RECONTEXTUALIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO - SOFTWARES EDUCACIONAIS LIVRES - NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-023Palavras-chave:
Recontextualização, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente, ComoditizaçãoResumo
As políticas educacionais brasileiras têm recontextualizado as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e reconfigurado a formação e o trabalho docente. Discutimos a tendência das TIC como recurso didático mediador no processo ensino e aprendizagem. Assumimos como base teórico-metodológica a Análise Crítica de Discurso (ACD) nos termos formulados por Norman Fairclough (2016), que reitera o conceito de recontextualização no sentido estrutural e de escala, destacando as mudanças sociais atuais. A análise concentra-se na TIC numa perspectiva dinamizadora, agregando valores aos profissionais da educação e auxiliando o processo ensino e aprendizagem através dos softwares livres. Assim, nossa atenção está direcionada aos sentidos atribuídos às tecnologias da informação e da comunicação no discurso da “comoditização” a partir de práticas discursivas presentes nos documentos. Com base em reflexões críticas e inferências linguísticas, buscamos dimensionar a concepção político-ideológico presente nos discursos que são articulados com o “imaginário tecno-ideológico” na promoção de formulações hegemônicas centradas especialmente na precarização do trabalho docente e a consequente desinstitucionalização da escola pública.
Referências
ARAÚJO, Samuel Alves de, ALVES, Fábio José da e COSTA, Acylena Coelho. Sequência de atividades de radiciação com geogebra, Produto educacional vinculado à dissertação “Ensino de radiciação com o uso do geogebra” (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) Universidade do Estado do Pará, 2019
ARAÚJO, Wellington Alves de; GOMES, A. M. F. O geogebra como recurso didático no ensino da geometria analítica. V Coloquio Internacional "Educação e Contemporaniedade". São Cristovão, 2011.
BARRETO, Raquel Goulart. Discurso, Tecnologias, Educação. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009.
BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologias na educação brasileira: de contexto em contexto. Revista Educação e Cultura Contemporânea. Rio de Janeiro, v. 16, n. 43, p. 218-234, abr.-jun. 2019.
BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Vozes: Petrópolis, 1996
_____. Das pedagogias aos conhecimentos. In: MORAIS, Ana; NEVES, Isabel; DAVIES, Brian; DANIELS, Harry (Org.). Rumo a uma Sociologia da Pedagogia: a contribuição de Basil Bernstein para pesquisar. Tradução de Tiago Neves. Londres: Peter Lang, 2001.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Um ensaio sobre concepções a sustentarem sua prática pedagógica e produção de conhecimento da Educação Matemática. In: Flores, C.R. e Cassiani, S.. (Org.). Um ensaio sobre concepções a sustentarem sua (da educação matemática) prática pedagógica e produção de conhecimento. 1ªed.Campinas: Mercado das Letras, 2013, v. 01, p. 17-31.
BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática.3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, v. Tendências em Educação Matemática, 2007.
BORBA, Marcelo de Carvalho. Softwares e internet na sala de aula de matemática - X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador - BA. 2010. Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/gpimem/downloads/artigos/borba/marceloxenen.PDF>. Acesso em: 15 fev. 2021.
BRUGNERA, Elisangela Dias; Circe Mari Silva da Silva. GEOGEBRA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E GEOMETRIA ANALÍTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 153-172, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i3.10622. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10622. Acesso em: 2 fev. 2021.
FAIRCLOUGH, Norman. Discourse and social change. Cambrige: Polity Press, 1994.
_____. L. Peripheral vision: discourse analysis in organization studies – the case for critical realism. Organization Studies, v. 26, n. 6, p. 915-939, 2005.
_____. Language and globalization. London: Routledge, 2006.
_____. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2. ed., 2016, 338p.
FRANÇA, Iara da Silva. Educação Matemática: a história da disciplina e as contribuições da produção escolar como fonte para a sua compreensão. X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Curitiba, nov. 2011.
FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Computador/Internet como Instrumentos de Aprendizagem: Uma Reflexão a partir da abordagem Psicológica Histórico-Cultural. In: Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2, 2008, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2008, p.321-49
HENRIQUE, Matheus. Conheça e entenda os conceitos da GeoGebra. Ensino: Guia de Educação, 2021. Disponível em: https://canaldoensino.com.br/blog/conheca-e-entenda-os-conceitos-da-geogebra. Acesso em: 17 de fev. 2021.
HOHENWARTER, Markus. GeoGegra Quickstart: Guia Rápido de Referência sobre o GeoGebra, 2021. Disponível em: < http://www. mtm. ufsc. br/~ jonatan/PET/geogebraquickstart_pt. pdf.>. Acesso em: 23 de fev 2021.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 3º. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.
LACERDA, Alan. "O diálogo e o GeoGebra na educação básica: implicações para os jovens futuros professores e sua formação" Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657 [Online], Volume 7 Número 2 (13 junho 2018). Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/34315. Acesso em: 22 de fev. 2021.
LEITE, Lígia Silva. Tecnologia educacional. Descubra suas possibilidades em sala de aula. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
MAGALHÃES, Izabel. Prefácio à edição brasileira. In: FAICLOUGH, Norman. Discurso e Mudança Social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2. ed., 2016, 338p.
MAGALHÃES, Lígia Karam Corrêa de. Formação e trabalho docente: os sentidos atribuídos às tecnologias da informação e da comunicação. 2008. 275p. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação – PROPED, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, 2008.
MATTOS, Miriam de; FONSECA DA SILVA, Maria Cristina da Rosa. Marco Regulatório da Educação à Distância no Brasil de 1961 a 2017: Uma análise histórica–crítica. EaD em Foco, 2019; 9(1). Acesso em 29 jul. 2020.
MIORIM, Maria Ângela. Introdução à história da educação matemática. São Paulo: Atual, 1998.
PEREIRA, Giancarlo Secci de Souza. O Teorema de Carnot. In: Rocha, Anderson Farias. [et al]. O ensino da matemática na educação básica através do software GeoGebra. 1. ed. – Belém: Edição do Autor, 2019.
PINHEIRO, Ricardo Jurczyk. Software livre e matemática: opções de pesquisa e ensino. 2008. 71 Folhas. Monografia (Licenciatura em Matemática) — Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Matemática, Rio de Janeiro.
PRETTO, Nelson de Luca. Uma escola sem/com futuro: educação e multimídia. Campinas: Papirus, 1996.
REIS, Ana Tereza Vendramini. A importância das TICs e da educação como processo comunicacional dialógico no ensino superior: um estudo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul / Ana Tereza Vendramini Reis. 2016.161p.Tese (doutorado em Comunicação Social) —Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2016.
REIS, Erisnaldo Franscisco. Recursos Tecnológicos e Docência: Uma Reflexão. Revista de Educação Ciências e Matemática, vol.06, nº01, p 14-28, jan/abr, 2016. ISSN: 2238-2380.
SILVA, J. M.; DI DOMENICO, A. S.; DEVAI, L. B. M.; VISMARA , L. S.; PEREIRA, L. B. C. TIC’s como tendência metodológica para o ensino de matemática: um relato de extensão universitária. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, Umuarama, v.23, n.2, p. 582-597, 2023. ISSN 1982-1123. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/10130/4925. Acesso em: 20 set. 2023.
TEODORO, Renata Aparecida Pereira. O Uso de Softwares como Ferramenta Tecnológica no Auxílio do Ensino da Matemática. 2013. 35 f. TCC(Graduação em Matemática)- Faculdade de Ciências Gerencias de Manhuaçu, Manhuaçu, 2013.
VIOLIN, Tarso Cabral. A sociedade civil e o Estado ampliado, por Antônio Gramsci. Revista Eletrônica do CEJUR, v. 1, n. 1, ago./dez. 2006. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cejur/article/view/14846. Acesso em 29 out. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educere - Revista da Educação da UNIPAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.