IDEOLOGIA, DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICO-FILOSÓFICAS DE MARILENA CHAUÍ

Autores

  • Viviane Rosa da Silva Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Mariana Affonso Penna Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-013

Palavras-chave:

Ideologia, Educação, Democracia, Discurso Competente

Resumo

Este artigo explora algumas importantes contribuições de Marilena Chauí sobre temas fundamentais como ideologia, democracia e educação. Após apresentar as origens do termo ideologia, a autora adota a conceituação marxiana para criticar a ideologia propagada pela classe dominante, que se apoia na ideia de liberdade e meritocracia para manter a desigualdade social e preservar seus interesses. Chauí considera que a ideologia, através do discurso competente, cria um mecanismo poderoso que obscurece o verdadeiro saber e impede a formação de uma consciência crítica nos indivíduos. Suas análises também abordam a democracia, questionando a sua prática real diante das desigualdades presentes na sociedade. A autora convida a uma reflexão profunda sobre as estruturas de poder e as relações de dominação que permeiam a vida social. Além disso, Chauí traz uma perspectiva transformadora para a educação, enfatizando a necessidade de um ensino dialógico, emancipatório e comprometido com a formação de cidadãos críticos, capazes de enfrentar os desafios da sociedade contemporânea. Por fim, o estudo aqui apresentado abre caminhos para futuras problematizações acerca do conceito de ideologia, reconhecendo as contribuições de Chauí, porém ressaltando a importância de uma abordagem mais porosa e flexível, com base na discussão sobre a experiência em Thompson e valendo-se do conceito de hegemonia em Gramsci. Em suma, as ideias de Marilena Chauí nos convidam a uma profunda reflexão sobre as estruturas sociais, as desigualdades e a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e consciente de suas contradições e potencialidades. 

Referências

CHAUÍ, Marilena. A questão democrática. In: Cultura e democracia: o discurso com-petente e outras falas. São Paulo: Cortez, 2014.

CHAUI, Marilena. Ideologia e educação. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 42, n. 1, p. 245-258, 2016. DOI: 10.1590/S1517-

CHAUÍ, Marilena. O discurso competente. In: Cultura e democracia: o discurso com-petente e outras falas. São Paulo: Cortez, 2014.

CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. Coleção Primeiros Passos, v.6. São Paulo: Círculo do livro, 1980.

COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento político. Editora Civilização Brasileira, 1999.

GRUPPI, Luciano. O Conceito de Hegemonia em Gramsci. Rio de Janeiro: Civiliza-ção Brasileira, 1979.

JACOMINI, Márcia Aparecida; PERRELLA, Cileda dos Santos Sant'Anna; PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira; BELLO, Isabel Melero. Democracia na escola: possibili-dades e desafios. In: Educere - Revista da Educação, v. 19, n. 1, p. 195-219. Disponí-vel em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/6995 . Acesso em 21 de agosto de 2023

LEFORT, Claude. Esboço de uma gênese da ideologia nas sociedades modernas. In: As formas da História: Ensaios de Antropologia política. p. 295-345.

THOMPSON, Edward Palmer. Algumas observações sobre classe e “falsa consciên-cia” In: As peculiaridades dos ingleses. Unicamp, 2012.

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 2011.

Downloads

Publicado

22-09-2023

Como Citar

DA SILVA, Viviane Rosa; PENNA, Mariana Affonso. IDEOLOGIA, DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICO-FILOSÓFICAS DE MARILENA CHAUÍ. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1227–1241, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i3.2023-013. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/10600. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos