FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: PONDERAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

Autores

  • Bruna Gonçalo do Nascimento Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Francisca Fabiana Bento de Oliveira Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Beatriz de Pontes Medeiros Andrade Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Anne Heide Vieira Bôto Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Maria de Fátima Cavalcante Gomes Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Maria Fabilene Bento Oliveira de Sousa Faculdade Padre Dourado (FACPED)
  • Maria Julieta Fai Serpa e Sales Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Maria Marina Dias Cavalcante Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-002

Palavras-chave:

Formação Docente, Historicidade, Profissionalização

Resumo

O presente artigo discute acerca de aspectos históricos acerca da formação e profissionalização docente no Brasil, que se delineia a partir de uma linha cronológica do século XVI, abordando seus reflexos na sociedade contemporânea. Diante disso, o objetivo geral consiste em analisar o processo histórico de formação e profissionalização docente no Brasil e suas reverberações na atualidade. O percurso metodológico constitui-se de abordagem qualitativa, tendo como método um estudo de caráter bibliográfico, que se respalda em um levantamento de obras científicas publicadas, com aporte teórico de Nóvoa (1999), Saviani (2008) e Vicentini e Lugli (2009). Nesse decurso, observa-se avanços e retrocessos, vivenciados no seio da sociedade capitalista no Brasil. Ademais, percebe-se a intensidade da luta dos professores por melhorias, bem como o reconhecimento de sua profissão ao longo do período analisado. Conclui-se que o processo de formação e profissionalização docente é marcado por desafios e conquistas ao longo da História, com reverberações na educação e na formação de seres humanos.

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: geral e do Brasil. 3. ed. Rev. ampl. São Paulo: Moderna, 2006.

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

COSTA, Júlio Resende; SANTOS, Sônia Maria dos. Relevância e contribuição das fontes orais para a historiografia da educação: uma pequena discussão epistemológica sobre a História Oral. Educere - Revista da Educação da UNIPAR, v. 23, n. 2, p. 1-22, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-003. Acesso em: 09 ago. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: os saberes necessários à prática educativa. 57. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 9-29.

NÓVOA, Antônio. Profissão docente. Porto: Editora Porto, 1999.

SAVIANI, Dermeval. Política educacional brasileira: limites e perspectivas. Revista de Educação PUC-Campinas, n. 24, p. 7-16, 2008. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/108. Acesso em: 8 mar. 2023.

VICENTINI, Paula Perin; LUGLI, Rosário Genta. História da Profissão Docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009.

Downloads

Publicado

22-08-2023

Como Citar

DO NASCIMENTO, Bruna Gonçalo; DE OLIVEIRA, Francisca Fabiana Bento; ANDRADE , Beatriz de Pontes Medeiros; BÔTO , Anne Heide Vieira; GOMES , Maria de Fátima Cavalcante; DE SOUSA, Maria Fabilene Bento Oliveira; E SALES , Maria Julieta Fai Serpa; CAVALCANTE , Maria Marina Dias. FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: PONDERAÇÕES CONTEMPORÂNEAS. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1060–1071, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i3.2023-002. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/10531. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos