CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: O MOVIMENTO CTS NA EDUCACÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Diego Marlon Santos Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-015

Palavras-chave:

Caracterização, Educação Científica, Enfoque CTS

Resumo

No panorama atual, há a necessidade da efetivação de propostas de ensino com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na educação científica visando concretizar uma formação que seja capaz de contribuir, dentre outros aspectos, para a compreensão das relações entre o conhecimento científico e tecnológico, no contexto de uma sociedade em constantes transformações. Nessa perspectiva é importante a discussão das questões de âmbito social e os impactos positivos ou negativos decorrentes dos avanços científi-cos e tecnológicos, no intento de possibilitar uma educação científica em que os alunos se posicionem criticamente a respeito deles, a fim de buscar soluções e tomada de deci-sões, que são pontos essenciais para as mudanças exigidas nos diversos campos socioe-conômico e cultural que compõem a vida cotidiana. Este trabalho traz reflexões sobre a importância da inserção das questões sociais na Educação Científica e que possam pro-mover ações que mobilizem uma compreensão mais significativa das relações CTS dos estudantes envolvidos e o desenvolvimento das capacidades dos alunos de se tornarem como cidadãos esclarecidos responsáveis em um mundo cada vez mais afetado pela ci-ência e pela tecnologia.

Referências

ACEVEDO, J. A.; VÁZQUEZ, A.; MANASSERO, M. A. El movimento Ciencia, Tecnologia y Sociedade de las ciências. Sala de Leituras CTS+I de la OEI. 2003. Disponível em: < https://www.oei.es/historico/salactsi/acevedo13.htm#2>. Acesso em 19 jul. 2020.

AIKENHEAD, G. S. Educación Ciencia-Tecnología-Sociedad (CTS): uma buena idea como queira que se llame. Educación Química, v.16, n. 2, 2005.

________. STS education: a rose by any other name. In: CROSS, R. (Ed.): A vision for Science Education: responding to the work of Peter J. Fensham. New York: Routledge Falmer, p. 59-75, 2003.

________. What is STS science teaching? In: SOLOMON, J.; AIKENHEAD, G. STS education: international perspectives on reform. New York: Teachers College Press, 1994, p. 47-59, 1994.

AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: ampliando a participação. In: SANTOS, W. L. P.; AULER, D. (Coord.). CTS e educação científica. Brasília: UnB, p. 73-97, 2011.

________. Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no contexto da formação de professores de Ciências. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

________; BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no con-texto educacional brasileiro. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 1. p. 1-13, 2001.

BAZZO, W.A. Ciência, Tecnologia e Sociedade e o contexto da educação tecnológi-ca. 5.ed. ver. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2015.

________; Von LINSINGEN, I; PEREIRA, L.T.V. (Eds.). Introdução aos Estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Madrid: OEI, 2003.

BONETT, L. P.; MACHADO, T.; BIANCHI, V. L. T.; FERNANDES, D. O.; AL-MEIDA, M. Percepção de alunos do Ensino Médio sobre ciência e tecnologia. EDU-CERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 8, n. 2, p. 95-117, jul./dez. 2008.

CEREZO, J. A. L. Ciencia, Tecnología y Sociedade: el estado de la cuestion en la Euro-pa y Estados Unidos. In: Educación, Ciencia, Tecnología y Sociedad. Documentos de trabajo nº 3, Centro de Altos Estudios Universitarios de la OEI, p. 23-36, 2009.

CHRISPINO, A.; LIMA, L. S. de; ALBUQUERQUE, M. B. de; FREITAS, C. C. de; SILVA, M. A. F. B. da. A Área CTS no Brasil vista como Rede Social: Onde Apren-demos? Ciência e Educação, v. 19, n. 2, p. 455-479, Bauru, 2013.

CRUZ, S. M. S. C.; ZYLBERSZTAJN, A. O enfoque ciência, tecnologia e sociedade e a aprendizagem centrada em eventos. In: PIETROCOLA, M. (Org.). Ensino de Fí-sica: conteúdo e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Ed. da UFSC, p. 171 – 196, 2001.

DAGNINO, R. As trajetórias dos estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade e da política científica e tecnológica na Ibero-américa. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 2, p. 3 – 36, 2008.

________; THOMAS, H.; DAVYT, A. El Pensamiento en Ciencia, Tecnología y Socie-dad en Latinoamérica: una interpretación política de su trayectoria. Redes, n. 7, p. 13 – 51, 1996.

GARCIA, M. I. G.; CEREZO, J. A.; LOPEZ, J. L. Ciencia v Tecnología y Sociedad: una introducción al estudio social de la ciencia y la tecnología. Madrid: Editorial Tecnos, 1996.

KOEPSEL, R. CTS no Ensino Médio: Aproximando a Escola da Sociedade. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Floria-nópolis. 2003. 132 f.

LINSINGEN, V. I. Perspectiva educacional CTS: aspectos de um campo em consolida-ção na América Latina. Ciência & Ensino, v. 1, número especial, nov., 2007.

MIRANDA, E. M. Tendências das Perspectivas Ciência, Tecnologia e Sociedade nas Áreas da Educação e Ensino de Ciências: Uma Análise a partir de Teses e Disserta-ções Brasileiras e Portuguesas. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos. 2012. 292 f.

MOREIRA, A. M.; AIRES, J. A. A.; LORENZETTI, L. Abordagem CTS e o conceito química verde: possíveis contribuições para o ensino de química. Actio Docência em Ciências. v. 2, n. 2, Curitiba, p. 193-210, jul./set, 2017.

NASCIMENTO, G. T.; LINSINGEN, I. V. Articulações entre o enfoque CTS e a pe-dagogia de Paulo Freire como base para o ensino de ciências. Convergencia, v. 13, n. 42, p. 95-116. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?sript=sci_arttext&pid=S1405-14352006000300006&lng=es&tlng=pt>. Acesso em 18 de jul. 20.

PEDRETTI, E. G.; HEWITT, G.; ROMKEY, L.; BENCZE, L. Promoting issues-based STSE: perspectives in science teacher education: problems of identity and ideology. Science & Education, v. 17, n. 8-9, p. 941-960, 2008.

PINHEIRO, N. A. M. Educação Crítico-Reflexiva para um Ensino Médio Científico-Tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino-aprendizagem do conhecimento matemático. Tese (Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2005.

RODRÍGUEZ; A. S. M.; PINO, J. C. D. Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): Perspectivas Teóricas sobre Educação Científica e Desenvolvimento na América Latina. Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 6, n. 2, 2017.

SANTOS, W. L. P. dos. Significados da educação científica com enfoque CTS. CTS e educação científica: desafios, tendências de pesquisas. Wildson Luiz Pereira dos Santos, Décio Auler (organizadores). Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011.

________. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência e Ensino, v. 01, número especial. 2007. Disponível em: < http://prc.ifsp.edu.br/ojs/index.php/cienciaeensino/article/view/149/120>. Acesso em: 08 jul. 20.

_________. Educação científica humanística em uma perspectiva freireana: resgatando a função do ensino de CTS. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 1, p. 109-131. 2008.

_________; MORTIMER, E. F. Abordagem de aspectos sociocientíficos em aulas de Ciências: possibilidades e limitações. Investigações em Ensino de Ciências, 14(2), p.191-218, 2009.

________; _______. Uma Análise de Pressupostos Teóricos da Abordagem CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no Contexto da Educação Brasileira. Revista Ensaio, UFMG, v. 2, n. 2, p. 1 – 23, 2002.

SANTOS, S. M. O; MÓL, G. S. Critérios de avaliação do livro didático de Química para o Ensino Médio. In: IV ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 5. Bauru, São Paulo. Anais do VI Encontro de Pesquisa em Ensino de Ciências. Bauru. 2005. CDROM

SOLOMON. Methods of teaching STS. In: McCORMICK, R., MURPHY, P., HARRISON, M. (Eds.). Teaching and learning technology. Workingham: Addison-Wesley Publishing Company & The Open University, p.243 – 250, 1993.

STRIEDER, R.B. Abordagens CTS na educação científica no Brasil: sentidos e perspectivas. Tese de Doutorado em Ciências/Ensino de Física - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

VILCHES, A.; GIL-PÉREZ, D.; PRAIA, J. De CTS a CTSA: educación por un futuro sostenible. In:_____; AULER, D. (Orgs.) CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília: Editora Universidade de Brasília. p. 185-209, 2011.

VIEIRA, R. M.; TENREIRO-VIEIRA, C.; MARTINS, I. Educação em ciências com orientação CTS. Porto, Portugal: Areal Editores, 2011.

ZAUITH, G.; OGATA, M. N.; HAYASHI, M. C. P. I. Um Breve Panorama sobre a Educação CTS no Brasil. Ciência, Tecnologia e Sociedade: desafios da construção do conhecimento. Wanda Aparecida Machado Hoffmann (organizadores). São Carlos: EdUFSCar. 2011. 313 p.

Downloads

Publicado

26-09-2023

Como Citar

SANTOS, Diego Marlon. CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: O MOVIMENTO CTS NA EDUCACÃO CIENTÍFICA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1259–1286, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i3.2023-015. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/10651. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos