ARBITRAGEM NAS CONCESSÕES DE TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS: O EXEMPLO DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/rcjs.v27i1.2024-10839

Palavras-chave:

Transporte público, Meios alternativos de solução de conflitos, Arbitragem

Resumo

A mobilidade urbana é tema negligenciado ao longo da história política e social brasileira. A pandemia da COVID-19 gerou efeitos nefastos na sociedade, na saúde pública e na economia, nela inserida a atividade econômica de transporte público. A partir do caso da Região Metropolitana de Goiânia, buscou-se identificar se os meios alternativos de solução de conflitos poderiam dar soluções mais eficientes para os desafios trazidos pela pandemia. Embora o contrato de concessão oferecesse caminhos alternativos, optou-se pela judicialização. Utilizando-se de pesquisa bibliográfica documental e, a partir da análise do caso previamente indicado (cidade de Goiânia), conclui pela confirmação da hipótese de que os meios alternativos para solução de conflitos encontram previsão legal, contratual e, no âmbito da aplicação prática, podem oferecer soluções mais eficientes para os desafios diários que a atividade enfrenta.

Biografia do Autor

Alessandro Eduardo Silva de Moura, O Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)

Doutor em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP-DF).

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Publicado

04-12-2024

Como Citar

Moura, A. E. S. de. (2024). ARBITRAGEM NAS CONCESSÕES DE TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS: O EXEMPLO DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA. Revista De Ciências Jurídicas E Sociais Da UNIPAR, 27(1), 183–194. https://doi.org/10.25110/rcjs.v27i1.2024-10839

Edição

Seção

Artigos