A NECROPOLÍTICA DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-007Palavras-chave:
Educação Básica, Militarismo, Necropolítica, Behaviorismo RadicalResumo
Este trabalho objetiva apresentar de forma crítica a implantação do modelo de escolas "cívico-militares”, aqui tratadas como “necromilitares”, devido à necropolítica adotada pelo governo emerso da eleição de 2018, imposto pelo Governo Federal e implantado com entusiasmo no Paraná. Utilizaram-se documentos oficiais produzidos pelos governos estadual e federal, que mistificam avanço tecnológico e curricular com discurso acrítico e pseudomoral, realizada juntamente à utilização do ensino remoto, com a pretensa aplicação das tecnologias educacionais enquanto avanço “inquestionável” das condições de aprendizagem, em ambiente de total desarticulação das condições de discussão coletiva, em face da pandemia de COVID-19, permeada pelo afunilamento da precarização do currículo, sob a égide da nova BNCC. Este ato de força tem uma face preocupantemente fascista e rememora as práticas educacionais do período da ditadura militar brasileira (1964-1985), com características de controle do corpo e comportamento dos estudantes, além de condicionamentos que remetem ao behaviorismo radical de Skinner. Nesse cenário, essas escolas exercem uma função necrotizante da educação, convertendo as possibilidades de educação libertadora e emancipatória em educação essencialmente necromilitar que advoga à submissão absoluta a valores contrários a liberdade, a criatividade e o livre arbítrio de alunos e professores.
Referências
AÇÃO EDUCATIVA, UNICEF, PNUD, INEP, SEB/MEC (COORDENADORES). Indicadores da Qualidade na Educação. São Paulo: [s.n.], v. 4o edição ampliada, 2013.
AGÊNCIA DE NOTÏCIAS DO PARANÁ. Paraná terá 215 colégios cívico-militares, maior programa do Brasil. Disponível em: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=109364&tit=Parana-tera-215-colegios-civico-militares-maior-programa-do-Brasil Acesso em 15 fev 2021
APP SINDICATO, Orientações sobre o trabalho das escolas a partir de 15/03, 13/03/2021, Curitiba, 2021, disponível em: https://appsindicato.org.br/orientacoes-sobre-o-trabalho-das-escolas-a-partir-de-15-03/
APP SINDICATO, Decreto revoga programa nacional das escolas cívico-militares e Ministério Público reconhece irregularidades no PR, Curitiba 2023, disponível em: https://appsindicato.org.br/decreto-revoga-programa-nacional-das-escolas-civico-militares-e-ministerio-publico-reconhece-irregularidades-no-pr/
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO PARANÁ. Denúncia do deputado Soldado Freut sobre uniformes ganha destaque nacional. sessão Comunicação, 09/11/2021-16h01, disponível em: https://www.assembleia.pr.leg.br/comunicacao/noticias/denuncia-do-deputado-soldado-fruet-sobre-uniformes-ganha-destaque-nacional
BRAGA, Antonio Wescla Vasconcelos; etal. A teoria behaviorista de Skinner: análise acerca de suas implicações na educação do Ceará. Anais do Congresso Nacional de Educação-CONEDU- 2014. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2014/Modalidade_1datahora_15_08_2014_22_44_20_idinscrito_33384_04f8bcfa24041dea2cb24b55e664ef4d.pdf
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: 1988.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
BRASIL. Normas Reguladoras do Regime Disciplinar. Anexo E ao Regimento Interno dos Colégios Militares - RI/CM. Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA), 2011. Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2020.
BRASIL. Manual das Escolas Cívico-Militares. Brasília: MEC Disponível em: http://www.educacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2019/11/ECIM_Final.pdf , 2019. Acesso em 18 de fev 2021
BRASIL, PARECER CNE/CP Nº: 11/2020: Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia. MEC, Conselho Nacional de Educação 2020. disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2020-pdf/148391-pcp011-20/file
BRASIL, decreto nº 11.611/23 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/decreto/D11611.htm
BOÉTIE, Etienne de La. Discurso da Servidão Voluntária, Le Livros, 2016. Disponível em: https://lelivros.love/book/baixar-livro-discurso-da-servidao-voluntaria-etienne-de-la-boetie-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL. Regulamento Disciplinar do Colégio Militar Dom Pedro II - (RD/CMDP II). 1o. ed. Brasília: Comando do Centro de Assistência ao Ensino do CBMDF, v. único, 2018.
DIAMANTINO, Dora. Teixeira. A punição e os seus subprodutos: uma análise comportamental da tortura. In: Associação Brasileira de Ensino de Psicologia. (Org.). Coletânea de trabalhos vencedores do Prêmio Silvia Lane ABEP 1ª Edição - 2007 2ª Edição - 2008. Brasília: Associação Brasileira de Ensino de Psicologia, 2009, v. 1, p. 112-145. Disponível em: http://abepsi.org.br/premiosilvialane/pdf/PREMIOSILVIALANE2007-2008.pdf
EXÉRCITO BRASILEIRO, DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIO E ASSISTENCIAL. Guia do aluno do Colégio Militar de Fortaleza 2018. Disponível em: http://www.cmf.eb.mil.br/images/CORPO_DE_ALUNO/Guia_do_Aluno_no_2019.pdf>Acesso em: 25 jan 2021.
FORTES, R. A. ; BELONI, B. M.; CAMILO, M. *The challenging context of foreign language teaching in the face of the SARS-COVID19 pandemic*: necessary reflections. Language teaching in the remote perspective [livro eletrônico] : teacher mediations using digital educational technologies / organized by Alessandra Dutra , Givan José Ferreira dos Santos , Raul Greco Junior. Maringá, PR : Vox Littera, 2021. Disponível em: https://voxlittera.com.br/wp-content/uploads/2022/02/Language-teaching-in-the-remote-perspective.pdf
FOUCAULT, Michael. Filosofia analítica da política. In: Ditos e escritos V. Trad. Elisa Monteiro e Inês Autran D. Barbosa. São Paulo, Forense Universitária, 2006. pp. 37-55.
FOUCAULT, Michael. Vigiar e punir: Nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes. 2002
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GOLDHAGEN, D. J. Os carrascos voluntários de Hitler. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.
GONÇALVES, Leandro Pereira; NETO, Odilon Caldeira. O Fascismo em Camisas verdes: do integralismo ao neointegralismo, FGV Editora, Rio de Janeiro, 2020
KONDER, Leandro. Introdução ao Fascismo. Editora Expressão Popular, 2ª edição, São Paulo, 2009
LAURETH, C. B.; LOPES, D. C. T.; MENEZES, M. C. B.; SANGLARD, R. C. S. Público ou Privado? O Sistema de Voucher e suas implicações na Educação Brasileira. Educere - Revista da Educação da UNIPAR, Umuarama, v.23, n.2, p.793-809, 2023.
LUC, MAUREN. Governo vai na casa pegar voto para militarização, Curitiba, Jornal Plural, 13/11/2020- 15h07, Disponível em https://www.plural.jor.br/noticias/vizinhanca/governo-vai-na-casa-de-alunos-pegar-voto-para-militarizacao/
MCLAREN, Peter. Multiculturalismo Crítico. Instituto Paulo Freire - Coleção Perspectiva, Vol. 3. Editora Cortez, São Paulo, 1997
MARIANI, Fábio; CARVALHO, Ademar de Lima. A formação de professores de na perspectiva da educação emancipadora de Paulo Freire. Anais do IX Congresso Nacional de Educação- EDUCERE - III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, PUCPR, Curitiba, 2009.
MBEMBE, Achile. Necropolítica – biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. São Paulo: nº 1 edições, 2018.
MBEMBE, Achile. Políticas da Inimizade. Antigona Editores Refractários, Lisboa- Portugal: Edição nº 1, 2017.
MICHELETTO, Nilza. Bases Filosóficas do Behaviorismo Radical. In Banaco, R. A. (org.). Sobre Comportamento e Cognição: Aspectos Teóricos, Metodológicos e de Formação em Análise do Comportamento e Terapia Cognitivista. Santo André, SP: ESETec, 2001. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/339572095_Bases_filosoficas_do_behaviorismo_radical
MIZUKAMI, Maria das Graças Nicoleti. Ensino: As abordagens do processo. São Paulo: E.P.U. 1986.
MORAES, Wallace de. AS ORIGENS DO NECRO-RACISTA-ESTADO NO BRASIL – CRÍTICA DESDE UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL & LIBERTÁRIA. Revista Estudos Libertários – REL (UFRJ) Vol. 2 nº 6. 2º Sem/2020
MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem. 1º ed. São Paulo, E.P.U., 1999
PARANÁ, Normas de Conduta e Atitudes, SEED- Secretaria da Educação e do Esporte, Curitiba, 2021. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1uYeehy1P8zUNs35vbtW0jHNhgN0rro12/view
PARANÁ, Secretaria da Educação e do Esporte. Normas de Uso de Uniformes e de Apresentação Pessoal dos Estudantes, SEED- Secretaria da Educação e do Esporte, Curitiba, 2020. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1uq--ZVS8igrcKhNNu-rZ_Q1u5yDD_POx/view
PARANÁ, Secretaria da Educação e do Esporte. Manual dos Estudantes. Curitiba, 2021. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1gngxzLDabqRtiqgDhpeVFVo4RtBih-VE/view
PARANÁ, Secretaria da Educação e do Esporte. Manual dos Estudantes. Curitiba, 2022. 2ª edição, Disponível em: https://drive.google.com/file/d/10LpDL1dAt9YI-78BHIokp5N1feQTgScj/view?usp=drivesdk
(apenas acessível com login do domínio @escola).
PARANÁ, Secretaria da Educação e do Esporte. , COLÉGIOS CÍVICO MILITARES, Curitiba, 2022, Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/colegios_civico_militares
PARANÁ, Secretaria da Educação e do Esporte. Resolução 1111/2021 - GR/SEED, Curitiba, 2021. Disponível em: https://doceru.com/doc/s8x1cn8
PARANÁ, Secretaria da Educação e do Esporte. Instrução Normativa n.º 004/2021-DEDUC/SEED, Curitiba, 2021, disponível em http://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2021-02/instrucao_042021_normativahoraatividade2021.pdf
PELLIZZARO, Nilmar. Michel Foucault: um estudo do biopoder a partir do conceito de governo. PERI - Revista de Filosofia, v.05, n.01, 2013, p.155-168 Disponível em: http://www.nexos.ufsc.br/index.php/peri/article/view/888
ROSA, Cristina Souza da. Pequenos soldados do Fascismo: a educação militar durante o governo de Mussolini. Antíteses, vol. 2, n. 4, jul.-dez. de 2009, pp. 621-648 http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses
RPC. Mais de 75% das escolas aprovam modelo cívico militar no Paraná; consulta pública continua. G1 Paraná, Curitiba. 30/10/2020 21h19, sessão EDUCAÇÃO, 2020, disponível em https://g1.globo.com/google/amp/pr/parana/educacao/noticia/2020/10/30/mais-de-75percent-das-escolas-aprovam-modelo-civico-militar-no-parana-consulta-publica-continua.ghtml
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTE DO PARANÁ . Colégios Cívico-Militares. Disponível em:http://www.educacao.pr.gov.br/colegios_civico_militares
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educere - Revista da Educação da UNIPAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.