POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PERANTE A INDÚSTRIA 4.0: DESAFIOS E CONTRADIÇÕES

Autores

  • Fernando Silveira Melo Plentz Miranda Universidade de Sorocaba (UNISO)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-028

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Políticas Educacionais, Educação Profissional e Tecnológica, Indústria 4.0

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as políticas de educação profissional e tecnológica no Brasil, especialmente o processo de criação de políticas públicas, seus debates e embates, demonstrando os desafios e as contradições da educação profissional e tecnológica diante da Indústria 4.0, seus desafios e contradições. Amplia o debate sobre os efeitos deletérios da tecnologia no mundo do trabalho e na formação dos educandos, como igualmente apresenta o potencial deste ramo educacional, seja no crescimento de oferta ou no efetivo desenvolvimento intelectual e técnico dos educandos. A metodologia foi baseada em estudos bibliográficos e documentais, bem como em periódicos selecionados. Os resultados indicam o crescimento da demanda por parte da Indústria 4.0 de profissionais formados aptos ao trabalho segundo as características deste modo de produção, impondo um enorme desafio às instituições escolares de educação profissional e tecnológica, ao país e a toda a sociedade brasileira.   

Referências

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2009.

ANTUNES, Ricardo. Trabalho intermitente e uberização do trabalho no limiar da Indústria 4.0. p. 11-22. In: ANTUNES, Ricardo (org.). Uberização, trabalho digital e Indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020.

BOANAFINA, Anderson Teixeira; OTRANTO, Célia Regina. Institutos Federais: entre o CEFET e a Universidade Federal. Rev. Bras. Polít. Adm. Educ., v. 38, n. 1, e112958, 2022.

BOBBIO, Norberto. Dicionário de política. Brasília: UNB, 1998.

COUTO, Celso Affonso; VENDRAMETTO, Oduvaldo. Desafios e perspectivas da indústria brasileira rumo à Quarta Revolução Industrial. p. 159-179. In: SACOMANO, José Benetido et al (Orgs). Indústria 4.0: conceitos e fundamentos. São Paulo: Blucher, 2018.

DALLABONA, Carlos Alberto; FARINIUK, Tharsila Maynardes Dallabona. EPT no Brasil: histórico, panorama e perspectivas. Poiésis, Tubarão, v. 10, n. Especial, p. 46-65, jun./dez. 2016.

DEITOS, Roberto Antonio; LARA, Angela Mara de Barros; ZANARDINI, Isaura Monica Souza. Política de educação profissional no Brasil: aspectos socioeconômicos e ideológicos para a implantação do Pronatec. Educ. Soc., Campinas, v. 36, n. 133, p. 985-1001, out./dez. 2015.

DIAS, Joilson Alcindo. A importância da educação profissional para o mercado de trabalho contemporâneo. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, 2019.

ECHALAR, Jhonny David; LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; OLIVEIRA, João Ferreira de. Plano Nacional de Educação (2014-2024) – O uso da inovação como subsídio estratégico para a Educação Superior. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 28, n. 109, p. 863-884, out./dez. 2020.

FAQUIM, Gustavo da Silva; SOUSA, Lívia Aparecida Oliveira de Moraes; CARDOSO, Flávio Manoel Coelho Borges; SOUSA, Marcos de Moraes. Desempenho acadêmico por meio de modelagem quantitativa em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Educere – Revista da Educação da UNIPAR, Umuarama, v. 23, n. 1, p. 406-424, 2023.

FORD, Martin. Os robôs e o futuro do emprego. Rio de Janeiro: Best Business, 2019.

GARIANI, Lucas Pinheiro. As relações entre o público e o privado em instituições de ciência e tecnologia: uma análise do projeto IPT Open Experience. Plural/USP, v. 29, n. 1, p. 142-161, jan./jul. 2022.

JAMENSON, Fredric. Pós-Modernismo, a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1997.

KUENZER, Acácia Zeneida. Exclusão includente e inclusão excludente: A nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. p. 77-95. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Demerval; SANFELICE, José Luís (orgs.). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas: Autores Associados, 2002.

MACEDO, Pedro C. S. Educação profissional e desenvolvimento territorial: a expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 13, 2017.

MÈSZÁROS, István. A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo, 2009.

MIRANDA, Fernando Silveira Melo. Estado, políticas públicas e políticas educacionais. Curitiba, CRV, 2021.

MORAES, Carmen Sylvia Vidigal; REIS, Elymara Durso dos; ALENCAR, Felipe. Educação profissional paulista e relações público-privadas na política curricular: Centro “Paula Souza” (1995-2018). Revista Brasileira de Educação, v. 27, e270005, 2022.

NASCIMENTO, Matheus Monteiro; CAVALCANTI, Cláudio José de Holanda; OSTERMANN, Fernanda. Dez anos de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e tecnológica: o papel social dos institutos federais. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 101, n. 257, p. 120-145, jan./abr. 2020.

PAULA, Ana Paula Paes de; PAES, Kettle Duarte. Fordismo, pós-fordismo e ciberfordismo: os (des)caminhos da Indústria 4.0. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 19, n. 4, p. 1047-1058, out./dez. 2021.

PREVITALI, Fabiane Santana; FAGIANI, Cílson César. Trabalho digital e educação no Brasil. In: ANTUNES, Ricardo (org.). Uberização, trabalho digital e Indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020. p. 217-236.

PREVITALI, Fabiane Santana; FAGIANI, Cílson César. Trabalho docente na educação básica no Brasil sob a indústria 4.0. R. Katál., Florianópolis, v. 25, n. 1, p. 156-165, jan./abr. 2022.

RAMPIN FILHO, Nelson; ARANHA, Norberto; CARMO, Jefferson Carriello do. Implantação do curso superior de Tecnologia em Manufatura Avançada na Fatec-Sorocaba “José Crespo Gonzales”. p. 81-101. In: CARMO, Jefferson Carriello do (org.). Instituições escolares, trabalho, educação e suas transformações: impactos nas políticas educacionais de formação. Curitiba: CRV, 2022.

SACOMANO, José Benedito; GONÇALVES, Rodrigo Franco; SILVA, Márcia Terra [et al.] (orgs.). Indústria 4.0: conceitos e fundamentos. São Paulo: Blucher, 2018.

SANTOS, Boaventura de Souza. Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

SAVIANI, Dermeval. Transformações do capitalismo, do mundo do trabalho e da educação. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval; SANFELICE, José Luis (Orgs.). Capitalismo, Trabalho e Educação. Campinas: Autores Associados, 2002. p. 13-24.

SCHWAB, Klaus. A Quarta Revolução Industrial. São Paulo: Edipro, 2016.

SCHWAB, Klaus; DAVIS, Nicholas. Aplicando a Quarta Revolução Industrial. São Paulo: Edipro, 2018.

SILVA, Márcia Terra da. Organização e trabalho 4.0. p. 95-112. In: SACOMANO, José Benetido et al (Orgs). Indústria 4.0: conceitos e fundamentos. São Paulo: Blucher, 2018.

SOUZA, Edvânia Ângela de; ANUNCIAÇÃO, Luís. Narrativas de sofrimento e trabalho profissional do Serviço Social em tempos de indústria 4.0. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 138, p. 215-241, maio/ago. 2020.

VIEIRA, Josimar de Aparecido; RADKE, Cristiane Longaray. Perspectivas da educação profissional diante do contexto atual do mundo do trabalho. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, 2019.

WOODCOCK, Jamie. O panóptico algorítmico da Deliveroo: mensuração, precariedade e a ilusão do controle. p. 23-46. In: ANTUNES, Ricardo (org.). Uberização, trabalho digital e Indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020.

Downloads

Publicado

22-08-2023

Como Citar

MIRANDA, Fernando Silveira Melo Plentz. POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PERANTE A INDÚSTRIA 4.0: DESAFIOS E CONTRADIÇÕES. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 988–1004, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i2.2023-028. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/10474. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos