RESILIÊNCIA E OTIMISMO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE PSICOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-030Palavras-chave:
Resiliência, Otimismo, Estudantes UniversitáriosResumo
Quando se trata do contexto universitário e de questões intrínsecas aos estudos, torna-se imprescindível compreender quais são as habilidades que fazem parte do repertório de acadêmicos, a fim conhecer as capacidades e ferramentas que podem auxiliá-los em situações adversas, atuando como reforçadores e sendo capazes de validar seus esforços no dia a dia dentro da universidade. Diante disso, neste estudo, busca-se compreender a resiliência e o otimismo como fatores que beneficiam atributos positivos dentro de determinados contextos. Para tanto, realizou-se pesquisa em uma universidade privada localizada no Sudoeste do Paraná com 300 acadêmicos do curso de Psicologia. Avaliou-se a resiliência por meio da Escala de Resiliência Acadêmica (ERA) e o otimismo por meio da escala Life Orientation Test (LOT-R). Também foram coletados os dados sociodemográficos dos participantes, visando à sua caracterização. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e exploratória por meio do programa SPSS Versão 26. Aplicou-se a correlação não paramétrica de Spearman e análise de variância (One Way ANOVA), para a comparação entre as médias obtidas e identificação de possíveis diferenças significativas entre os grupos (séries). A partir deste estudo, pôde-se verificar que o gênero feminino caracteriza a maior parte dos acadêmicos de Psicologia, compostos majoritariamente por jovens. Encontraram-se correlações significativas entre a idade e otimismo. De mesmo modo, a idade está relacionada às respostas afetivas e emocionais negativas desses estudantes. Verificou-se, ainda, relação entre a série em que o acadêmico cursa e a resiliência total dos participantes. Observou-se um grau de médio a baixo tanto nos aspectos ligados ao otimismo quanto à resiliência, em que, de forma geral, os acadêmicos se mantiveram abaixo do ponto médio para cada escore. Identificou-se ainda a importância de estudos com o público universitário com intuito de identificar e fortalecer suas redes de apoio e fatores de proteção.
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