O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Alberson da Silva Nascimento
  • Francielle Cristina dos Santos Zamberlan
  • Cristiane Ferreira Berto Ulian
  • Juliana Toledo Faexo Sella
  • Milene Almeida Silva
  • Rafaella Correia Floriano

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8987

Resumo

O ensino da matemática é algo crucial para os estudantes, dentro da Base Nacional Comum Curricular as escolas devem ser responsáveis por preparar os estudantes para entender como a Matemática é aplicada em diferentes situações, tanto dentro quanto fora da escola. Sendo assim se faz necessário uma discussão acerca do tema, inclusive pensar e analisar fatos levando em consideração que existem muitos estudantes com deficiência visual ou baixa visão, e sendo a matemática algo que necessariamente utiliza esse sentido, devemos repensar acerca de adaptações que devem ser feitas. O presente artigo tem como objetivo discutir sobre as dificuldades e recursos no ensino da matemática para alunos com deficiência visual, bem como a legislação que diserta sobre a educação inclusiva, discorrer sobre o processo de ensino da matemática para alunos com deficiência visual e a importância da aprendizagem e o que ela possibilita na vida do estudante. Para realizar a presente pesquisa buscamos primeiramente compreender como a matemática se faz importante na vida dos estudantes e como a deficiência visual interfere na vida dos mesmos, posteriormente buscamos meios para que esses estudantes tenham o mínimo de prejuízo possível, através de estratégias de ensino que o professor pode aplicar em sala de aula e na sala de recursos multifuncionais. Focamos na geometria e mais precisamente em apresentar como os conceitos matemáticos que parecem complicados podem se tornar simples e significativos através do modo como são apresentados à criança que deve ter a oportunidade de manipular figuras, explorar, observar e construir, tanto planas quanto sólidos. Obtemos com isso resultados favoráveis para o nosso campo de atuação, que irão contribuir com professores que necessitem de meios para adaptar suas aulas para esses estudantes. Podemos concluir que os materiais que são manuseáveis, ou seja, aqueles que o indivíduo pode manusear tranquilamente, assim como o uso de tecnologias, facilitam o desenvolvimento de habilidades fundamentais aos alunos com deficiência visual.

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Publicado

26-10-2022

Como Citar

NASCIMENTO, Alberson da Silva; ZAMBERLAN, Francielle Cristina dos Santos; ULIAN, Cristiane Ferreira Berto; SELLA, Juliana Toledo Faexo; SILVA, Milene Almeida; FLORIANO, Rafaella Correia. O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 22, n. 1, 2022. DOI: 10.25110/educere.v22i1.2022.8987. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/8987. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos