GLOBALIZAÇÃO DO CONSUMO E AS CONSEQUÊNCIAS À CIDADANIA: AS LEITURAS DE UM FUTURO INCERTO EM IDIOCRACIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/rcjs.v27i1.2024-11092

Palavras-chave:

Cidadania, Consumo, Democracia, Direitos Humanos, Globalização

Resumo

O presente artigo analisa as influências da globalização nas instituições sociais do Estado moderno, tais como cidadania, democracia e direitos humanos. Parte-se da análise da conjuntura global realizada por Néstor García Canclini, em sua obra Consumidores e Cidadãos – conflitos multiculturais da globalização, onde o autor aponta uma perspectiva para o futuro pós-moderno e defende uma nova forma de pensar a cidadania e consumo. Em um primeiro momento, se expõe um panorama internacional da globalização, relacionado à hegemonia cultural de um modelo de consumo, ao neoliberalismo e ao apelo à indústria audiovisual – massificado desde 1990 – como abordagem do cidadão. Em sequência, realiza-se um excurso pelo cinema ficcional, com a comédia satírica Idiocracy, que expressa algumas das preocupações que Canclini apontava em seu trabalho como apostas negativas à globalização. A seguir, são apresentadas leituras possíveis dos fenômenos desencadeados pela globalização do consumo, como perspectivas senão positivas, ao menos amenizadoras dos efeitos à sociedade cidadã. Por fim, as conclusões parciais do trabalho demonstram que a globalização não necessita ser apenas uma “perversidade” e uma “idiocratização”. A globalização da informação, das tecnologias e as novas aproximações humanas incitadas pela universalização de novas redes de interação, devem auxiliar para a criação de uma consciência humana universal, uma cidadania-mundo, capaz de resolver e dialogar os problemas que não se delimitam a um território, nação ou cultura, mas dizem respeito a todo o gênero humano.

Biografia do Autor

Thiago dos Santos da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Graduado em Direito (2010), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestre em Direito, com ênfase em Direitos Humanos (2016), com bolsa CAPES, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Doutor em Direito, com ênfase em Direito Ambiental (2021), com bolsa CAPES, pela Universidade de Caxias do Sul. Professor do Curso de Graduação em Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Referências

BATISTA, Paulo Nogueira In: BARBOSA LIMA SOBRINHO et al. Em Defesa do Interesse Nacional: Desinformação e Alienação do Patrimônio Público, São Paulo: Paz e Terra, 1994.

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

BEDIN, Gilmar. Os direitos do homem e o neoliberalismo. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2002.

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

CANÇADO TRINDADE, Antônio Augusto. A visão humanista do Direito Internacional. Belo Horizonte: Del Rey, 2013.

CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

CORRÊA, Darcísio; CORRÊA, Tobias Damião. A crise da cidadania moderna: perspectivas de reconstrução no contexto globalizado do século 21. In: BEDIN, Gilmar Antonio (ORG.). Cidadania, Direitos Humanos e Equidade. Ijuí: Editora Unijuí, p. 15-49. 2012.

LYOTARD, Jean-François. O inumano. Lisboa: Estampa, 1997.

LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio: ensaio sobre o individualismo contemporâneo. Barueri: Manole, 2005.

MARTINO, Luíz Mauro Sá. Três hipóteses sobre as relações entre mídia, entretenimento e política. Revista brasileira de ciência política. n. 6. jul/dez. 2011. Brasília/DF.

MILLER, Toby. Cidadania cultural. Matrizes: Revista do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. v. 4. n. 2. jan/jul, p. 57-74. São Paulo. 2011.

MILLER, Toby. Cultural Citizinship: cosmopolitanism, consumerism, and television in a neoliberal age. Philadelphia/USA: Temple University Press, 2007.

NYE, Joseph. O paradoxo do poder americano. São Paulo: Unesp, 2002.

SARAMAGO, José. A caverna. Portugal: Editorial Caminho, 2000.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2010.

SARFATI, Gilberto. Teorias de Relações Internacionais. São Paulo: Saraiva, 2005.

WALTZ, Kenneth. Theory of International politics. Reading: Addison-Wesley, 1979.

ZOONEN, Liesbet Van. Entertaining the citizen: when politics and popular culture converge. Oxford/USA: Rowman and Litllefield, 2004.

Downloads

Publicado

04-12-2024

Como Citar

Silva, T. dos S. da. (2024). GLOBALIZAÇÃO DO CONSUMO E AS CONSEQUÊNCIAS À CIDADANIA: AS LEITURAS DE UM FUTURO INCERTO EM IDIOCRACIA. Revista De Ciências Jurídicas E Sociais Da UNIPAR, 27(1), 81–97. https://doi.org/10.25110/rcjs.v27i1.2024-11092

Edição

Seção

Artigos