CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO E VOZ DOS PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO PARANÁ-BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-004Palavras-chave:
condições ambientais, professores, qualidade de voz;, ruído ambientalResumo
Algumas condições do ambiente de trabalho, entre elas, o ruído, tem o potencial de afetar a saúde dos professores e podem comprometer a saúde vocal dos docentes, bem com sua qualidade de vida. O estudo proposto teve como objetivo avaliar a percepção dos docentes de Instituições de Nível Superior no Estado do Paraná sobre as condições ambientais de trabalho com ênfase no ruído. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Tuiuti do Paraná parecer nº: 3.403.329. Foi utilizado o protocolo sobre condições ambientais, bem como, foi medido o nível equivalente de ruído de fundo das salas de aula, de acordo com as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, Norma Regulamentadora 10. 151 e 10.152. Como resultados principais pode-se dizer que a maioria dos docentes percebe que, as condições de ruído em sala de aula, podem interferir na aprendizagem dos alunos e promover esforço vocal por parte dos professores. O ruído de fundo obtido nas medições realizadas nas salas de aula, mostraram níveis acima dos estabelecidos como sendo de conforto acústico para salas de aula. Considerando os resultados obtidos enfatiza-se a importância da implantação de políticas e programas voltados à conscientização e a prevenção de problemas de saúde do professor em todos os níveis educacionais.
Referências
ABNT NBR 10152, Acústica – Níveis de pressão sonora em ambientes internos a edifi-cações.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT) Níveis de ruído para conforto acústico. Norma Regulamentadora 10152 -NBR. Dez 1987.
BEHLAU M, ZAMBON F, GUERRIERI AC, ROY N, GVP. Panorama epidemiológi-co sobre a voz do professor no Brasil [Internet]. In: 17º Congresso Brasileiro de Fono-audiologia e 1º Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia; 2009 Out 21-24; Salva-dor. Disponível em: http://www.sbfa.org.br/portal/anais2009/resumos/R1511-1.pdf.Acesso em 20 de maio de 2019.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de vigilância em saúde. Departamen-to de vigilância em saúde ambiental e saúde do trabalhador. Distúrbio de voz relaciona-do ao trabalho – DVRT /Protocolos de Complexidade Diferenciada– Brasília: ministério da saúde, 2018.
CIELO, C. A.; RIBEIRO; V. V. Autoavaliação vocal de professores de Santa Ma-ria/RS. In: Rev. CEFAC.; 17(4):1152-1160, jul-ago, 2015.
COELHO, S. C. et al.. Relação entre fadiga vocal e qualidade de vida relacionada à voz em professores universitários. CoDAS, v. 33, n. 5, p. e20200174, 2021.
DALCOR, N.S; ARAÚJO, T.M.; REIS, E.J.F.F; PORTO, L.A.;CARVALHO,F.M.;SILVA, M.O.;BARBALHA, L.; ANDRADE, J.M. Condi-ções de trabalho e saúde dos professores. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro. Jan-fev, 2004. 20(1)187-196.
DEPOLLI, G. T.; FERNANDES, D. N. do S.; COSTA, M. R. B.; COELHO, S. C.; AZEVEDO, E. H. M.; GUIMARAES, M. F. Fadiga e Sintomas Vocais em Professores Universitários. Distúrbios da Comunicação, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 225–233, 2019. DOI: 10.23925/2176-2724.2019v31i2p225-233. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/40618. Acesso em: 22 jul. 2023.
DOMÍNGUEZ-ALONSO, J. et al. Perturbación de la voz en docentes. Revista Españo-la de Salud Pública. 2019, v. 93, e201908055. Disponible en: <>. Epub 12 Oct 2020. ISSN 2173-9110.
DUFFY OM, HAZLETT DE. The impact of preventive voice care programs for training teachers: a longitudinal study. J voice. 2004;18(1):63-70
FUESS, Vera LR; LORENZ, Maria Cecília. Disfonia em professores do ensino munici-pal: prevalência e fatores de risco. Rev. Bras. Otorrinolaringol. São Paulo, v. 69, n. 6, p. 807-812, dezembro de 2003. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992003000600013&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 02 de abril de 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992003000600013.
HERMES, E; BASTOS, P.R. H.O. Prevalência De Sintomas Vocais Em Professores Na Rede Municipal De Ensino Em Campo Grande – Ms. Rev. CEFAC. 2015 Set-Out; 17(5):1541-1555
NABELEK AK, NABELEK I. Room acoustics and speech perception. In: Katz J. Handbook of clinical audiology. 3a ed. Baltimore, Williams & Wilkins; 1985.
ROCHA,M.L.; BACH, L.S.;AMARAL, L.P.; BEHLAU, M. e SOUZA, D.M.L..Fatores de Risco para a Incidência de Distúrbios da Voz Percebidos em Profes-sores do Ensino Fundamental e Médio. Journal of Voice.Volume 31, Edição 2 , março de 2017 , páginas 258.e7-258.e12. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0892199716300236. Acesso em 1 de abril.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educere - Revista da Educação da UNIPAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.