ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DO IÇÁ/AM SOBRE AS METODOLOGIAS ALTERNATIVAS APLICADAS NAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Nildiane Santana Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Silvia Regina Sampaio Freitas Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-029

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Citologia, Ensino-Aprendizagem, Ensino Médio

Resumo

A utilização de ferramentas didáticas diversificadas possui grande relevância no ensino de Biologia, pois a disciplina apresenta conteúdos complexos e muitas nomenclaturas específicas por vezes desconhecidas pelos alunos. O presente estudo avaliou a percepção de 35 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola situada no interior do estado do Amazonas quanto as práticas de ensino utilizadas na disciplina Citologia. A pesquisa teve abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário e os dados foram analisados de acordo com a metodologia da Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que os alunos gostam da Citologia, contudo possuem dificuldades em compreender os assuntos abstratos quando trabalhados de forma exclusivamente teórica. Nesse contexto, o uso de métodos alternativos e lúdico despontam como uma prática a ser empregada com vista a favorecer a aprendizagem plena e efetiva dos alunos.

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Publicado

22-08-2023

Como Citar

SANTANA, Nildiane; FREITAS, Silvia Regina Sampaio. ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DO IÇÁ/AM SOBRE AS METODOLOGIAS ALTERNATIVAS APLICADAS NAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 1005–1017, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i2.2023-029. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/10517. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos