A INTERAÇÃO CRIANÇA-EDUCADOR EM CONTEXTO DE CRECHE: APRENDENDO NUMA REDE DE AFETOS
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v22i2.2022.9079Resumo
Este artigo teórico visa refletir sobre o papel da interação criança-educador em contexto de creche e o significado desta relação no desenvolvimento/aprendizagem da criança. Entendendo a creche como um contexto educativo de relações afetivas e interações, sustenta-se em dados advindos das neurociências para discutir a vertente emocional no processo de desenvolvimento/aprendizagem. Os dados levantados sugerem que, em creche, a interação criança/educador constitui-se como uma rede de afetos que permite à criança significar as suas ações e o mundo que a rodeia. É este envolvimento (relacional e interativo), sustentado em vínculos afetivos, que ampara o processo de desenvolvimento/aprendizagem da criança.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.