PRESENÇA DA SITUAÇÃO DE ESTUDO NAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS

Autores

  • Marciele Dias santos Cabeleira
  • Vidica Bianchi

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-005

Palavras-chave:

Situação de Estudo, Ensino, Currículo, Aprendizagem

Resumo

Na perspectiva de complementar o debate referente ao contexto do currículo, a presenta escrita discorre sobre uma alternativa de organização curricular, qual através da pesquisa bibliográfica (GIL, 2002), objetivou identificar a presença da Situação de Estudo em dissertações e teses desenvolvidas pelos discentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC), no período de 2005 a 2021. Os resultados oriundos dos trabalhos analisados, indicam que através da Situação de Estudo é possível romper com a fragmentação dos conteúdos escolares e formar novas estruturas de pensamento nos sujeitos por ela proporcionados, uma estrutura que relacione e não apenas dissocie. 

Referências

ALMEIDA, Cristiane de. Ensino médio politécnico: uma possibilidade de formação pela pesquisa na articulação dos conteúdos escolares / Cristiane de Almeida. – Ijuí, 2014. – 143 f.: il.; 30 cm. Dissertação (mestrado) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí e Santa Rosa). Educação nas Ciências. 2014. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/4968/Cristiane%20de%20Almeida.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 18 fev. 2022.

ALMEIDA, Vanessa Cristina dos Anjos de. Educação em perspectiva: a importância para o docente de conhecer a história da docência no Brasil. EDUCERE–Revista de Educação, Umuarama, v. 22, n. 1, p. 156-169. 2022. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/8603. Acesso em 10 jun. 2023.

ANDRADE, Rosângela Daniela Freitag de. Processo de significação dos conceitos de ciências da natureza no contexto de situação de estudo/Rosângela Daniela Freitag de Andrade. - Ijuí, 2016. 134 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí). Educação nas Ciências. 2016. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/5036/Ros%c3%a2ngela%20Daniela%20Freitag%20de%20Andrade.pdf?sequence=1&isAllowed=y.Acesso em 28 dez. 2021

BINSFELD, Silvia Regina. Processo de reconstrução curricular em uma escola de ensino médio numa perspectiva interdisciplinar. Ijuí, 2011. 118 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí). Educação nas Ciências. 2019. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/367/Silvia%20Cristina%20Binsfeld.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 12 jan. 2022

BOFF, Eva Teresinha de Oliveira. Processo interativo: uma possibilidade de produção de um currículo integrado e constituição de um docente pesquisador – autor e ator – de seu fazer cotidiano escolar. 2011. Tese (Doutorado). UFRGS, Porto Alegre, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http: base-nacional curricular.mec.gov/ima-gens/BNCC_EI_EF_1105 18_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 11 fev. 2022.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 6ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

FRISON, Marli Dallagnol et al. Conhecendo o Câncer: um caminho para a vida – uma situação de estudo como possibilidade de mudança no fazer cotidiano escolar. In: GALIAZZI, Maria do Carmo; AUTH, Milton; MORAES, Roque; MANCUSO, Ronaldo. Construção Curricular em Rede na Educação em Ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula, v. 1, Ijuí: Unijuí, 2007. P. 337-335.

GIL. Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

HEPP, Allan Jost. A questão paradigmática na organização escolar: um viés para compreender o sistema atual de ensino. Ijuí, 2008. 125 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí). Educação nas Ciências. 2019. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/374/Allan%20Hepp.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 15 jan. 2022.

KOLLAS, Franciele. Produção e uso de materiais didáticos audiovisuais no contexto de situação de estudo: implicações no ensino e no desenvolvimento profissional docente /Franciele Kollas. – Ijuí, 2016. 156 f.: il.; 30 cm. Dissertação (mestrado) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí e Santa Rosa). Educação nas Ciências. 2016. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/5050/Franciele%20Kollas.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 17 fev. 2022.

LAUXEN, Marla Tânia Cocenski. Atividades Práticas e Processos de construção de Conhecimentos Escolares em aulas de Química no Ensino Médio/Marla Tânia Cocenski Lauxen. - Ijuí, 2010. 90 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí). Educação nas Ciências. 2010. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/295/Marla%20Lauxen.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 15 jan. 2022.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. Ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2018. Ebook.

MALDANER, Otavio Aloisio; ZANON, Lenir Basso. Situação de estudo: uma organização do ensino que extrapola a formação disciplinar em Ciências. Espaços da escola, Ijuí: Ed. Unijuí, v. 11, n. 41, p. 45-60, jul/set. 2001.

MALDANER, Otavio Aloisio. et al. Currículo contextualizado na área de ciências da natureza e suas tecnologias: a situação de estudo. In: ZANON, Lenir Basso; MALDANER, Otavio Aloisio (org.). Fundamentos e propostas de ensino de química para a educação básica no Brasil. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3. ed. Ver. E ampl. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016. 264 p. (Coleção educação em ciências).

PIASETZKI, Cláudia Thomé da Rosa. Educação alimentar e nutricional: uma temática constitutiva do currículo escolar/Cláudia Thomé da Rosa Piasetzki. - Ijuí, 2018. 123 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí). Educação nas Ciências. 2018. Disponível em:

https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/4985/Cl%c3%a1udia%20Thom%c3%a9%20da%20Rosa%20Piasetzki.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 28 dez. 2021.

SANTOS, Renata de Souza. A situação de estudo no processo de reorganização do ensino de ciências naturais no nível médio: implicações na elaboração conceitual de conteúdos escolares e no desenvolvimento profissional do professor/ Renata de Souza Santos. - Ijuí, 2016. 127.: il.; 30 cm. Dissertação (mestrado) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí e Santa Rosa). Educação nas Ciências. 2016. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/5037/Renata%20de%20Souza%20Santos.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 10 fev. 2022.

VIANNA, Jaqueline. Formação de professores na graduação articulada à produção de currículo de ensino de química: contribuições da situação de estudo/Jaqueline Vianna. – Ijuí, 2013. 125 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí e Santa Rosa). Educação nas Ciências. 2013. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/1842/Jaqueline%20Vianna.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 16 dez. 2021.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Formação social da mente. 6ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

ZANON, Lenir Basso; CASALINI, Enedina Marlene Budel; ZANATTA, Elisandra; SANTOS, Lenir Brandemburg dos; CALEGARI, Oscar Luis; GOMES, Ruth T. Zanchet. Saberes e Práticas em Interação Num Processo Interdisciplinar de Reconstrução Curricular em Uma Escola de Ensino Médio. In: GALIAZZI, M. et al (orgs). Construção Curricular em Rede na Educação em Ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007, p.119-141

ZANON, Lenir Basso; MALDANER, Otavio Aloisio. A química escolar na inter-relação de saberes constitutivos da educação básica para todos. In: SANTOS, Wildson Luiz P. dos (in memoriam); MALDANER, Otavio Aloisio; MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens (org.). Ensino de química em foco. 2ª ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2019. 312 p. (Coleção educação em química).

Downloads

Publicado

20-07-2023

Como Citar

CABELEIRA, Marciele Dias santos; BIANCHI, Vidica. PRESENÇA DA SITUAÇÃO DE ESTUDO NAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 598–609, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i2.2023-005. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/9661. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos