BULLYING ESCOLAR: UMA VISÃO GERAL DO CYBERBULLYING NO COTIDIANO ESCOLAR NO PÓS-PANDEMIA

Autores

  • Flankiney Ramos Viana

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8908

Resumo

O presente artigo de revisão tem como objetivo identificar os desafios que permeiam estudantes, docentes e outros profissionais integrantes de instituições de ensino e comunidade escolar, bem como contribuir para conscientização, prevenção e combate ao cyberbullying, pós-pandemia da COVID-19. Portanto está pesquisa responde ao seguinte problema de pesquisa: Como estudantes, docentes e outros profissionais integrantes de instituições de ensino e comunidade escolar irão resolver seus principais desafios para conscientizar, prevenir e combater ao cyberbullying, pós-pandemia da COVID-19? Para responder a essa questão, apoiou-se na técnica de revisão bibliográfica. Realizou-se pesquisas nas bases de dados Google Acadêmico, Elsevier, Science, na qual utilizou-se palavras chaves. Nesse levantamento foram selecionados 37 artigos, mas apenas 24 atenderam o objetivo da pesquisa. Foram pesquisados artigos do período correspondente aos anos de 2018 e 2022. Então, realizou-se uma revisão de literatura sobre o tema nesses artigos que versam sobre a temática, a partir das quais foram selecionados os textos mais consistentes e pertinentes de acordo com o objetivo do estudo. Assim, diante dos desafios apresentados no enfrentamento do cyberbullying, as considerações finais sinalizam para a importância de gestores educacionais, estarem preparados para incrementarem medidas de conscientização, prevenção e combate, que reduzam os impactos gerados pelo cyberbullying em vítima(s), agressor(es) e espectador(es).

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Publicado

09-11-2022

Como Citar

VIANA, Flankiney Ramos. BULLYING ESCOLAR: UMA VISÃO GERAL DO CYBERBULLYING NO COTIDIANO ESCOLAR NO PÓS-PANDEMIA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 22, n. 1, 2022. DOI: 10.25110/educere.v22i1.2022.8908. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/educere/article/view/8908. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos