FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: PONDERAÇÕES CONTEMPORÂNEAS
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-002Palavras-chave:
Formação Docente, Historicidade, ProfissionalizaçãoResumo
O presente artigo discute acerca de aspectos históricos acerca da formação e profissionalização docente no Brasil, que se delineia a partir de uma linha cronológica do século XVI, abordando seus reflexos na sociedade contemporânea. Diante disso, o objetivo geral consiste em analisar o processo histórico de formação e profissionalização docente no Brasil e suas reverberações na atualidade. O percurso metodológico constitui-se de abordagem qualitativa, tendo como método um estudo de caráter bibliográfico, que se respalda em um levantamento de obras científicas publicadas, com aporte teórico de Nóvoa (1999), Saviani (2008) e Vicentini e Lugli (2009). Nesse decurso, observa-se avanços e retrocessos, vivenciados no seio da sociedade capitalista no Brasil. Ademais, percebe-se a intensidade da luta dos professores por melhorias, bem como o reconhecimento de sua profissão ao longo do período analisado. Conclui-se que o processo de formação e profissionalização docente é marcado por desafios e conquistas ao longo da História, com reverberações na educação e na formação de seres humanos.
Referências
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: geral e do Brasil. 3. ed. Rev. ampl. São Paulo: Moderna, 2006.
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
COSTA, Júlio Resende; SANTOS, Sônia Maria dos. Relevância e contribuição das fontes orais para a historiografia da educação: uma pequena discussão epistemológica sobre a História Oral. Educere - Revista da Educação da UNIPAR, v. 23, n. 2, p. 1-22, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-003. Acesso em: 09 ago. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: os saberes necessários à prática educativa. 57. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 9-29.
NÓVOA, Antônio. Profissão docente. Porto: Editora Porto, 1999.
SAVIANI, Dermeval. Política educacional brasileira: limites e perspectivas. Revista de Educação PUC-Campinas, n. 24, p. 7-16, 2008. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/108. Acesso em: 8 mar. 2023.
VICENTINI, Paula Perin; LUGLI, Rosário Genta. História da Profissão Docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educere - Revista da Educação da UNIPAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.