TIC’S COMO TENDÊNCIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • José Marcos da Silva
  • Adriana Sbardelotto Di Domenico
  • Lucelia Batista Melo Devai
  • Lilian de Souza Vismara
  • Luciana Boemer Cesar Pereira

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-004

Palavras-chave:

Tecnologia de Informação e Comunicação, Aplicativos, Ensino de Matemática

Resumo

O presente artigo tem por objetivo relatar as atividades de extensão realizadas a partir do projeto “Tecnologias de informação e comunicação no ensino da matemática” vinculado a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Dois Vizinhos, que consistiram em: Curso de aplicativos para o ensino da matemática do 6º ao 9º ano; Oficina de aplicativos na formação de docentes do ensino e; Oficina de TIC’s como tendência metodológica para o ensino da matemática. Como resultado do curso de aplicativos, os professores de matemática participantes, do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos, relataram que houve um avanço nas suas habilidades computacionais e digitais, tanto no uso da metodologia de ensino, quanto para outras finalidades desenvolvidas diariamente. A oficina ofertada  para o curso de Formação de Docentes, proporcionou a obtenção de conhecimentos aos jovens participantes, que serão futuros professores, estes apreciaram com entusiasmo e se propuseram a utilizar os aplicativos em suas práticas educativas. Na Oficina de TIC’s como tendência metodológica para o ensino da matemática, com acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Habilitação Ciências da Natureza e Matemática, houveram algumas divergências sobre o ponto de vista de utilização das tecnologias móveis em sala de aula; contudo, os participantes concluíram que quando utilizada de forma adequada pelo professor, podem contribuir de forma satisfatória no ensino e aprendizagem. Diante dessas experiências, pode-se apontar que as TIC’s podem contribuir com o ensino, e que cabe ao professor a seleção das tecnologias mais adequadas, devendo-se buscar sempre àquelas que melhorem o desenvolvimento das aulas e a aprendizagem dos alunos.

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Publicado

20-07-2023

Como Citar

DA SILVA, José Marcos; DI DOMENICO, Adriana Sbardelotto; DEVAI, Lucelia Batista Melo; VISMARA, Lilian de Souza; PEREIRA, Luciana Boemer Cesar. TIC’S COMO TENDÊNCIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 582–597, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i2.2023-004. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/10130. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos