UMA PROPOSTA DE BOLETIM INFORMATIVO NA EDUCAÇÃO ESTADUAL

Autores

  • Weber Ferreira dos Santos Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-015

Palavras-chave:

Sistema de Gerenciamento Escolar, Tomada de Decisão, Gerência, Boletim Informativo

Resumo

Introdução: o Boletim Informativo (BI) representa uma ferramenta importante para a gestão pois contribui para a tomada de decisões mais assertivas. Objetivo: propor um modelo de Boletim Informativo (BI) para educação em um estado na região norte do país. Método: estudo descritivo, realizado a partir de dados disponibilizados do Censo Escolar Nacional (Educacenso/MEC) e dados secundário do Sistema Estadual de Gerenciamento Escolar do estado do Tocantins (SGE/SEDUC/TO). Resultados: as bases de dados do Educacenso/MEC e SGE/SEDUC/TO possibilitaram classificar as informações em quatro eixos considerados estratégicas para a elaboração do BI Eixo I (Localização - identificação das características regionais), Eixo II e III (Perfil e Desempenho dos Estudantes) e Eixo IV (Metas). Conclusão: os modelos de gestão das gerencias se encontram em diferentes fases de implementação. O BI pode representar uma ferramenta importante para a gestão pois contribui para a tomada de decisões além de auxiliar a educação básica a estabelecer um conjunto estruturado de análise de informações.

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Publicado

31-07-2023

Como Citar

DOS SANTOS, Weber Ferreira; QUARESMA, Fernando Rodrigues Peixoto. UMA PROPOSTA DE BOLETIM INFORMATIVO NA EDUCAÇÃO ESTADUAL. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 752–764, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i2.2023-015. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/10364. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos