HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UM RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-009Palavras-chave:
Histórias em Quadrinhos, HQs, Ensino de Física, Novas MetodologiasResumo
As Histórias em quadrinhos (HQs) é um meio de comunicação muito difundido entre os jovens e adolescentes. Tendo em vista o poder persuasivo das histórias em quadrinho, ela pode ser utilizada como uma forma lúdica de apresentação de conteúdos de física. Esse artigo apresenta um estudo qualitativo a respeito da criação e desenvolvimento de HQs por alunos do terceiro ano do ensino médio. Foram trabalhados diversos temas de física com as HQs, sendo os principais: as leis de Newton, a origem do universo, e o eletromagnetismo.
Referências
BRASIL, 2022. Histórias em Quadrinhos: trajetória e importância a partir de pesquisas científicas. Disponível em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/noticias/pesquisa-do-dia/historias-em-quadrinhos-2013-trajetoria-e-importancia-a-partir-de-pesquisas-cientificas. Acesso em: 10 ago. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
DALTON, Gian. O roteiro nas Histórias em Quadrinhos. Paraíba: Marca de Fantasia, 2016. Disponível em: http://marcadefantasia.com/livros/quiosque/roteironashq/roteironashq.html. Acesso em: 20 set. 2022.
GOMES, Yasmim Danny de Souza. HQs criadas pelos alunos, 2023. Disponível em:
GOMES, Yasmim Danny de Souza. HQs de referência para os alunos, 2022. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1oezYju5bof9E1OkpprNWBJoRPcNr63iL?usp=share_link
GUIMARÃES, Edgard. Uma caracterização ampla para a história em quadrinhos e seus limites com outras formas de expressão. p. 1-12, 30 jan. 2020. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/1836635ef083f30606fba7842cbcfabb.PDF. Acesso em: 17 jul. 2021.
https://drive.google.com/drive/folders/1LkrRbOaG7XYuQVYGy3rYuEwPo27xKxct?usp=share_link
LOPES, Larissa. Como as histórias em quadrinhos surgiram e se tornaram tão po-pulares. Globo.com, Revista Galileu, p. 1-5, 30 jan. 2020. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2020/01/como-historias-em-quadrinhos-surgiram-e-se-tornaram-tao-populares.html. Acesso em: 17 jul. 2021.
MACHADO, Ruth. Física em quadrinhos: o uso de histórias em quadrinhos como instrumento de ensino de física. [S. l.], p. 1-44, 21 jul. 2012.
RAMOS, Angela; Vergueiro, Waldomiro; VILELA, Tulio; RAMOS, Paulo; BARBOSA, Alexandre. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. [S. l.]: Editora Contexto, 2004. 160 p. v. 4.
SILVA, J. R. da. Educação infantil: da constituição de 1988 a BNCC, avanços e entraves! EDUCERE - Revista da Educação, v. 20, n. 2, p. 371-392, jul./dez. 2020.
TESTONI, Leonardo. Um corpo que cai: As histórias em quadrinhos no ensino de física. 2004. 157 p. Monografia de mestrado - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, [S. l.], 2004. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28032014-113618/publico/LEONARDO_ANDRE_TESTONI.pdf. Acesso em: 15 jun. 2022
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educere - Revista da Educação da UNIPAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.