CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: O MOVIMENTO CTS NA EDUCACÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-015Palavras-chave:
Caracterização, Educação Científica, Enfoque CTSResumo
No panorama atual, há a necessidade da efetivação de propostas de ensino com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na educação científica visando concretizar uma formação que seja capaz de contribuir, dentre outros aspectos, para a compreensão das relações entre o conhecimento científico e tecnológico, no contexto de uma sociedade em constantes transformações. Nessa perspectiva é importante a discussão das questões de âmbito social e os impactos positivos ou negativos decorrentes dos avanços científi-cos e tecnológicos, no intento de possibilitar uma educação científica em que os alunos se posicionem criticamente a respeito deles, a fim de buscar soluções e tomada de deci-sões, que são pontos essenciais para as mudanças exigidas nos diversos campos socioe-conômico e cultural que compõem a vida cotidiana. Este trabalho traz reflexões sobre a importância da inserção das questões sociais na Educação Científica e que possam pro-mover ações que mobilizem uma compreensão mais significativa das relações CTS dos estudantes envolvidos e o desenvolvimento das capacidades dos alunos de se tornarem como cidadãos esclarecidos responsáveis em um mundo cada vez mais afetado pela ci-ência e pela tecnologia.
Referências
ACEVEDO, J. A.; VÁZQUEZ, A.; MANASSERO, M. A. El movimento Ciencia, Tecnologia y Sociedade de las ciências. Sala de Leituras CTS+I de la OEI. 2003. Disponível em: < https://www.oei.es/historico/salactsi/acevedo13.htm#2>. Acesso em 19 jul. 2020.
AIKENHEAD, G. S. Educación Ciencia-Tecnología-Sociedad (CTS): uma buena idea como queira que se llame. Educación Química, v.16, n. 2, 2005.
________. STS education: a rose by any other name. In: CROSS, R. (Ed.): A vision for Science Education: responding to the work of Peter J. Fensham. New York: Routledge Falmer, p. 59-75, 2003.
________. What is STS science teaching? In: SOLOMON, J.; AIKENHEAD, G. STS education: international perspectives on reform. New York: Teachers College Press, 1994, p. 47-59, 1994.
AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: ampliando a participação. In: SANTOS, W. L. P.; AULER, D. (Coord.). CTS e educação científica. Brasília: UnB, p. 73-97, 2011.
________. Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no contexto da formação de professores de Ciências. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
________; BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no con-texto educacional brasileiro. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 1. p. 1-13, 2001.
BAZZO, W.A. Ciência, Tecnologia e Sociedade e o contexto da educação tecnológi-ca. 5.ed. ver. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2015.
________; Von LINSINGEN, I; PEREIRA, L.T.V. (Eds.). Introdução aos Estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Madrid: OEI, 2003.
BONETT, L. P.; MACHADO, T.; BIANCHI, V. L. T.; FERNANDES, D. O.; AL-MEIDA, M. Percepção de alunos do Ensino Médio sobre ciência e tecnologia. EDU-CERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 8, n. 2, p. 95-117, jul./dez. 2008.
CEREZO, J. A. L. Ciencia, Tecnología y Sociedade: el estado de la cuestion en la Euro-pa y Estados Unidos. In: Educación, Ciencia, Tecnología y Sociedad. Documentos de trabajo nº 3, Centro de Altos Estudios Universitarios de la OEI, p. 23-36, 2009.
CHRISPINO, A.; LIMA, L. S. de; ALBUQUERQUE, M. B. de; FREITAS, C. C. de; SILVA, M. A. F. B. da. A Área CTS no Brasil vista como Rede Social: Onde Apren-demos? Ciência e Educação, v. 19, n. 2, p. 455-479, Bauru, 2013.
CRUZ, S. M. S. C.; ZYLBERSZTAJN, A. O enfoque ciência, tecnologia e sociedade e a aprendizagem centrada em eventos. In: PIETROCOLA, M. (Org.). Ensino de Fí-sica: conteúdo e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Ed. da UFSC, p. 171 – 196, 2001.
DAGNINO, R. As trajetórias dos estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade e da política científica e tecnológica na Ibero-américa. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 2, p. 3 – 36, 2008.
________; THOMAS, H.; DAVYT, A. El Pensamiento en Ciencia, Tecnología y Socie-dad en Latinoamérica: una interpretación política de su trayectoria. Redes, n. 7, p. 13 – 51, 1996.
GARCIA, M. I. G.; CEREZO, J. A.; LOPEZ, J. L. Ciencia v Tecnología y Sociedad: una introducción al estudio social de la ciencia y la tecnología. Madrid: Editorial Tecnos, 1996.
KOEPSEL, R. CTS no Ensino Médio: Aproximando a Escola da Sociedade. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Floria-nópolis. 2003. 132 f.
LINSINGEN, V. I. Perspectiva educacional CTS: aspectos de um campo em consolida-ção na América Latina. Ciência & Ensino, v. 1, número especial, nov., 2007.
MIRANDA, E. M. Tendências das Perspectivas Ciência, Tecnologia e Sociedade nas Áreas da Educação e Ensino de Ciências: Uma Análise a partir de Teses e Disserta-ções Brasileiras e Portuguesas. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos. 2012. 292 f.
MOREIRA, A. M.; AIRES, J. A. A.; LORENZETTI, L. Abordagem CTS e o conceito química verde: possíveis contribuições para o ensino de química. Actio Docência em Ciências. v. 2, n. 2, Curitiba, p. 193-210, jul./set, 2017.
NASCIMENTO, G. T.; LINSINGEN, I. V. Articulações entre o enfoque CTS e a pe-dagogia de Paulo Freire como base para o ensino de ciências. Convergencia, v. 13, n. 42, p. 95-116. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?sript=sci_arttext&pid=S1405-14352006000300006&lng=es&tlng=pt>. Acesso em 18 de jul. 20.
PEDRETTI, E. G.; HEWITT, G.; ROMKEY, L.; BENCZE, L. Promoting issues-based STSE: perspectives in science teacher education: problems of identity and ideology. Science & Education, v. 17, n. 8-9, p. 941-960, 2008.
PINHEIRO, N. A. M. Educação Crítico-Reflexiva para um Ensino Médio Científico-Tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino-aprendizagem do conhecimento matemático. Tese (Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2005.
RODRÍGUEZ; A. S. M.; PINO, J. C. D. Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): Perspectivas Teóricas sobre Educação Científica e Desenvolvimento na América Latina. Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 6, n. 2, 2017.
SANTOS, W. L. P. dos. Significados da educação científica com enfoque CTS. CTS e educação científica: desafios, tendências de pesquisas. Wildson Luiz Pereira dos Santos, Décio Auler (organizadores). Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011.
________. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência e Ensino, v. 01, número especial. 2007. Disponível em: < http://prc.ifsp.edu.br/ojs/index.php/cienciaeensino/article/view/149/120>. Acesso em: 08 jul. 20.
_________. Educação científica humanística em uma perspectiva freireana: resgatando a função do ensino de CTS. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 1, p. 109-131. 2008.
_________; MORTIMER, E. F. Abordagem de aspectos sociocientíficos em aulas de Ciências: possibilidades e limitações. Investigações em Ensino de Ciências, 14(2), p.191-218, 2009.
________; _______. Uma Análise de Pressupostos Teóricos da Abordagem CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no Contexto da Educação Brasileira. Revista Ensaio, UFMG, v. 2, n. 2, p. 1 – 23, 2002.
SANTOS, S. M. O; MÓL, G. S. Critérios de avaliação do livro didático de Química para o Ensino Médio. In: IV ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 5. Bauru, São Paulo. Anais do VI Encontro de Pesquisa em Ensino de Ciências. Bauru. 2005. CDROM
SOLOMON. Methods of teaching STS. In: McCORMICK, R., MURPHY, P., HARRISON, M. (Eds.). Teaching and learning technology. Workingham: Addison-Wesley Publishing Company & The Open University, p.243 – 250, 1993.
STRIEDER, R.B. Abordagens CTS na educação científica no Brasil: sentidos e perspectivas. Tese de Doutorado em Ciências/Ensino de Física - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
VILCHES, A.; GIL-PÉREZ, D.; PRAIA, J. De CTS a CTSA: educación por un futuro sostenible. In:_____; AULER, D. (Orgs.) CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília: Editora Universidade de Brasília. p. 185-209, 2011.
VIEIRA, R. M.; TENREIRO-VIEIRA, C.; MARTINS, I. Educação em ciências com orientação CTS. Porto, Portugal: Areal Editores, 2011.
ZAUITH, G.; OGATA, M. N.; HAYASHI, M. C. P. I. Um Breve Panorama sobre a Educação CTS no Brasil. Ciência, Tecnologia e Sociedade: desafios da construção do conhecimento. Wanda Aparecida Machado Hoffmann (organizadores). São Carlos: EdUFSCar. 2011. 313 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educere - Revista da Educação da UNIPAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.