PERCEPÇÃO DE DISCENTES E EGRESSOS SOBRE PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE METEOROLOGIA DINÂMICA

Autores

  • Laura Carolina Trindade Santos Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Emilenne Monteiro Furtado Serra Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Elida Ariele Pereira Magalhães Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Luis Carlos Martins Monteiro Junior Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Gabriela Cristina Trindade Santos Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Ludmila Monteiro da Silva Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
  • Paulo Afonso Fischer Kuhn Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
  • Danielle Christine Stenner Nassarden Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Rafael da Silva Palácios Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-022

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Ensino de Ciências, Meteorologia Dinâmica

Resumo

O número de discentes que se evadem do ensino superior devido às dificuldades com disciplinas do ciclo básico é notório em cursos de ciências exatas, geociências e ciências atmosféricas. Para o curso de Bacharel em Meteorologia, muitas vezes a falta de uma base sólida de Física e Matemática dificulta o entendimento de livros texto clássicos de disciplinas específicas, desmotivando o discente e levando-o ao abandono do curso. Nesse sentido, esse estudo foi elaborado para analisar a percepção dos discentes e egressos de um curso de Meteorologia, sob o ponto de vista das principais dificuldades no processo de aprendizagem, especificamente sobre uma disciplina do bloco profissional, Meteorologia Dinâmica. Foi realizada uma entrevista por questionário com questões objetivas e dissertativas. Ao avaliar a percepção de um total de 50 entrevistados, foi possível observar, que para essa disciplina, as dificuldades foram associadas a “forma de ministrar a disciplina” e não a base física e matemática. Esse resultado foi inesperado para o contexto do estudo, no entanto, indica que há pontos importantes a serem debatidos sobre a forma de oferta da disciplina, visando melhorar as práticas de ensino. Uma ampla discussão deve ser conduzida para melhorar a formação dos futuros profissionais meteorologistas.

Referências

BRAGA, Mauro Mendes; PEIXOTO, Maria do Carmo L.; BOGUTCHI, Tânia F. A evasão no ensino superior brasileiro: o caso da UFMG. Avaliação (Campinas), p. 161-189, 2003.

BASSANI, Fernanda. A eletricidade nas aulas de física: a elaboração de material didático e interativo para o ensino superior. 2022. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

DAVID, Lamartine Moreira Lima; CHAYM, Carlos Dias. Evasão universitária: um modelo para diagnóstico e gerenciamento de instituições de ensino superior. Revista de Administração IMED, v. 9, n. 1, pág. 167-186, 2019.

DA SILVA PORTO, Ana Maria; SOARES, Adriana Benevides. Diferenças entre expectativas e adaptação acadêmica de universitários de diversas áreas do conhecimento. Análise Psicológica, v. 35, n. 1, p. 13-24, 2017.

EDWARDS, Derek; MERCER, Neil. Conhecimento comum: O desenvolvimento da compreensão na sala de aula. Routledge, 2013.

FERNANDES FILHO, Orlando Prado. O desenvolvimento cognitivo e a reprovação no curso de engenharia. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA. Anais. Porto Alegre. 2001. p. 15-22.

KRAWCZYK, Nora. O ensino médio no Brasil. 2009.

KUENZER, Acacia Zeneida. A formação de professores para o ensino médio: velhos problemas, novos desafios. Educação & Sociedade, v. 32, p. 667-688, 2011.

LANDIM, Gabriela Segura et al. Contribuição da monitoria na formação acadêmica: Relato de experiência. Educere – Revista de Educação da UNIPAR, v. 23, n. 2. P. 714-720, 2023.

LINARD, Jair Gomes et al. Associação entre estilo de vida e percepção de saúde em estudantes universitários. Journal of Health & Biological Sciences, v. 7, n. 4 (Out-Dez), p. 374-381, 2019.

MOROSINI, Marília Costa. A evasão na Educação Superior no Brasil: uma análise da produção de conhecimento nos periódicos Qualis entre 2000-2011. In: ICLABES. Primera Conferência Latinoamericana sobre el abandono en la Educación Superior. EUIT de Telecomunicación, 2012.

RIBEIRO, MARINALVA LOPES; RIBEIRO, YURI HAMAYANO LOPES; MOTA, CLEBSON DOS SANTOS. Influências das relações afetivas entre professores e estudantes no processo de formação. Revista Diálogo Educacional, v. 22, n. 74, p. 1275-1293, 2022.

SANTOS, Anderson Oliveira et al. Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia plena, v. 9, n. 7 (b), 2013.

SEYMOUR, Elaine; HEWITT, Nancy M. Talking About Leaving: Whey Undergraduates Leave the Sciences. 2000.

TATTO, Franciele; SCAPIN, Ivone José. Matemática: por que o nível elevado de rejeição? Revista de Ciências Humanas, v. 5, n. 5, p. 57-70, 2004.

DAVID, Maria Manuela MS; TOMAZ, Vanessa Sena. Interdisciplinaridade e aprendizagem da Matemática em sala de aula. Autêntica Editora, 2008.

VOGT, Christina M.; HOCEVAR, Dennis; HAGEDORN, Linda Serra. Uma validação de construto cognitivo social: determinando o sucesso de mulheres e homens em programas de engenharia. A Revista do Ensino Superior, v. 78, n. 3, pág. 337-364, 2007.

Downloads

Publicado

20-10-2023

Como Citar

SANTOS, Laura Carolina Trindade; SERRA, Emilenne Monteiro Furtado; MAGALHÃES , Elida Ariele Pereira; MONTEIRO JUNIOR , Luis Carlos Martins; SANTOS, Gabriela Cristina Trindade; DA SILVA , Ludmila Monteiro; KUHN , Paulo Afonso Fischer; NASSARDEN , Danielle Christine Stenner; PALÁCIOS, Rafael da Silva. PERCEPÇÃO DE DISCENTES E EGRESSOS SOBRE PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE METEOROLOGIA DINÂMICA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1399–1418, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i3.2023-022. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/10703. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos