ATIVIDADES LÚDICAS PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE BIOLOGIA EM AMBIENTES EXTRACLASSE

Autores

  • Juliana Varsóvia Oliveira Peixoto
  • Silvia Regina Sampaio Freitas

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-001

Palavras-chave:

Práticas de Ensino, Espaços não Formais, Ciências Biológicas Revisão Sistemática

Resumo

Este artigo apresenta um levantamento das produções acadêmico-científicas, realizadas na área do ensino em Ciências Biológicas, que relatam o uso de metodologia alternativas, espaços não formais e divulgação científica na prática docente. A pesquisa bibliográfica foi conduzida nas bases de dados do SciELO, Google Scholar e Periódicos Capes, no período de 2018 a 2022. Entre os trabalhos selecionados avaliou-se o tipo de abordagem metodológica utilizada, as áreas temáticas contempladas por essas metodologias, as contribuições e dificuldades relacionadas ao uso desses materiais. Os resultados revelaram que as metodologias alternativas podem servir como instrumento facilitador no ensino de Ciências Biológicas. Portanto, o emprego de métodos de ensinos alternativos pode agregar novos conhecimentos no que diz respeito ao desenvolvimento de atividades pedagógicas atrativas para o ensino das Ciências Biológicas. Ademais, verificou-se uma perspectiva otimista na utilização dos espaços não formais como complemento as aulas teóricas.

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Publicado

30-06-2023

Como Citar

PEIXOTO, Juliana Varsóvia Oliveira; FREITAS, Silvia Regina Sampaio. ATIVIDADES LÚDICAS PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE BIOLOGIA EM AMBIENTES EXTRACLASSE. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 529–546, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i2.2023-001. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/10382. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos