legado, que se estendeu no tempo e no território, atravessando o Atlântico e sendo referência de lutas e de força menina no Brasil. O objetivo da presente pesquisa, será refletir sobre a importância da memória coletiva na construção da identidade de um povo e na compreensão de seu passado. Como resultado, Agualusa nos mostra que a memória não é apenas um mero registro do que aconteceu, mas sim um elemento vital que molda nosso presente e nosso futuro. "A Rainha Ginga" é uma obra que nos lembra da importância de preservar e valorizar nossa memória, pois é através dela que podemos aprender com o passado e construir um futuro mais consciente e significativo. A metodologia utilizada será a pesquisa bibliográfica, utilizando como parâmetros obras de diversos autores, sobre a temática proposta, indexadas em plataformas educacionais, via web. Conclui-se que "A Rainha Ginga" é uma obra que nos lembra da importância de preservar e valorizar nossa memória, pois é através dela que podemos aprender com o passado e construir um futuro mais consciente e significativo.

Referências

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Publicado

26-09-2023

Como Citar

E NOGUEIRA, Elce Nunes Nogueira da Costa; DE ARAÚJO, Eleno Marques; GUERRA, Avaetê de Lunetta e Rodrigues. O CONCEITO DE MEMÓRIA NO ROMANCE A RAINHA GINGA, DE JOSÉ EDUARDO AGUALUSA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1300–1306, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i3.2023-017. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/10645. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos