RECONTEXTUALIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO - SOFTWARES EDUCACIONAIS LIVRES - NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Clodoaldo Pires Araújo Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Ruth Cristina Soares Gomes Araújo Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Ana Cássia Gomes Garcia Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-023

Palavras-chave:

Recontextualização, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente, Comoditização

Resumo

As políticas educacionais brasileiras têm recontextualizado as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e reconfigurado a formação e o trabalho docente. Discutimos a tendência das TIC como recurso didático mediador no processo ensino e aprendizagem. Assumimos como base teórico-metodológica a Análise Crítica de Discurso (ACD) nos termos formulados por Norman Fairclough (2016), que reitera o conceito de recontextualização no sentido estrutural e de escala, destacando as mudanças sociais atuais. A análise concentra-se na TIC numa perspectiva dinamizadora, agregando valores aos profissionais da educação e auxiliando o processo ensino e aprendizagem através dos softwares livres. Assim, nossa atenção está direcionada aos sentidos atribuídos às tecnologias da informação e da comunicação no discurso da “comoditização” a partir de práticas discursivas presentes nos documentos. Com base em reflexões críticas e inferências linguísticas, buscamos dimensionar a concepção político-ideológico presente nos discursos que são articulados com o “imaginário tecno-ideológico” na promoção de formulações hegemônicas centradas especialmente na precarização do trabalho docente e a consequente desinstitucionalização da escola pública.

Referências

ARAÚJO, Samuel Alves de, ALVES, Fábio José da e COSTA, Acylena Coelho. Sequência de atividades de radiciação com geogebra, Produto educacional vinculado à dissertação “Ensino de radiciação com o uso do geogebra” (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) Universidade do Estado do Pará, 2019

ARAÚJO, Wellington Alves de; GOMES, A. M. F. O geogebra como recurso didático no ensino da geometria analítica. V Coloquio Internacional "Educação e Contemporaniedade". São Cristovão, 2011.

BARRETO, Raquel Goulart. Discurso, Tecnologias, Educação. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009.

BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologias na educação brasileira: de contexto em contexto. Revista Educação e Cultura Contemporânea. Rio de Janeiro, v. 16, n. 43, p. 218-234, abr.-jun. 2019.

BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Vozes: Petrópolis, 1996

_____. Das pedagogias aos conhecimentos. In: MORAIS, Ana; NEVES, Isabel; DAVIES, Brian; DANIELS, Harry (Org.). Rumo a uma Sociologia da Pedagogia: a contribuição de Basil Bernstein para pesquisar. Tradução de Tiago Neves. Londres: Peter Lang, 2001.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Um ensaio sobre concepções a sustentarem sua prática pedagógica e produção de conhecimento da Educação Matemática. In: Flores, C.R. e Cassiani, S.. (Org.). Um ensaio sobre concepções a sustentarem sua (da educação matemática) prática pedagógica e produção de conhecimento. 1ªed.Campinas: Mercado das Letras, 2013, v. 01, p. 17-31.

BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática.3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, v. Tendências em Educação Matemática, 2007.

BORBA, Marcelo de Carvalho. Softwares e internet na sala de aula de matemática - X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador - BA. 2010. Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/gpimem/downloads/artigos/borba/marceloxenen.PDF>. Acesso em: 15 fev. 2021.

BRUGNERA, Elisangela Dias; Circe Mari Silva da Silva. GEOGEBRA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E GEOMETRIA ANALÍTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 153-172, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i3.10622. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10622. Acesso em: 2 fev. 2021.

FAIRCLOUGH, Norman. Discourse and social change. Cambrige: Polity Press, 1994.

_____. L. Peripheral vision: discourse analysis in organiza­tion studies – the case for critical realism. Organization Studies, v. 26, n. 6, p. 915-939, 2005.

_____. Language and globalization. London: Routledge, 2006.

_____. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2. ed., 2016, 338p.

FRANÇA, Iara da Silva. Educação Matemática: a história da disciplina e as contribuições da produção escolar como fonte para a sua compreensão. X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Curitiba, nov. 2011.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Computador/Internet como Instrumentos de Aprendizagem: Uma Reflexão a partir da abordagem Psicológica Histórico-Cultural. In: Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2, 2008, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2008, p.321-49

HENRIQUE, Matheus. Conheça e entenda os conceitos da GeoGebra. Ensino: Guia de Educação, 2021. Disponível em: https://canaldoensino.com.br/blog/conheca-e-entenda-os-conceitos-da-geogebra. Acesso em: 17 de fev. 2021.

HOHENWARTER, Markus. GeoGegra Quickstart: Guia Rápido de Referência sobre o GeoGebra, 2021. Disponível em: < http://www. mtm. ufsc. br/~ jonatan/PET/geogebraquickstart_pt. pdf.>. Acesso em: 23 de fev 2021.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 3º. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.

LACERDA, Alan. "O diálogo e o GeoGebra na educação básica: implicações para os jovens futuros professores e sua formação" Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657 [Online], Volume 7 Número 2 (13 junho 2018). Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/34315. Acesso em: 22 de fev. 2021.

LEITE, Lígia Silva. Tecnologia educacional. Descubra suas possibilidades em sala de aula. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

MAGALHÃES, Izabel. Prefácio à edição brasileira. In: FAICLOUGH, Norman. Discurso e Mudança Social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2. ed., 2016, 338p.

MAGALHÃES, Lígia Karam Corrêa de. Formação e trabalho docente: os sentidos atribuídos às tecnologias da informação e da comunicação. 2008. 275p. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação – PROPED, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, 2008.

MATTOS, Miriam de; FONSECA DA SILVA, Maria Cristina da Rosa. Marco Regulatório da Educação à Distância no Brasil de 1961 a 2017: Uma análise histórica–crítica. EaD em Foco, 2019; 9(1). Acesso em 29 jul. 2020.

MIORIM, Maria Ângela. Introdução à história da educação matemática. São Paulo: Atual, 1998.

PEREIRA, Giancarlo Secci de Souza. O Teorema de Carnot. In: Rocha, Anderson Farias. [et al]. O ensino da matemática na educação básica através do software GeoGebra. 1. ed. – Belém: Edição do Autor, 2019.

PINHEIRO, Ricardo Jurczyk. Software livre e matemática: opções de pesquisa e ensino. 2008. 71 Folhas. Monografia (Licenciatura em Matemática) — Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Matemática, Rio de Janeiro.

PRETTO, Nelson de Luca. Uma escola sem/com futuro: educação e multimídia. Campinas: Papirus, 1996.

REIS, Ana Tereza Vendramini. A importância das TICs e da educação como processo comunicacional dialógico no ensino superior: um estudo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul / Ana Tereza Vendramini Reis. 2016.161p.Tese (doutorado em Comunicação Social) —Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2016.

REIS, Erisnaldo Franscisco. Recursos Tecnológicos e Docência: Uma Reflexão. Revista de Educação Ciências e Matemática, vol.06, nº01, p 14-28, jan/abr, 2016. ISSN: 2238-2380.

SILVA, J. M.; DI DOMENICO, A. S.; DEVAI, L. B. M.; VISMARA , L. S.; PEREIRA, L. B. C. TIC’s como tendência metodológica para o ensino de matemática: um relato de extensão universitária. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, Umuarama, v.23, n.2, p. 582-597, 2023. ISSN 1982-1123. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/10130/4925. Acesso em: 20 set. 2023.

TEODORO, Renata Aparecida Pereira. O Uso de Softwares como Ferramenta Tecnológica no Auxílio do Ensino da Matemática. 2013. 35 f. TCC(Graduação em Matemática)- Faculdade de Ciências Gerencias de Manhuaçu, Manhuaçu, 2013.

VIOLIN, Tarso Cabral. A sociedade civil e o Estado ampliado, por Antônio Gramsci. Revista Eletrônica do CEJUR, v. 1, n. 1, ago./dez. 2006. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cejur/article/view/14846. Acesso em 29 out. 2019.

Downloads

Publicado

20-10-2023

Como Citar

ARAÚJO, Clodoaldo Pires; ARAÚJO, Ruth Cristina Soares Gomes; GARCIA, Ana Cássia Gomes. RECONTEXTUALIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO - SOFTWARES EDUCACIONAIS LIVRES - NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1419–1440, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i3.2023-023. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/10753. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos