PÚBLICO OU PRIVADO? O SISTEMA DE VOUCHER E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Cristiane Barrivieira Laureth Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Diones Clei Teodoro Lopes Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Maria Christine Berdusco Menezes Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Rita de Cássia Silva Sanglard Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-018

Palavras-chave:

Educação Pública, Vouchers Educacionais, Relação Público-privado, Neoliberalismo

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre a política pensada para a educação pública brasileira sob o ideário neoliberalista de diminuir a atuação do setor público e manter apenas instituições privadas ao dar uma espécie de “voucher” para a população custear o ensino superior. Uma pesquisa de abordagem qualitativa (MINAYO, 2001) e de revisão bibliográfica (MARCONI; LAKATOS, 1991). Na perspectiva da pesquisa realizada, tem-se por objetivo enfatizar, discutir e problematizar a proposta do Ministério da Economia com a implantação dos vouchers. Proposta essa que põe em evidência que não cessam os ataques a educação pública brasileira, pois a cada dia surgem novas propostas de privatização da educação, de valorização e incentivo ao ensino privado sem considerar as desigualdades sociais geradas por tais processos, significativos retrocessos das conquistas no âmbito das lutas educacionais com incalculáveis prejuízos culturais. Donde se conclui que a educação nesse país se tornou mero instrumento de mercancia do mundo capitalista.

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Publicado

03-08-2023

Como Citar

LAURETH, Cristiane Barrivieira; LOPES, Diones Clei Teodoro; MENEZES, Maria Christine Berdusco; SANGLARD, Rita de Cássia Silva. PÚBLICO OU PRIVADO? O SISTEMA DE VOUCHER E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 793–809, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i2.2023-018. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/10371. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos