DIREITOS ESCOLARES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Vinícius Garcia Rodrigues de Souza Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Thiago Donda Rodrigues Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-021

Palavras-chave:

Inclusão, Cidadania, Direitos Humanos

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o estado da arte na garantia da educação inclusiva. Por meio de pesquisa bibliográfica em fontes que tratam deste tema, pretende-se demonstrar que o acesso à educação inclusiva também é um dos aspectos do direito humano fundamental que vem sendo conquistado ao longo dos anos. Concluindo que este é um direito que possibilita ao cidadão meios de abertura para sua autoconstrução, além de ampliar sua capacidade de participação nos destinos da sociedade onde vive, portanto, é também um direito social. O direito à educação inclusiva é um tema bastante debatido e, em face da busca pela universalização da educação inclusiva, tem sido considerado como um dos pilares da luta pelo desenvolvimento humano, responsável pela melhoria da qualidade de vida das pessoas. Desse modo, o direito à educação se apresenta também como um direito público social capaz de promover a democratização da sociedade, por isso mesmo, é um direito para todos, além do indivíduo, pois beneficia toda a coletividade, portanto, um dever do Estado. Os elementos que fundamentam o texto foram extraídos do conteúdo oferecido na disciplina Educação Contemporânea Brasileira. Também foi necessário buscar um breve histórico dos direitos fundamentais e sobre a legislação brasileira que assegura o direito à educação a ser garantido pelo Estado, o capítulo seguinte trata da importância da cidadania para o desenvolvimento da criança, o terceiro capítulo aborda a inclusão escolar e a formação da cidadania, por fim são feitas as considerações finais deste estudo.

Referências

ALMEIDA, Roberto de. Direitos humanos em um contexto de desigualdade. Birigui, SP: Boreal, 2012.

ARAÚJO JÚNIOR, Luiz Alberto David. Pessoa portadora de deficiência: o enquadramento constitucional dos fenilcetonúricos. Bauru: Edite, 2009.

ARAÚJO, Luiz Alberto David. NUNES JÚNIOR, Vidal Serrano. Curso de Direito Constitucional. 9a Ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

BITTAR, Eduardo C. B., Ética, Educação, Cidadania e Direitos Humanos. São Paulo: Manole, 2004.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Nova edição. Rio de Janeiro: Elsevier. 2004.

BONAVIDES, Paulo; MIRANDA, Jorge; AGRA, Walber de Moura. Comentários à Constituição Federal de 1988, Ia Edição. Forense, 2009.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais n. 1/92 a 62/2009. Brasília: Senado Federal. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Conferência Nacional de Educação -CONAE/2010 - Documento final. Brasília, 2010.

CACIANO, Caroline. Foucault e educação: as práticas de poder e a escola atual. Revista E-Ped- Facos/Cnec Osório, Osório- Rs, p. 98-108, ago. 2012.

CHALITA, Gabriel Benedito Issaac. Educação: a solução está no afeto. São Paulo: Gente, 2001.

COMPARATO, Fábio Konder. Afirmação Histórica dos Direitos Humanos. 5 ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa. São Paulo. Fundação Carlos Chagas, 2002, p. 245 - 262. Disponível em: HTTP://www.scielo.br/pdf7cp/nl 16/I4405.pdf. Acessado em 11/10/2020.

DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos Humanos e Cidadania. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2004.

DIAS, Maria Isabel Pinto Simões. Competências: aprendizagem, avaliação e docência. EDUCERE – Revista de Educação, Umuarama, v. 22, n. 2, p. 312-325. 2022.

FELIPE, Ingryd Cunha Ventura; DUFFRAYER, Luana Ribeiro. Vulnerabilidade da Adolescência para uso de álcool e fumo. In: LOPES, Gertrudes Teixeira (org.). Prevenção de Drogas na Adolescência. Petrópolis, RJ: EPUB, 2011.

FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Direitos Humanos Fundamentais. 11 ed.., São Paulo: Saraiva, 2009.

MAZZOTA, Marcos José da Silveira. Educação do portador de deficiência no novo milênio: dilemas e perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

MELLO, Alex Simões de; ANDRADE, Marilda. A vulnerabilidade infantil como uma questão de gênero. 2006 Disponível em: < http://www.uff.br/ promocaodasaude/vulnerab%20.pdf>. Acesso em 18 de set. de 2020.

MORAES, Alexandre de. Direitos Humanos Fundamentais: teoria geral, comentários aos artigos 1º a 5o da Constituição da República Federativa do Brasil, doutrina e jurisprudência. 6a ed. São Paulo: Atlas, 2005.

OLIVEIRA, João Ferreira de. A função social da educação e da escola pública: tensões, desafios e perspectivas. In: FERREIRA, Eliza Bartolozzi, OLIVEIRA, Dalila Andrade (orgs.). Crise da escola e políticas educativas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

OLIVEIRA, Romualdo Portela. O direito à educação. In: OLIVEIRA, Romualdo Portela; ADRIÃO, Theresa (orgs.). Gestão, financiamento e direito à educação: análise da LDB e da Constituição Federal. São Paulo: Xamã, 2001.

PAULO, Vicente. Marcelo Alexandrino. Direito constitucional descompncado. Rio de Janeiro: Impetus, 2007.

Rodrigues, Thiago Donda. & Lübeck, Marcos. Contribuições da Etnomatemática para uma Educação Inclusiva. Memorias del 6º Congreso Internacional de Etnomatemática: saberes, diversidade e paz, Medellín, Colômbia, 2018.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 30 ed. Malheiros, 2008.

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 22a Ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2003.

SOUZA, André Barbiéri de. A necessária reinvenção da cidadania: uma fundamental construção social. São Paulo: Método, 2008.

WERNECK, Cláudia. Ninguém mais vai ser bonzinho, na sociedade inclusiva. Rio de Janeiro: WVA, 2000.

Downloads

Publicado

15-08-2023

Como Citar

DE SOUZA, Vinícius Garcia Rodrigues; RODRIGUES, Thiago Donda. DIREITOS ESCOLARES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 847–864, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i2.2023-021. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/10361. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos