A EDUCAÇÃO MUNICIPAL E A PANDEMIA EM MONTES CLAROS: O RETRATO DO ENSINO REMOTO

Autores

  • Maria de Fátima Ribeiro Andrade Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
  • Barbara Oliveira de Morais Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC RIO)
  • Bárbara Fernandes Amorim de Aguiar Brum da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC RIO)
  • Adalberto Oliveira Brito Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-019

Palavras-chave:

Gestão Pública, Gestão Escolar, Pandemia, COVID 19, Ensino Remoto

Resumo

Este artigo tem por objetivo geral verificar os impactos causados pela pandemia no setor da educação municipal na cidade de Montes Claros/MG. E, como objetivos específicos apresentar as medidas adotadas pela gestão pública municipal na área de educação, tendo como perspectiva a educação municipal; verificar as ações estratégicas utilizadas pela gestão escolar para manter os alunos ativos e frequentes no período de ERE/ensino híbrido; e realizar um quadro descritivo com as principais ações que o gestor público implementou para manter o ensino municipal em funcionamento entre os anos de 2020, 2021 e parte de 2022. Para responder aos objetivos propostos foi utilizado como método levantamento bibliográfico e observação participante. Os aspectos encontrados a partir da discussão dos autores e do cenário verificado nas escolas municipais de Montes Claros, apontam que o gestor público municipal replicou estratégias e ações utilizadas pela gestão estadual e que visavam a assistência emergencial do setor educacional em tempos de crise pandêmica. Também pode-se destacar o papel do gestor escolar e de toda comunidade escolar que, possui consciência dos impactos negativos da pandemia, mas buscou minimizá-los através de ações que visaram proteger a saúde de todos, mas tentando manter o corpo discente próximo, evitando evasão escolar e maiores danos ao ensino de modo geral.

Referências

ALMEIDA, C.; LÜCHMANN, L.; MARTELLI, C. A pandemia e seus impactos no Brasil. MARLAS: Middle Atlantic Review of Latin American Studies, Vol. 4, nº1, 20-25, 2020.

ANTUNES, L.D.M. Educação e pandemia: contribuições da teoria contingencial na gestão escolar em tempos de COVID-19. Ubá: Mediação, ano V, n.11, jul.-dez. 2020.

BARONE, I. Educação pública na pandemia: faltam estratégias para enfrentar situações como a Covid-19. Gazeta do Povo. Coluna Educação. 24 de março de 2020. Disponível em: file:///C:/Users/User/AppData/Local/Temp/Sistema_de_ensino_publico_mostra_despreparo_para_lidar_com_coronavirus.pdf, acesso em 5 de out. de 2021.

DE ALMEIDA, Vanessa Cristina dos Anjos. EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA: A IM-PORTÂNCIA PARA O DOCENTE DE CONHECER A HISTÓRIA DA DOCÊNCIA NO BRASIL. Educere-Revista da Educação da UNIPAR, v. 22, n. 1, 2022.

FERNANDES, C.G. et. al. Percepções sobre a adoção do ensino à distância (EaD) na rede pública em tempos de pandemia. Faculdades Dom Bosco: XVII SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Disponível em: fi-le:///C:/Users/User/AppData/Local/Temp/20030285.pdf, acesso em 5 de out. de 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

LEÃO, M.L.P.; OLIVEIRA, M.T.D.; MANDÚ, T.M.C. Educação escolar na pandemia: políticas públicas do Estado de Minas Gerais, Brasil, no enfrentamento da crise do novo coronavírus. UFSCar: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias – CIET En-PED. Agos. 2020.

MINAS GERAIS. Decreto nº 113, de 12 de março de 2020. Declara situação de emergên-cia em Saúde Pública no Estado em razão de surto de doença respiratória – 1.5.1.1.0 – Coronavírus e dispõe sobre as medidas para seu enfrentamento, previstas na Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.

MINAS GERAISa. Resolução SEE nº 4310, de 22 de abril de 2020. Dispõe sobre as nor-mas para a oferta de Regime Especial de Atividades Não Presenciais, e Institui o Regime Especial de Teletrabalho nas Escolas Estaduais da Rede Pública de Educação Básica e de Educação Profissional, em decorrência da pandemia Coronavírus (COVID-19), para cum-primento da carga horária mínima exigida.

MONTES CLAROS. Decreto nº 4002, de 16 de março de 2020. Dispõe sobre a adoção de medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo novo coronavírus – SARS-COV-2.

MONTES CLAROSa. Decreto nº 4004, de 17 de março de 2020. Altera o Decreto nº 4002, de 16 de março de 2020.

MONTES CLAROSb. Decreto nº 4021, de 8 de abril de 2020. Prorroga suspensão do fun-cionamento de todos os estabelecimentos de ensino no município de Montes Claros.

MONTES CLAROSc. Decreto nº 4204, de 26 de abril de 2021. Dispõe sobre a implemen-tação de cronograma do retorno presencial dos serviços educacionais, altera o decreto municipal nº 4169, de 8 de fevereiro de 2021 e dá outras providências.

MONTES CLAROSd. Decreto nº 4007, de 20 de março de 2020. Dispõe sobre a adoção de medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo novo coronavírus – SARS-COV-2, nos termos da Lei Municipal nº 5252, de 19 de março de 2020.

MONTES CLAROSe. Decreto nº 4009, de 24 de março de 2020. Altera os dispositivos do Decreto Municipal nº 4008, de 23 de março de 2020.

MONTES CLAROSf. Decreto nº 4154, de 22 de dezembro de 2020. Dispõe sobre a vali-dação de atividades remotas de educação no município de Montes Claros

MONTES CLAROSg. Decreto nº 4171, de 08 de fevereiro de 2021. Estabelece critérios para vacinação contra a COVID-19, no município Montes Claros e dá outras providências

MONTES CLAROSh. Decreto nº4267, de 26 de agosto de 2021. Cria o Plano Educa MOC e dá outras providencias

MOREIRA, J.A.M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. São Paulo: Dia-logia, n.34, p.351-364, jan./abr. 2020.

NEVES, J.L. Pesquisa Qualitativa: características, usos e possibilidades. São Paulo: Caderno de pesquisas em administração, v.1, n.3, 2º sem. 1996.

OLIVEIRA, D. A. Condições de trabalho docente e a defesa da escola pública: fragilidades evidenciadas pela pandemia. São Paulo: Revista USP. n.127, p.27-40, out-dez, 2002.

PEIXOTO, Reginaldo; CAMPOS, Rosana Aparecida; NOGUEIRA, Gislaine Cristina. EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E NECESSIDADES. Educere-Revista da Educação da UNIPAR, v. 22, n. 1, 2022.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico (recurso eletrônico): Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013, 2ed. 277p.

QEdu. Minas Gerais/Montes Claros. Disponível em: https://novo.qedu.org.br/escola/31089834, acesso em 5 de out. de 2021.

SARAIVA, K.; TRAVERSINI, C.; LOCKMANN, K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa: Ponta Grossa, v.15, e2016289, p.1-24, 2020.

SENHORAS, E.M. Novo coronavírus e seus impactos econômicos no mundo. Boa Vista: Boletim de Conjuntura, ano II, vol. 1, n.2, 2020.

SILVA, M.C.M.; CERCE, L.M.R.; SILVA, Q. P. A educação a distância no Brasil – um panorama histórico e pressupostos epistemológicos dessa modalidade educacional. UFS-Car: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias – CIET EnPED. Agos. 2020.

SILVA, G.; SILVA, A.V.; GOMES, E.P.S. A gestão escolar em tempos de pandemia na capital alagoana. Jornal de Políticas Educacionais , v.15, n.1, jan. de 2021.

Downloads

Publicado

29-09-2023

Como Citar

ANDRADE, Maria de Fátima Ribeiro; DE MORAIS, Barbara Oliveira; DA SILVA, Bárbara Fernandes Amorim de Aguiar Brum; BRITO, Adalberto Oliveira. A EDUCAÇÃO MUNICIPAL E A PANDEMIA EM MONTES CLAROS: O RETRATO DO ENSINO REMOTO. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1328–1344, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i3.2023-019. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/10519. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos