PARA ALÉM DO DIPLOMA: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Ginaldo Cardoso de Araújo Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Vicência Paula da Conceição Gomes Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Marcos Alves Batista Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-024

Palavras-chave:

Formação Inicial e Continuada, Saberes Docentes, Desenvolvimento Profissional

Resumo

Este artigo se apoia nos estudos sobre formação docente com o objetivo de analisar os desafios que atravessam, na contemporaneidade, os processos de formação inicial e continuada de professores. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico derivado de duas pesquisas em andamento, vinculadas ao Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia. O texto defende o argumento de que é importante e necessário repensar a formação inicial e continuada de professores a partir da ressignificação das relações entre a universidade e a escola de educação básica. Aponta, por fim, que a formação docente não pode contribuir, apenas, para a certificação do conhecimento com a expedição de diplomas, mas potencializar e articular, por meio de um processo dialógico, coletivo e colaborativo, os saberes dos professores e o seu desenvolvimento profissional, possibilitando-lhes o ingresso, a permanência e o exercício da docência em consonância com as demandas do mundo contemporâneo.

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Publicado

22-08-2023

Como Citar

DE ARAÚJO, Ginaldo Cardoso; GOMES, Vicência Paula da Conceição; BATISTA, Marcos Alves. PARA ALÉM DO DIPLOMA: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 903–920, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i2.2023-024. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/10475. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos