O ENSINO DA ANATOMIA CELULAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-026Palavras-chave:
Recursos Didáticos, Lúdico, Ensino de Ciências, CitologiaResumo
As aulas expositivas não são totalmente eficazes, uma vez que promove aprendizagem baseada na memorização e reprodução do conhecimento de curto prazo. Nesse sentido, a utilização de estratégias de ensino complementares, como o jogo didático, para o ensino da anatomia da célula animal se torna uma estratégia factível para a complementação e consolidação dos conhecimentos perpassados pelos docentes, além de promover aprendizagem significativa para os alunos. Neste artigo, apresentamos uma proposta metodológica baseadas no uso de jogos didáticos para a complementação do ensino da anatomia celular. A metodologia foi testada por um grupo de alunos de graduação e, posteriormente, por alunos do ensino fundamental de uma escola pública do município de Tefé/AM. Questionários pré e pós jogo didático foram aplicados com o intuito de verificar se o uso do jogo didático contribuiu para a aprendizagem dos assuntos sobre a anatomia da célula animal. Os resultados obtidos indicaram uma discreta melhora na compreensão de alguns assuntos. Contudo, os demais resultados indicaram que o jogo didático não foi o suficiente para a promoção da aprendizagem plena sobre a célula animal, suas organelas e funções. A partir dos resultados da pesquisa percebeu-se que não basta realizar aula teórica e utilizar um instrumento didático complementar; deve-se trabalhar teoria juntamente com a prática da construção dos recursos didáticos pelos alunos, visando a contextualização da anatomia celular. Sugere-se, portanto, que mais pesquisas sejam desenvolvidas com o intuito de formular novas abordagens conceituais sobre a anatomia celular, mediante as informações disponibilizadas.
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