IDEOLOGIA, DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICO-FILOSÓFICAS DE MARILENA CHAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-013Palavras-chave:
Ideologia, Educação, Democracia, Discurso CompetenteResumo
Este artigo explora algumas importantes contribuições de Marilena Chauí sobre temas fundamentais como ideologia, democracia e educação. Após apresentar as origens do termo ideologia, a autora adota a conceituação marxiana para criticar a ideologia propagada pela classe dominante, que se apoia na ideia de liberdade e meritocracia para manter a desigualdade social e preservar seus interesses. Chauí considera que a ideologia, através do discurso competente, cria um mecanismo poderoso que obscurece o verdadeiro saber e impede a formação de uma consciência crítica nos indivíduos. Suas análises também abordam a democracia, questionando a sua prática real diante das desigualdades presentes na sociedade. A autora convida a uma reflexão profunda sobre as estruturas de poder e as relações de dominação que permeiam a vida social. Além disso, Chauí traz uma perspectiva transformadora para a educação, enfatizando a necessidade de um ensino dialógico, emancipatório e comprometido com a formação de cidadãos críticos, capazes de enfrentar os desafios da sociedade contemporânea. Por fim, o estudo aqui apresentado abre caminhos para futuras problematizações acerca do conceito de ideologia, reconhecendo as contribuições de Chauí, porém ressaltando a importância de uma abordagem mais porosa e flexível, com base na discussão sobre a experiência em Thompson e valendo-se do conceito de hegemonia em Gramsci. Em suma, as ideias de Marilena Chauí nos convidam a uma profunda reflexão sobre as estruturas sociais, as desigualdades e a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e consciente de suas contradições e potencialidades.
Referências
CHAUÍ, Marilena. A questão democrática. In: Cultura e democracia: o discurso com-petente e outras falas. São Paulo: Cortez, 2014.
CHAUI, Marilena. Ideologia e educação. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 42, n. 1, p. 245-258, 2016. DOI: 10.1590/S1517-
CHAUÍ, Marilena. O discurso competente. In: Cultura e democracia: o discurso com-petente e outras falas. São Paulo: Cortez, 2014.
CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. Coleção Primeiros Passos, v.6. São Paulo: Círculo do livro, 1980.
COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento político. Editora Civilização Brasileira, 1999.
GRUPPI, Luciano. O Conceito de Hegemonia em Gramsci. Rio de Janeiro: Civiliza-ção Brasileira, 1979.
JACOMINI, Márcia Aparecida; PERRELLA, Cileda dos Santos Sant'Anna; PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira; BELLO, Isabel Melero. Democracia na escola: possibili-dades e desafios. In: Educere - Revista da Educação, v. 19, n. 1, p. 195-219. Disponí-vel em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/6995 . Acesso em 21 de agosto de 2023
LEFORT, Claude. Esboço de uma gênese da ideologia nas sociedades modernas. In: As formas da História: Ensaios de Antropologia política. p. 295-345.
THOMPSON, Edward Palmer. Algumas observações sobre classe e “falsa consciên-cia” In: As peculiaridades dos ingleses. Unicamp, 2012.
THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educere - Revista da Educação da UNIPAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.