v. 23 n. 2 (2023)

Publicado: 30-06-2023

Artigos

  • ATIVIDADES LÚDICAS PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE BIOLOGIA EM AMBIENTES EXTRACLASSE

    Juliana Varsóvia Oliveira Peixoto, Silvia Regina Sampaio Freitas
    529-546
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-001
  • A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA SEXUALIDADE: PORQUE ELA AINDA É UM TABU?

    Andréia de Souza, Giseli Monteiro Gagliotto
    547-559
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-002
  • RELEVÂNCIA E CONTRIBUIÇÃO DAS FONTES ORAIS PARA A HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO: UMA PEQUENA DISCUSSÃO EPISTEMOLÓGICA SOBRE A HISTÓRIA ORAL

    Júlio Resende Costa, Sônia Maria dos Santos
    560-581
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-003
  • TIC’S COMO TENDÊNCIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

    José Marcos da Silva, Adriana Sbardelotto Di Domenico, Lucelia Batista Melo Devai, Lilian de Souza Vismara, Luciana Boemer Cesar Pereira
    582-597
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-004
  • PRESENÇA DA SITUAÇÃO DE ESTUDO NAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS

    Marciele Dias santos Cabeleira, Vidica Bianchi
    598-609
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-005
  • PERCEPÇÃO E DIFICULDADES DAS PROFESSORAS ACERCA DA SALA DE RECURSO UTILIZADA NO APRENDIZADO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA

    Denise Caroline Feitosa, Gerardo Maria de Araújo Filho
    610-625
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-006
  • O PAPEL SOCIAL DA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DA CRIANÇA HOSPITALIZADA

    Leocilea Aparecida Vieira, Julianna Dias Maria , Keli Casagrande, Vera Elis Mendes
    626-641
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-007
  • MODELAGEM MATEMÁTICA: A LITERATURA PRESENTE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA E DE CONTEXTOS MATEMÁTICOS

    Michel Teston Semensato, Luiz Alberto Pilatti, Francini Damiani e Silva, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Iziane Lais Rodrigues Nunes
    642-658
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-008
  • JOGOS EDUCACIONAIS PARA ENSINAR INGLÊS: A PERSPECTIVA DA INTERCULTURALIDADE - DO CONCEITO À PRÁTICA

    Suzete Verginia de Souza Reiter, Everton Ribeiro
    659-673
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-009
  • UM PRÁTICO EM SEU LABORATÓRIO: O PAPEL IDEOLÓGICO DO MÉTODO CIENTÍFICO NO URBANISMO DA CIDADE MODELO CORBUSIANA

    Rogério Penna Quintanilha
    674-689
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-010
  • O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS MEDIADO POR ATIVIDADES REMOTAS: O QUE FOI PUBLICADO SOBRE ESSE TEMA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

    Adriane da Silva Benedito, Adriano Lopes Romero
    690-713
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-011
  • CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Gabriela Segura Landim, Vinícius Gutierres de Paula Silva, Tatiane Amorim de Matos
    714-720
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-012
  • UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM AFRICANIDADES PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

    Márcia Maria Silva Peixoto, Aldieris Braz Amorim Caprini
    721-739
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-013
  • OLHANDO O SOCIAL DO EMPREENDER: REFLEXÕES DA PEDAGOGIA EMPREENDEDORA

    Marcos Sales Bezerra, Marilene Aparecida Pereira
    740-751
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-014
  • UMA PROPOSTA DE BOLETIM INFORMATIVO NA EDUCAÇÃO ESTADUAL

    Weber Ferreira dos Santos, Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma
    752-764
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-015
  • QUIZ PERIÓDICO: ENTRE PERGUNTAS E ELEMENTOS - UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E DE INCLUSÃO PROMOVIDA PELA CIÊNCIA

    Jonise Marques de Oliveira, Luciana Vital Dantas Sousa, Carlos Rinaldi
    765-779
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-016
  • A CONSTITUIÇÃO DO CENÁRIO SOCIAL DA PESQUISA: COMPLEXIDADE, SINGULARIDADE E PROCESSUALIDADE NA EPISTEMOLOGIA QUALITATIVA

    Clarissa Faverzani Magnago, Matheus Mortari Carijo, Sílvia Maria de Oliveira Pavão
    780-792
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-017
  • PÚBLICO OU PRIVADO? O SISTEMA DE VOUCHER E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    Cristiane Barrivieira Laureth, Diones Clei Teodoro Lopes, Maria Christine Berdusco Menezes, Rita de Cássia Silva Sanglard
    793-809
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-018
  • PERCEPÇÃO DA ÁREA NOROESTE DE PALMAS (TO) COMO SUBSÍDIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA COM PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL BEATRIZ RODRIGUES DA SILVA

    Nascimento Marques de Miranda, Lucas Barbosa e Souza
    810-831
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-019
  • IDENTIDADE, A GRANDE ESTRATÉGIA DAS REDES DE PODER

    Fabrício Filisbino
    832-846
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-020
  • DIREITOS ESCOLARES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

    Vinícius Garcia Rodrigues de Souza, Thiago Donda Rodrigues
    847-864
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-021
  • EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESTRATÉGIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PSICOLOGIA: UMA VISÃO A PARTIR DO SOFTWARE IRAMUTEQ

    Washington Sales do Monte, Maria Vera Lúcia Pessoa Porto, Maria Camilla Souza Trindade, Lia Rodrigues Lessa de Lima, Karidja Kalliany Carlos de Freitas Moura
    865-878
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-022
  • PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E O EFEITO DE UM TREINAMENTO DE INCLUSÃO DIGITAL NA QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS IDOSAS: UM ESTUDO PILOTO COM O USO DO SMARTPHONE

    Priscila Santos Oliveira, Denerval Mendez Batista, Paulo Vitor Suto Aizava, Sonia Maria Marques Gomes Bertolini
    879-902
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-023
  • PARA ALÉM DO DIPLOMA: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE

    Ginaldo Cardoso de Araújo, Vicência Paula da Conceição Gomes, Marcos Alves Batista
    903-920
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-024
  • EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE: PERCEPÇÃO DE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO SOBRE INFECÇÃO E PREVENÇÃO DO HIV

    Francisco Eliando Silva Oliveira, Regina Célia Pereira Marques , Pablo de Castro Santos
    921-939
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-025
  • PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS EM APOSTILADO DA REDE PRIVADA – RELAÇÕES COM O ENEM?

    Silvio Ribeiro da Silva
    940-963
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-026
  • O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE: TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA UTILIZADAS POR PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Geralda de Fatima Neri Santana, Polonia Altoé Fusinato
    964-987
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-027
  • POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PERANTE A INDÚSTRIA 4.0: DESAFIOS E CONTRADIÇÕES

    Fernando Silveira Melo Plentz Miranda
    988-1004
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-028
  • ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DO IÇÁ/AM SOBRE AS METODOLOGIAS ALTERNATIVAS APLICADAS NAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

    Nildiane Santana, Silvia Regina Sampaio Freitas
    1005-1017
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-029
  • UM OLHAR PARA O PROGRAMA AGRINHO COMO POTENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA CRÍTICA

    Aline Loise Martins, Lilian Akemi Kato
    1018-1039
    DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-030