ECO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO VALE DO ARAGUAIA

Autores

  • Vanderley José de Oliveira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-016

Palavras-chave:

Eco, Complexidade, Formação, Vale do Araguaia

Resumo

O presente recorte propõe refletir sobre o pensamento complexo e transdisciplinar no universo formativo dos professores inseridos na Amazônia Legal, contexto do Vale do Araguaia tocantinense. De forma, também, a inserir a linguagem nessas reflexões, visto que ela é ponte para qualquer diálogo, seja filosófico, literário ou educacional. E mais, a trilha reflexiva trabalha numa perspectiva que a dimensão humana dos envolvidos no Ensino Fundamental, anos iniciais (1ª ao 5ª ano), seja fator fundante na relação com o saber formativo, principalmente como ato cognitivo, relacionado ao letramento das crianças deste contexto amazônico. O percurso metodológico da investigação figura-se como pesquisa documental, com ênfase em Morin (1977), Nicolescu (1999) e Pinho (2007), dentre outros. Neste contexto, visto por muitos como pós-moderno, tais fundamentos ontológicos, epistemológicos e metodológicos da complexidade, transdisciplinaridade e linguagem mostram-se como eixos teóricos norteadores de uma possível formação continuada em serviço de professores que vivem na geografia transitória amazônida, que vivencia no contexto econômico certo desenvolvimento, porém, ironicamente, na educação, ainda se teve o olhar, tão pouco, o investimento devido.

Referências

Bickerton, D. (1990). Language and Species. University of Chicago Press.

BRASIL. Ministério da Economia. Instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE). Brasil em síntese: território. Site: https://brasilemsintese.ibge.gov.br/. Disponível em: <https://brasilemsintese.ibge.gov.br/territorio.html>. Data do acesso: 26 de maio de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Resultados e Metas. Disponível em: <http://ideb.inep.gov.br/>. Data do acesso: 03 de junho de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação do estado do Tocantins (SEDUC-TO). Censo Escolar - 2018. Disponível em: <http://www3.seduc.mt.gov.br/-/8221360-censo-escolar?ciclo=>. Data do acesso: 03 de junho de 2023.

BRASIL. Ministério da Fazenda, Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ). Base de Limites Municipais do Tocantins. Site:<https://www.to.gov.br/>. Disponível em:<https://www.to.gov.br/sefaz/base-de-limites-municipais-do-tocantins/3oo7bhtn2qg6>. Acesso em 5 de junho de 2023.

Chomsky, N. (1957). Syntactic Structures. Mouton.

Crystal, D. (1997). English as a Global Language. Cambridge University Press.

Epstein, J. L. (2001). School, Family, and Community Partnerships: Preparing Educators and Improving Schools. Westview Press.

Fullan, M. (2014). Leading in a Culture of Change. Wiley.

Goleman, D. (1995). Emotional Intelligence: Why It Can Matter More Than IQ. Bantam.

Hall, E. T. (1976). Beyond Culture. Anchor.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica - 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003.

Maffi, L. (Ed.). (2001). On Biocultural Diversity: Linking Language, Knowledge, and the Environment. Smithsonian Institution Press.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo (1977). Ed. 5º. Tradução de Eliane Lisboa. Porto Alegre: Editora Sulina, 2015.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução de Lúcia Pereira de Souza. Editora Tirom, 1999.

Nussbaum, M. C. (2010). Not for Profit: Why Democracy Needs the Humanities. Princeton University Press.

PAZ, Octavio. O Arco e a lira. Tradução de Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

Piaget, J. (1973). To Understand is to Invent: The Future of Education. Grossman.

PINHO, Maria José de. Conteúdos que embasam diretrizes para formação de professores: é possível pensar complexo? Revista Humanidades e Inovação v.8, n.43, 2021.

SILVA, Geovana de Andrade e. RIBEIRO, Jeovana Nunes. A educação inclusiva e a formação profissional em serviço social. Educere - Revista da Educação da UNIPAR| v. 23 n. 1 (2023),| jan. – mar. 2023 | Disponível em: Acesso em: 25 de Ago. 2023.

Vygotsky, L. S. (1978). Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Harvard University Press.

Whorf, B. L. (1956). Language, Thought, and Reality: Selected Writings of Benjamin Lee Whorf. MIT Press.

Downloads

Publicado

26-09-2023

Como Citar

DE OLIVEIRA, Vanderley José; DE PINHO, Maria José. ECO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO VALE DO ARAGUAIA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1287–1299, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i3.2023-016. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/10602. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos