ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O ENSINO JURÍDICO NO BRASIL

Autores

  • Rosiane Sasso Rissi Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro “Victorio Cardassi”

DOI:

https://doi.org/10.25110/rcjs.v27i1.2024-10362

Palavras-chave:

Ensino jurídico, Tecnicismo, Criticidade, Docência

Resumo

O presente artigo tem por objetivo promover uma análise crítica sobre o modelo de ensino jurídico vigente nas instituições brasileiras de ensino superior, bem como verificar o papel do docente no processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, parte de sua contextualização histórica a fim de delinear os motivos de sua má qualidade na atualidade. Busca ainda situar o direito como um objeto cultural, considerando as três dimensões da experiência jurídica: a normativa, a fática e a valorativa, para que se possa compreender de forma integral o fenômeno jurídico, priorizando uma formação humanística em detrimento da técnico-legalista. Enfatiza também a importância do papel do docente no processo de ensino-aprendizagem e a necessidade de uma formação continuada voltada para a prática pedagógica. Por fim, conclui pela necessidade de mudança, apresentando algumas propostas que podem contribuir para a superação da crise experimentada. Essas questões foram analisadas com a utilização do método dedutivo, partindo-se da identificação histórica acerca do modelo de ensino jurídico vigente, para depois, apontar os atuais desafios enfrentados pela comunidade acadêmica no que se refere à qualidade do ensino, propondo soluções para tanto.

Biografia do Autor

Rosiane Sasso Rissi, Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro “Victorio Cardassi”

Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro “Victorio Cardassi”

Referências

BARBOSA, Jane Rangel Alves. Didática do ensino superior. 2. ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2011.

COSTA, Elcias Ferreira da. Deontologia jurídica: ética das profissões jurídicas. Rio de Janeiro: Forense, 1997.

CORRÊA, José Theodoro. Ensino jurídico: reflexões didático-pedagógicas. Direito em debate, ano XII, n.º 22, p. 147-16, jul./dez.2004. Disponível em: Acesso em:14 de out. 2017.

FERREIRA, Mateus de Moura. Os desafios do ensino jurídico na pós-modernidade. Belo Horizonte: Editora D’Plácido, 2016.

FORNO, Márcia Rakel Grahl Dal. Avaliação educacional. Curitiba, PR: IESDE Brasil S/A, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GALVES, Carlos Nicolau. Manual de filosofia do direito. Rio de Janeiro: Forense, 1995.

GENTIL, Plínio Antônio Britto. A ética do ensino jurídico: entre a criticidade e o tecnicismo. Revista dos Tribunais, São Paulo: Revista dos Tribunais, ano 99, v. 892, p.87-104, fev.2010.

MACHADO NETO, Antônio Luís. Teoria da ciência jurídica. São Paulo: Saraiva, 1975.

MELLO, Reynaldo Irapuã Camargo Mello. Ensino jurídico: formação e trabalho docente. Curitiba: Juruá, 2007.

MONTORO, André Franco. Introdução à ciência do direito. 29. ed. rev. e atual. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011.

OLIVEIRA, Vanderlei Portes de. Ensino jurídico: a crise do ensino ao direito e o acesso à justiça. São Paulo: Letras Jurídicas, 2012.

RANKEL, Luiz Fernando; STAHLSCHIMIDT. Profissão docente. 2. ed. Curitiba, PR: IESDE Brasil S/A, 2016.

REALE, Miguel. Lições preliminares de direito. 27. ed. ajustada ao novo Código Civil. São Paulo: Saraiva, 2002.

______. Teoria tridimensional do direito. 5. ed. rev. e aum. São Paulo: Saraiva,1994.

SCOZ, Alexandra Silvia. Ensino jurídico de graduação brasileiro: ensaio sobre a produção do direito na pós – modernidade. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2012.

SILVA, Maria Heloísa Aguiar da; PEREZ, Isilda Louzano. Docência do ensino superior. Curitiba: IESDE Brasil S/A, 2009.

Downloads

Publicado

04-12-2024

Como Citar

Rissi, R. S. (2024). ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O ENSINO JURÍDICO NO BRASIL. Revista De Ciências Jurídicas E Sociais Da UNIPAR, 27(1), 145–163. https://doi.org/10.25110/rcjs.v27i1.2024-10362

Edição

Seção

Artigos